Anúncio
Início Feiras de Negócios Messe Düsseldorf lança iniciativa para feiras mais sustentáveis

Messe Düsseldorf lança iniciativa para feiras mais sustentáveis

Anúncio

A organizadora multinacional alemã Messe Düsseldorf lançou recentemente uma iniciativa para promover participações em feiras comerciais de formas mais sustentáveis.

Para isso, desenvolveu um guia do cliente que inclui medidas e ideias sobre como as empresas expositoras podem tornar as feiras mais sustentáveis ​​e economizar recursos – em todas as fases de planejamento.

“Como um mercado para novas tecnologias e cada vez mais também como uma plataforma para desenvolvimentos sustentáveis, temos uma responsabilidade”, explica Erhard Wienkamp, ​​Diretor Administrativo Operativo de Feiras de Negócios da Messe Düsseldorf.

A empresa leva isso em consideração, entre outras coisas, apoiando ofertas que contribuem para tornar os eventos da própria Messe Düsseldorf mais sustentáveis.

Anúncio

Isso inclui o recém-desenvolvido guia do cliente para uma participação mais sustentável em feiras comerciais, que a empresa apresentou na EuroShop no início de março.

O guia é baseado nos “7Rs” da conservação de recursos, que servem como princípios orientadores: Refletir, Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reparar e Reciclar.

A Messe Düsseldorf reúne seu know-how em gerenciamento de eventos e construção de estandes de exposição em seu guia do cliente para apresentações em feiras mais sustentáveis.

Seja antes, durante ou depois da feira: o tema da sustentabilidade é considerado em todas as fases de planejamento de um evento, a fim de manter a pegada ecológica a mais baixa possível.

Isso se aplica à operação da própria Messe Düsseldorf, mas também às atividades das empresas expositoras e visitantes.

Antes da feira, as empresas expositoras traçam o rumo da sustentabilidade, por exemplo, trabalhando com empresas parceiras com experiência em gerenciamento de eventos sustentáveis ​​ou estabelecendo diretrizes de RSE.

As construções feitas sob medida também podem ser realizadas de maneira ecológica, se determinados pontos forem observados.

Durante a feira, a regra é: muitas vezes menos é mais. Isso se aplica a equipamentos, decoração, materiais publicitários e brindes. No entanto, existem maneiras interessantes e ecológicas de tornar a apresentação mais atraente.

Após a feira, o foco é o reaproveitamento de materiais, a reciclagem e uma avaliação: onde há potencial de melhoria?

“Juntamente com nossos stakeholders, estamos empenhados em proteger o clima o máximo possível nos eventos”, diz Andrea Eppert, Diretor de Responsabilidade Social Corporativa da Messe Düsseldorf.

“E não se trata diretamente da solução perfeita – mesmo pequenos passos têm um efeito positivo na pegada de carbono”, completa.

De acordo com Andrea, muitas medidas não são boas apenas para o meio ambiente, mas também para as próprias empresas: “o uso reduzido de recursos e a logística otimizada geralmente economizam esforços e custos.”

STAND ESPECIAL NA EUROSHOP COMO EXEMPLO DE APLICAÇÃO

A Messe Düsseldorf está dando um bom exemplo. Com seu sistema de gerenciamento de energia, reduziu o consumo de eletricidade em feiras em até 20% em comparação com 2010 – e o aquecimento em quase 30% em comparação com o ano 2000.

O recinto de exposições e pavilhões são otimizados para o clima e funcionam com eletricidade verde. A Messe Düsseldorf economiza assim até 5.000 toneladas de CO 2por ano.

Na EuroShop 2023 a Messe Düsseldorf demonstrou que as apresentações em feiras podem ser realizadas de maneira ecológica. O estande especial “PENSE DE FORMA SUSTENTÁVEL – AJA COM RESPONSABILIDADE”, apresentou materiais e abordagens sustentáveis.

O estande fez parte do “Hot Topic Sustainability” da EuroShop 2023 e é um exemplo de aplicação para uma aparência de feira o mais sustentável possível.

Dividido em três zonas, o estande refletiu as diferentes fases de planejamento e organização. “O conceito do estande foi baseado na ideia de que a sustentabilidade deve ser pensada em todo o processo desde o início”, diz Andrea Eppert, idealizadora do projeto.

Mais informações sobre o guia do cliente para uma participação sustentável na feira, bem como um folheto e uma lista de verificação para download estão disponíveis no site www.messe-duesseldorf.com/exhibitsustainably

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile