Entre os dias 13 de fevereiro e 1º de março, as empresas brasileiras realizaram uma “maratona” nos Estados Unidos, participando de quatro feiras neste período.
A participação aconteceu através do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a ApexBrasil.
No total, conforme relatório da Abicalçados, as participações devem gerar US$ 5,65 milhões, entre negócios in loco e alinhavados nos eventos.
A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, destacou que o bom momento para as exportações brasileiras de calçados refletiu no desempenho e mostraram um mercado norte-americano aquecido e ávido por produtos brasileiros.
Devem ser comercializados mais de 423 mil pares, somando os efetivados in loco e alinhavados nas mostras.
“Foram mais de 580 contatos com grandes players dos principais mercados, especialmente dos Estados Unidos e da América Central”, acrescenta Pontin.
A primeira feira do circuito foi a Playtime, em Nova Iorque. Entre os dias 13 e 15 de fevereiro, duas marcas brasileiras, a Dalai Kids e Mini Melissa, comercializaram 3,7 mil pares, que geraram US$ 85 mil.
Somando os negócios alinhavados, a mostra deve gerar a venda de 11,4 mil pares e gerar US$ 255 mil.
Na sequência, 16 marcas brasileiras participaram da Magic Las Vegas, feira que contemplou todos os setores da moda – vestuário, acessórios e calçados – entre 14 e 16 de fevereiro.
Conforme relatório da Abicalçados, no evento foram comercializados 43 mil pares, que geraram mais de US$ 562 mil.
Somando os negócios alinhavados no evento, a mostra deve gerar a exportação de 370,6 mil pares e US$ 3,6 milhões aos participantes.
Participaram da feira as marcas Activitta, Beira Rio Conforto, BR Sports, Carrano, Melissa, Modare Ultraconforto, Moleca, Molekinha, Molekinho, Pegada, Petite Jolie, Savelli, Schutz, Suzana Santos, Vizzano e Zinzane.
Já entre os dias 19 e 21 de fevereiro, as marcas brasileiras participaram da Atlanta Shoe Market, em Atlanta.
Conforme dados da Abicalçados, in loco foram vendidos 8 mil pares, que geraram US$ 182,5 mil. Somando os negócios alinhavados, a mostra deve gerar a venda de 41,27 mil pares e US$ 795,5 mil.
Participaram da feira as marcas Bottero, Ferrucci, Melissa, Pegada, Penalty, Petite Jolie, Piccadilly e Schutz.
Encerrando o circuito de feiras nos Estados Unidos, a Magic NY recebeu 10 marcas brasileiras entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março. A feira aconteceu durante a Semana de Moda de Nova Iorque e atraiu compradores interessados em produtos diferenciados em design, moda autoral e contemporânea.
Conforme relatório da Abicalçados, in loco foram comercializados 14,7 mil pares, que geraram US$ 259 mil. Somando com os negócios que ficaram alinhavados, a mostra deve gerar um total de 78,1 mil pares vendidos por US$ 1 milhão.
Participaram da mostra as marcas Activitta, Beira Rio Conforto, BR Sports, Carrano, Ferrucci, Modare Ultraconforto, Moleca, Molekinha, Molekinho e Vizzano.