Apesar da crise política que vive o Brasil nos últimos dois anos também se refletir na economia, para o economista é assim que o mercado se comporta, com queda e ascensão e vice-versa, é um processo cíclico.
Nesta terça-feira (23/02), o Grupo Radar de Comunicação realizou em paralelo ao ESFE a 5ª edição do Fórum do Setor de Feiras e Eventos. Na última palestra do dia teve economia como tema principal e foi conduzida pelo renomado economista Luiz Carlos Mendonça de Barros, que durante sua plenária trouxe a pauta crise econômica versus crise política.
Fugindo um pouco do discurso constante de muitos economistas que pintam o cenário como uma tragédia anunciada, para Mendonça de Barros a crise econômica atual é reflexo da inconsistência e insegurança política que vivemos, mas também, é um processo cíclico. “É assim que o mercado se comporta” declara o especialista.
O economista levantou também a questão da hegemonia política do período Lula a Dilma, que há mais de doze anos vive o Brasil, e a quebra desta supremacia é o que defende o palestrante. Falou sobre os picos de consumo incentivados pelos governos desde 2002 serem os responsáveis pelas famosas bolhas no mercado, as quais são seguidas, invariavelmente, de uma dura queda em vários setores, mas, principalmente, na indústria automobilística, mercado imobiliário e de crédito consignado.
O economista ainda explicou a plateia que uma próxima bolha acontecerá nos próximos cinco ou seis anos, devido ao período de alta no consumo, liderada, sobretudo, pelo mercado automobilístico. Porém, mais uma vez, frisa que este é modo como o mercado funciona e não é necessário pânico, contradizendo o pragmatismo pregado por alguns de um desastre econômico.
O painel teve a participação de Toni Sando, presidente executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau; Marco Ferraz, presidente da CLIA-ABREMAR; Roberto de Lucena, Secretário de Turismo do Estado de São Paulo; Bruno Omori, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo – ABIH-SP; e Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista, que contribuíram com seu ponto vista sobre o momento econômico brasileiro.
Após a apresentação Mendonça de Barros conversou com a repórter do Grupo Radar e declarou: “Hoje as economias modernas funcionam com esses catalizadores que são organizações especializadas em juntar coisas diferentes e ancorar numa perspectiva única que é o que se faz no ESFE. Eu estou impressionado com a diversidade de empresas e de serviços que estão aqui, mas todas elas ancoradas com o objetivo de organização de feiras e de eventos.”
O fórum contou com Octavio Neto, CEO do Grupo Radar e idealizador do ESFE como moderador dos painéis e ao fim da palestra declarou: “Altos e baixos fazem parte da economia de qualquer país. Estados Unidos e Europa passaram recentemente por uma grande crise econômica e, só agora começam a se recuperar. O problema do Brasil não é crise e sim pânico que é promovido em função dela. O brasileiro precisa amadurecer como nação e aprender a superar as crises”, finaliza o executivo.
Sobre o Encontro do Setor de Feiras e Eventos
O Encontro do Setor de Feiras e Eventos (ESFE), um dos principais encontros sobre o setor de Turismo, Feiras de Negócios e Eventos do Brasil, promovido pelo Grupo Radar de Comunicação. O ESFE pretende promover ideias criativas, reunir líderes e abordar o crescimento do setor de Turismo de Negócios, baseando-se em três importantes pilares: Relacionamento, Geração de Negócios e Conteúdo.
Sobre o Grupo Radar de Comunicação
Comandado pelo publicitário e jornalista Octavio Neto, o Grupo Radar de Comunicação é uma empresa multimídia, focada no setor de Turismo, Feiras de Negócios e Eventos. Há mais de 20 anos atuando nestes setores, o Grupo Radar de Comunicação é uma plataforma eficiente de informação e geração de negócios através de importantes ferramentas como: Radar Television (programa que vai ao ar todas às segundas, às 23h, na Rede CNT); Radar Magazine (revista bimestral e bilíngue que apresenta as novidades das Feiras de Negócios que acontecerão em seus meses de circulação e notícias do mundo corporativo); Portal Radar (notícias quentes sobre Turismo de Negócios); Encontro do Setor de Feiras e Eventos (evento nacional de relacionamento que conta com exposição, ciclo de palestras e homenagens) e o International Trade Fairs and Events Meeting (evento internacional de relacionamento que já foi realizado por duas vezes em Orlando (EUA), República Dominicana e Aruba).
Conheça mais sobre nossas plataformas acessando nossos canais na internet: www.portalradar.com.br – https://issuu.com/revistaradarmagazine e www.facebook.com/gruporadarcomunicacao.
Sobre Octavio Neto
O publicitário e jornalista Octavio Neto, é um dos pioneiros na cobertura jornalística de feiras de negócios. Em mais de 21 anos de atuação neste segmento, já visitou 5.000 feiras e outros 3.000 eventos, acumulando cerca de 27 mil entrevistas com empresários, organizadores e autoridades públicas.
Em 1993 e 1994, percebeu um ramo até então inexplorado na televisão: a cobertura de feiras de negócios. O que o fez criar em 1995 o Radar Television. Desde então o programa nunca mais saiu do ar e foi transmitido por diversas emissoras e atualmente está na Rede CNT, todas as segundas a partir das 22:50 horas. Do Radar Television nasceu o Grupo Radar de Comunicação.
Informações para imprensa:
MM Agência – (11) 2769-7743
Elaine Mandarino – elaine.mandarino@mmagencia.com.br Tel: (11) 99113-7122
www.mmagencia.com.br