A RELX, empresa-mãe da Elsevier e RX (Ex-Reed Exhibitions), viu a sua receita cair 3%, (até 4% em moeda constante) para um total de £ 3.394 milhões no primeiro semestre de 2021 (£ 3.501 milhões no primeiro semestre de 2020).
O lucro operacional ajustado aumentou 3% (11% em moeda constante) para £ 1.023 milhões (£ 990 milhões).
Em sua unidade de feiras de negócios, devastado pela Covid, a receita dos seis meses até o final de junho caiu 40% para £ 121 milhões (£ 201 milhões em 2020, uma queda de quase 70% em relação às receitas do primeiro semestre de 2019 – £684m).
No entanto, a empresa cortou suas perdas para £ 48 milhões, abaixo do prejuízo do primeiro semestre de 2020 de £66 milhões, refletindo “as reduções de custos estruturais que foram implementadas” desde o ano passado.
A RELX observou uma reabertura gradual de eventos em territórios importantes. O braço de exposições realizou 87 eventos presenciais no primeiro semestre, principalmente na China e no Japão, e mais recentemente nos Estados Unidos.
Mas observou: “considerando que a reação do expositor e do público aos eventos que realizamos foi geralmente positiva, regulamentar restrições no tamanho e escopo de muitos desses eventos limitaram a oportunidade de receita”.
Um bom progresso foi feito nas iniciativas digitais, disse RELX. O resultado para o ano vai depender do ritmo e da sequência de reabertura, acrescentou.
Mas os eventos e feiras são o menor contribuinte coletivo para a receita de Relx. Dentro de seus negócios científicos, técnicos e médicos (STM), as receitas subjacentes do grupo aumentaram 4 por cento para £ 1,3 bilhão – auxiliadas pelas vendas eletrônicas que representam quase nove décimos do total da divisão.
Isso ajudou a que o declínio de livros impressos “se estabilizasse” após quedas particularmente acentuadas no ano passado.
“A RELX apresentou um primeiro semestre forte com tendências de crescimento subjacentes em quase todos os segmentos de mercado, retornando à trajetória de melhoria que vimos no início de 2020. Acreditamos que essa melhoria é um reflexo de nossa estratégia contínua de focar no desenvolvimento orgânico de análises cada vez mais sofisticadas e ferramentas de decisão que proporcionam maior valor aos nossos clientes em todos os segmentos de mercado”, conclui Erik Engstrom, CEO da RELX.