Memorial da América Latina recebe primeira individual de Jeffer Zion

Anúncio

O artista plástico autodidata apresenta a exposição “Memorial Tupinambá” na Galeria Marta Traba

 

Jeffer Zion, artista plástico de 33 anos, nascido em Taquarituba e radicado em Itu, ambas cidades do interior paulista, traz suas obras a São Paulo para a sua primeira mostra individual. O vernissage da exposição ‘Memorial Tupinambá’ será no dia 8 de maio, na Galeria Marta Traba, localizada no complexo do Memorial da América Latina, para convidados. A mostra segue aberta ao público até o dia 27 de maio, com entrada franca.

 

Anúncio

“Memorial Tupinambá” está dividida em nove módulos, com obras que misturam técnicas de pinturas, materiais e registros.  Da mente criativa do artista saem quadros e instalações inspiradas em etnias indígenas, ancestralidade e sociedade moderna, reunindo obras inéditas e outras feitas ao longo de sua carreira.

 

Zion usa simbologias que remetem ao sagrado perante a sociedade e sua importância nas culturas através do tempo. Dentre os materiais utilizados, obras feitas de metal e lonas de caminhão questionam a força de imposição de outras culturas para o enriquecimento.

 

“Memorial Tupinambá” traz também referências e inspirações da imersão do artista na tribo Kalapalo, no Xingu, em Mato Grosso. “Foi uma experiência transformadora estar em contato com a cultura indígena dessa forma; fiz um mergulho nas minhas crenças pessoais de passado, presente e futuro”, define Jeffer Zion.

 

Na transição do lúdico para questões que preocupam a todos, obras com referências gráficas ligadas à natureza, traduzindo o mistério e o significado dos animais nas culturas indígenas, bem como sua representatividade sobre os sentimentos. As artes são feitas em farinheiras (objeto usado para preparo de alimentos nas tribos), simbolizando o preparo de nossa consciência para melhor compreensão do nosso futuro.

 

Para finalizar a mostra, quatro grandes obras circulares apresentam o sonho de um futuro sem diferenças, fruto da unificação de tudo que sabemos sobre nossa existência.  Ponto chave da mostra, um dos módulos apresenta, ao som do canto do Uirapuru a união das crenças, trazendo a lembrança de um passado roubado e a esperança de preservação de nossas origens.

 

Serviço:

Memorial Tupinambá – Jeffer Zion

Vernissage: 8 de maio de 2018

Exposição: de 9 de maio a 8 de junho de 2018

Local: Memorial da América Latina – Galeria Marta Traba – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda

Entrada franca

Horário: de terça a domingo, das 9h às 18h

Classificação: livre

Estacionamento: portão 4 – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda