Após quatro dias de negócios, as feiras MEDICA e a COMPAMED, em Düsseldorf, entregaram uma confirmação impressionante de que são excelentes plataformas para o negócio mundial de tecnologia médica.
“Os fatores que contribuíram foram o forte apelo aos visitantes internacionais, a elevada proporção de decisores, o programa de acompanhamento de alto calibre e a variedade única de inovações ao longo de toda a cadeia de valor”, resumiu Erhard Wienkamp, Diretor Geral da Messe Düsseldorf, organizadora da feira.
De 13 a 16 de novembro, as 5.372 empresas expositoras na MEDICA 2023 e as suas 735 congéneres na COMPAMED 2023 ofereceram a um total de 83.000 profissionais de saúde (acima dos 81.000 em 2022) muitas novidades.
“Cerca de três quartos dos nossos visitantes viajaram do exterior para a Alemanha. Eles vieram de 166 países”, disse Christian Grosser, Diretor de Saúde e Tecnologias Médicas da Messe Düsseldorf.
“Portanto, ambos os eventos não são apenas feiras comerciais líderes na Alemanha e na Europa. Os números também demonstram a sua grande importância para os negócios globais”, completou.
O “empurrão” da MEDICA e da COMPAMED para a cooperação e negócios internacionais é de importância significativa para a indústria.
Seja na feira, conferências ou fóruns profissionais, o foco principal deste ano foi a transformação digital do sistema de saúde no contexto da crescente “ambulatorialização” do tratamento e do networking entre clínicas.
Outra tendência são as soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) e sistemas de suporte, como sistemas robóticos, por exemplo, ou soluções para implementação de processos mais sustentáveis.
As inovações apresentadas pelos expositores incluíram:
– Um wearable controlado por IA para melhorar a qualidade do sono (estimulando o cérebro através de sinais precisos de neurofeedback);
– Um procedimento de crioterapia eficaz, mas que economiza energia;
– Sistemas robóticos para diagnóstico, terapia e reabilitação – desde robôs auxiliados por exames ultrassonográficos e cirurgia cardiovascular sem contato físico dos instrumentos enquanto eles navegam pelos vasos sanguíneos para a mobilização da parte superior do corpo de pacientes acamados.
O programa apresentado na MEDICA teve muitos outros destaques. Entre elas estiveram as finais do 12º MEDICA START-UP COMPETITION (no dia 14 de novembro).
Na competição anual para inovações digitais excepcionais, o vencedor deste ano na disputa final foi a startup Me Med, de Israel, com uma plataforma de imunoensaio para realizar avaliações de proteínas multiplex, rápidas e altamente sensíveis.
Entretanto, uma equipa de desenvolvimento da Alemanha ficou em primeiro lugar na final da 15ª “Copa do Mundo de Inovação em Cuidados de Saúde”: a Diamontech introduziu uma ferramenta patenteada e fácil de usar para medição não invasiva e indolor dos níveis de açúcar no sangue.
COMPAMED
Para qualquer pessoa interessada em conhecer as capacidades de desempenho dos fornecedores do setor de tecnologia médica, os corredores 8a e 8b eram imperdíveis.
Lá, durante a COMPAMED 2023, cerca de 730 empresas expositoras de 39 países apresentaram uma série de inovações que demonstraram a sua competência especializada em tecnologias e a sua utilização em tecnologia médica.
Dois painéis de especialistas integrados no COMPAMED ofereceram uma visão mais aprofundada das tendências atuais em tecnologia, tanto no que diz respeito à pesquisa como ao desenvolvimento dos procedimentos e novos produtos em exposição.
Além disso, havia muita informação prática sobre os mercados estrangeiros relevantes para a tecnologia médica e sobre os requisitos regulamentares a cumprir para obter a autorização de introdução no mercado.
Após o sucesso, a organizadora já aproveitou para anunciar que as próximas MEDICA e COMMPAMED serão realizadas de 11 a 14 de novembro de 2024, em Düsseldorf.
Crédito da imagem: Constanze Tillmann/ Messe Düsseldorf