Economizar os nossos recursos naturais é dever de todos. Grandes corporações são constantemente cobradas pela população e pelos órgãos públicos para a evolução de suas iniciativas e responsabilidade com o meio ambiente e natureza.
Estima-se que o segmento hoteleiro possa obter economia superior a 30% com a implantação de medidas de eficiência energética em suas instalações.
As iniciativas podem abranger desde ações simples como a escolha certa de lâmpadas até projetos mais complexos como sistemas modernos de geração de energia, refrigeração e/ou aquecimento em edificações novas e prédios que passam por reformas ou processos de retrofit.
Contribuindo com a sustentabilidade do planeta, a Meliá Hotels International Brasil tem implantado ao longo dos últimos oito anos, projetos de eficiência energética para garantir a continuidade dos conceitos de sustentabilidade já praticados nos empreendimentos da rede Meliá no Brasil.
Os projetos consideram a significativa redução dos Consumos e Custos Energéticos com a implantação de sistemas e equipamentos advindos de empresas ambientalmente responsáveis e que possuem, em sua maioria, a Certificação de Sustentabilidade.
Alguns dos projetos já implantados pela rede no Brasil são: Bombas de Calor Elétricas, Bombas de Calor a Gás com Geração de Água Gelada, Up-Grade das Bombas de Calor, Sistemas de Aquecimento de Água por Passagem sem termo acumulação, Redutores de Vazão de Água, Negociações Tarifárias junto às Concessionárias de Água, Gerenciadores de Energia com Controle de Demanda, Automação da CAG (central de água gelada), Geração em Ponta, Negociações tarifárias junto às Concessionárias de Energia, Banco de Capacitores, Sistema de Iluminação LED, Películas Térmicas para Janelas de UH’S e Sistemas de última geração p/ Aquecimento de Água para Banho e Piscina. Em implantação para 2015, há o sistema de cogeração em horário de ponta para o Meliá Jardim Europa e também projetos como a implantação de poços artesianos na grande maioria dos hotéis de rede.
A divisão Brasil conta ainda com estudos para implantação e conforme localização regional dos Empreendimentos, ainda há os Sistemas para Geração de Energia Eólica, Energia Foto Voltaica, Reuso e Tratamento de Água de Chuva e de Efluentes, bem como Sistemas de Aquecimento Solar.
“Com a iniciativa, a Rede espera modernizar as instalações para atrair mais hóspedes, gerar maior rentabilidade aos investidores e colaborar com o meio ambiente”, comenta Paulo Nogueira, gerente de serviços técnicos da Meliá Hotels International Brasil. As reduções das despesas com água, gás e energia elétrica tiveram uma economia anual em todos os Hotéis da Rede na ordem de R$ 4.200.000,00 em 2014 em comparação ao mesmo período de 2006, período em que foram gradativamente implantados os sistemas.
A iniciativa rendeu à Meliá em 2013 durante o Sustainability Day, um dos prêmios concedidos pelo Banco Mundial por meio do IFC (Internacional Finance Corporation) e pelo Programa Pró-Hotéis, por pioneirismo nas iniciativas de eficiência energética no segmento hoteleiro.
O programa de sustentabilidade da Meliá no Brasil também conta com grandes parcerias junto a empresas fabricantes e instaladoras de reconhecimento pela alta tecnologia e ambientalmente sustentáveis e com boas negociações junto às Concessionárias, como SABESP, Eletropaulo, CPFL, Ampla e Comgás. “Além de oferecerem credibilidade aos programas, os parceiros atuam com uma participação bastante ativa para garantir sempre a melhor solução”, finaliza Nogueira.