Tecnologias emergentes, como a inteligência artificial (IA), estão abraçando a sustentabilidade e moldando um futuro cada vez mais verde para o mundo.
“Essa visão e união tecnológica vêm em um momento oportuno. Precisamos pensar em uma revolução para o futuro”, destaca Marga Hoek, ativista global em negócios sustentáveis e tecnologia, além de autora do livro Tech For Good.
Marga será uma das speakers do IT Forum Praia do Forte, realizado entre os dias 21 e 25 de agosto, no Município de Mata de São João, na Bahia.
A agenda de conteúdo terá também outros dois grandes nomes internacionais da tecnologia: Moojan Asghari, cofundadora da organização “Mulheres na IA”, e Ott Velsberg, Chief Data Officer da Estônia.
“Estamos animados para essa edição, que marca também o retorno do evento à região. Traremos as maiores influências globais em tecnologia para que compartilhem suas expertises com os representantes das principais empresas do país”, explica André Cavalli, CEO do IT Forum.
“Esse intercâmbio é fundamental para a troca de experiências e de conhecimentos de mercado, além de essencial para o avanço do setor no Brasil”, completa.
O IT Forum volta à Praia do Forte depois de quatro anos para reunir 1,2 mil pessoas entre CIOs, CEOs, C-levels, diretores e outros representantes das empresas mais influentes do país.
O encontro fará uma imersão especial em tecnologia, com congressos, palestras, dinâmicas e reuniões com foco em business.
Com o tema “Revolução Verde – Brasil, o epicentro do novo humanismo ecológico”, o encontro levantará discussões sobre a responsabilidade ecológica, social e governamental no ecossistema de tecnologia, e trará debates sobre assuntos em alta no mercado, como inteligência artificial e segurança de dados.
“Estou animado para compartilhar e discutir como dados e IA podem construir a próxima geração de políticas dos países”, reforça Ott Velsberg, Chief Data Officer da Estônia, que também comandará um painel.
“Pretendo abordar como o governo pode integrar melhor todas as pessoas à sociedade com maior valor agregado e reduzindo a complexidade que gira em torno de qualquer mudança”, acrescenta.
“Se soubermos aproveitar os dados, a tecnologia e a IA, será possível duplicar a economia nos próximos anos”, conclui.
Apaixonada pelo impacto da IA, Moojan Asghari iniciou uma organização sem fins lucrativos chamada Women in AI, que hoje é a maior comunidade de especialistas e profissionais femininas em Inteligência Artificial.
A cofundadora da instituição vai compartilhar sua jornada com o público em uma palestra na Bahia:
“Estou ansiosa para me aprofundar em discussões sobre como cultivar tecnologias conscientes e éticas, e integrar a diversidade como um valor central.”
Executivo de TI
Durante o evento, também haverá a premiação do “Executivo de TI 2024”, considerado o Oscar do setor, que nomeia anualmente os profissionais que mais se destacam na área e que alavancam suas empresas com ideias criativas e disruptivas.
Este ano, a premiação será dividida em dois grupos:
– Líderes de TI, em que concorrem CIOs e principais executivos da área de companhias de diversos segmentos;
– Líderes da Indústria, que nomeia CEOs, presidentes e outras lideranças de empresas fornecedoras de tecnologia.
No ano passado, mais de 290 projetos foram inscritos e 27 líderes, incluindo 21 CIOs e seis executivos da indústria, foram homenageados.
O retorno do evento para a Praia do Forte faz parte dos esforços do IT Forum para transformar Salvador, a cerca de 80 quilômetros, em um polo tecnológico.
“No ano passado realizamos o encontro na capital baiana. Este ano, com o crescimento do evento, precisamos pensar em um lugar que permitisse comportar todos os convidados mais próximos para a jornada que preparamos”, finaliza Cavalli.