A MCI, agência global de marketing e engajamento, anunciou hoje as principais descobertas da edição de 2024 da Pesquisa de Engajamento para Associações (Association Engagement Index 2024 – AEI).
Este estudo global de referência mede o desempenho, a força do relacionamento e os resultados das táticas de engajamento na perspectiva dos associados e clientes das associações.
A AEI 2024 decifra as características do comportamento de engajamento, fornecendo às associações um framework infalível: o Ciclo de Engajamento.
Este ciclo ilustra quatro modos de engajamento – consumir, contribuir, colaborar e co-criar – uma interação contínua entre associados e clientes ao longo de seu relacionamento com as organizações.
Baseado em 15.800 respostas de 58 associações de diversos setores, a AEI 2024 revela que 31% dos associados e clientes em todo o mundo (120 países) estão altamente interessados em contribuir mais ativamente para o desenvolvimento de conteúdo, programas ou estratégias de suas associações.
Contudo, apenas 15% consideram esse processo fácil e somente 22% acreditam que suas associações realmente os incentivam a contribuir.
“As descobertas mostram que as associações podem aumentar o engajamento e fortalecer os relacionamentos adotando uma abordagem estruturada”, afirma Nikki Walker, Vice-Presidente Global de Associações & Comunidades da MCI Global.
“Utilizar o Ciclo de Engajamento pode transformar membros passivos em embaixadores ativos da marca”, completa.
Além disso, o Índice de Engajamento 2024 apresentou uma pontuação moderada de 88 (em uma escala de -50 a 150), idêntica à do Índice de 2022, indicando que ainda há espaço para melhorias nas estratégias de engajamento através de uma compreensão mais profunda dos fatores-chave.
Principais Descobertas da AEI 2024:
• Personalização, Canais e Escolha (Choice, Customization, Channels): Os 3Cs do engajamento identificados na AEI 2022 continuam sendo fundamentais.
Os associados desejam a liberdade de escolher o canal de sua preferência para cada atividade, além de uma jornada personalizada que garanta acesso fácil ao conteúdo relevante para suas necessidades.
• Abordagem segmentada geracional: Advocacy, lealdade e promoção de marca variam significativamente entre diferentes faixas etárias.
Membros com menos de 55 anos, que representam o futuro das associações, são menos propensos a recomendar suas associações.
Isso ressalta a necessidade de táticas de engajamento mais direcionadas e eficazes para atrair e reter este grupo essencial.
• Interação Passiva: 53% do tempo dos respondentes é gasto consumindo conteúdo – uma atividade passiva e solitária.
“Para melhorar a performance das Associações, é essencial personalizar as jornadas dos associados, permitindo que escolham os canais de preferência”, diz Renata Pozza, Diretora de Soluções para Associações da MCI Brasil.
“Produtos e serviços devem oferecer essa flexibilidade, abrangendo todas as preferências. A responsabilidade é nossa de adaptar nossas ofertas a cada perfil, impulsionando a excelência da experiência”, completa.
Com base no relatório da pesquisa AEI 2024, a MCI recomenda que as associações:
• Otimizem, monitorem e estruturem as oportunidades de engajamento em torno dos quatro modos do Ciclo de Engajamento.
• Apresentem múltiplas oportunidades para engajamento ágil, flexível, multicanal e de curto prazo.
• Convidem regularmente os associados a contribuir, colaborar e co-criar.
• Desenhem eventos para maximizar os pontos de contato presenciais, facilitando o máximo de oportunidades para contribuição, colaboração e co-criação.
• Personalizem as comunicações para mover associados, clientes e stakeholders para modos de engajamento direcionados.
Baixe o Relatório Completo do Estudo: https://mci-associationengagement.com.br/