Mercado de festas e eventos vai renascendo em 2020 e aposta em 2021

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O ano de 2020 veio cheio de surpresas para muito setores. Com a chegada do coronavírus no começo deste ano, diversos países foram obrigados a manter sua população em casa, em regime de isolamento social, para evitar um número crescente de contágios.

Sendo assim, não é surpresa imaginar que o setor de eventos foi um dos que mais sofreu nesse momento. Segundo pesquisa publicada pelo Sebrae, cada empresa do setor teve em média 12 contratos cancelados em 2020.

No entanto, Andreas Piekarz, proprietário do site Organizando Eventos salienta que uma retomada já pode ser sentida pelos empreendedores do segmento de eventos nesses últimos meses do ano.

“Com a queda de casos, novas regras foram estabelecidas, e assim, sempre priorizando o respeito a saúde de todos, já é possível darmos passos para organização de comemorações e outros acontecimentos”, complementa.

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Diversas pessoas abriram mão de momentos importantes como festas, casamentos, congressos, entre outras festividades e acontecimentos durante esse ano complexo. 

Por isso, com os sinais de uma melhora em relação ao nível de contágios por dia, e a autorização de governos e profissionais da saúde para uma retomada, ainda que muito cautelosa, acendeu novas chances para o mercado de eventos. 

Andreas relata, inclusive, um aumento na procura de empresas do segmento. “No último mês, notamos o avanço de buscas por todo tipo de evento, como por exemplo, casamentos, aniversários e confraternizações”, disse.

Logo, a busca por festividades de todos os tipos começa a mostrar um avanço considerável, depois de meses de isolamento social e quarentena. 

“É importante lembrar que essa recuperação do mercado de eventos é gradual. Apesar da procura já se mostrar bem maior do que nos momentos de pandemia, e termos para 2021 cotações em um número elevado, como em épocas consideradas normais, é preciso cuidado e cautela com todas as medidas de segurança, e paciência para uma volta sólida”, lembrou Andreas Piekarz. 

Os investimentos para atender as normas de saúde em eventos

Andreas Piekarz ressalta que é fundamental que empresas de eventos entendam que a retomada das atividades vem associada com grandes responsabilidades perante a saúde da população, que precisa estar continuamente protegida da possibilidade de contágio com esse vírus que apresenta reações muito diversas em cada corpo humano. 

“Nesse sentido, os investimentos, seja em equipamentos, funcionários, produtos químicos, entre outros gastos, são importantíssimos para que sejam atendidas as normas de saúde dentro das festividades”, salientou Andreas. 

Entre todos os equipamentos e cuidados, é interessante destacar os principais, como por exemplo: 

  • Uso de máscaras – com troca a cada 3 horas; 
  • Higienização constante do ambiente; 
  • Distanciamento entre convidados de no mínimo um metro; 
  • Uso de álcool em gel; 
  • Limite no número de convidados; 
  • Entre outras medidas. 

O executivo também lembrou que é interessante que os organizadores se atentem para as regras e determinações do próprio local onde acontecerá o evento. E dependendo do espaço e da vizinhança é também importante conferir as determinações de horário colocados pela prefeitura, que durante a quarentena difere de cidade para cidade. 

As perspectivas de um 2021 melhor

Com autoridades de saúde investindo fortemente em pesquisas para o desenvolvimento da vacina contra o Covid-19, as esperanças de empreendedores do segmento de eventos começam a surgir. 

E as previsões se mostram bem positivas, visto que a procura por eventos já vem aumentando ainda em 2020.

“Precisamos lembrar que muitas empresas vêm se destacando nesse momento, tentando inovar em todos os sentidos para não fecharem as portas. Esses esforços certamente apresentarão bons resultados no futuro, somos otimistas”, afirmou Andreas Piekarz. 

Toda cautela é pouca, e por isso, é fundamental que os empreendedores, não só do setor de eventos, mas de diversos segmentos econômicos, pesquisem muito as novas voltas do mercado. 

Segundo Andreas: “O chamado novo normal é uma realidade, e os empresários precisam encontrar formas de reinventar suas marcas e serviços. O cidadão procura por entretenimento, ainda que com mais cautela neste momento complexo”. 

Também foi destacada a importância de parcerias com outras empresas, não exatamente responsáveis por eventos, mas que são fundamentais para a realização das festividades e acontecimentos: “Não somos só nós que estamos sofrendo. Se parcerias forem feitas, será muito mais fácil passar por essa temporada complicada”, conclui Andreas.