Mais de 30 mil operadoras habilitadas, das quais 48% vieram do exterior, representando 120 países, aterrissaram na Itália entre o final de setembro e começo de outubro.
Estes são os números finais da 55ª Marmomac, que terminou após quatro dias de negócios, eventos e treinamentos na Fiera di Verona.
Um resultado que confirma a feira como líder internacional absoluto de toda a cadeia de abastecimento da pedra natural, sedo o primeiro encontro presencial após o bloqueio imposto pela pandemia.
Importadores, empreiteiros, arquitetos e designers de todo o mundo encontraram 756 empresas expositoras, das quais 329 eram estrangeiras de 39 países.
Um total de 9 pavilhões de exposição, totalizando 60 mil metros quadrados líquidos, incluindo as áreas externas.
“Esta edição da Marmomac venceu um desafio cujo desfecho não foi nada óbvio: manter o elevado perfil de internacionalidade e satisfação dos operadores que sempre caracterizou o evento”, comenta Maurizio Danese , presidente da Veronafiere.
“Disto podemos tirar duas considerações. Em primeiro lugar, que a feira tem uma capacidade atrativa para o setor de pedras capaz de superar até as dificuldades ainda ligadas à pandemia. Em segundo lugar, temos a prova de que grandes feiras internacionais podem ser realizadas presencialmente e com total segurança”, completa.
Para Giovanni Mantovani, gerente geral da Veronafiere, o resultado foi muito além das expectativas.
“Trinta mil presenças qualificadas de 120 países são uma figura verdadeiramente importante neste momento histórico, com a confirmação de mercados estratégicos para a pedra como América do Norte, Rússia, Brasil, Norte da Europa e Reino Unido, países do Norte da África e Oriente Médio”, explica.
De acordo com os organizadores, todos os operadores e empresas apreciaram o regresso presencial da Marmomac e seu novo formato que combina os negócios com ainda mais design e arquitetura.
Também contribuíram para a internacionalidade desta edição da Marmomac os investimentos para selecionar e hospedar delegações estrangeiras de grandes compradores em Verona, tanto entre arquitetos quanto importadores de blocos, lajes e tecnologias.
Isso é graças a um novo programa que contou com a colaboração de Veronafiere, ICE Agenzia e Confindustria Marmomacchine.
PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA
A edição 2021 reuniu 12 empresas brasileiras em ação organizada diretamente pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com apoio do projeto It’s Natural – Brazilian Natural Stone.
O presidente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), entidade executora do projeto setorial, Tales Machado, e o gestor do It’s Natural, Rogério Ribeiro, participaram do evento e contaram que todas as empresas presentes ficaram bastante satisfeitas com o retorno da feira.
“A exemplo dos outros anos, esta foi uma edição com menor público, mas não por isso perdeu o brilho, pois as visitas realizadas foram qualificadas gerando excelentes contatos e negócios”, explicou Tales.
Empresas presentes no Pavilhão Brasileiro: Amagran, Angramar, Brasigran, Decolores, Fortuna, Granipex, Imetame, Magban, Mameri, Margramar, Montenegro e Poliex.
No dia 29 de setembro, após a abertura da Marmomac, o It’s Natural – Brazilian Natural Stone, com apoio da Milanez & Milaneze e promoção do Centrorochas e Apex-Brasil, realizou um jantar de integração e boas-vindas para a comitiva brasileira.
O encontro aconteceu no Caffè Dante. Entre os presentes estavam Tales Machado, presidente do Centrorochas, Rogério Ribeiro, gestor do It’s Natural, Paulo Roberto Silva, coordenador de projetos da Apex-Brasil, Silvio Gori, representante do consulado brasileiro em Milão, Matteo Gelmetti, vice-presidente da Veronafiere, Flávia Milanez, CEO da Milanez & Milaneze, Alessandro Giolai – Conselho de Administração M&M.
A próxima edição do Marmomac está marcada para 27 a 30 de setembro de 2022.