Messe Frankfurt encaminha novas implementações em seu centro de eventos

Anúncio

O centro de exposições e convenções da Messe Frankfurt, na Alemanha, se encaminha para trazer mais conforto e conexão para visitantes e expositores.

Com a nova linha de metrô no Europaviertel, a Messe Frankfurt terá no futuro uma conexão perfeita com o sistema de transporte público por meio de duas linhas de metrô, quatro linhas de S-Bahn, além de bondes e ônibus.

Localizado na cidade de Frankfurt, o centro de exposições será, desta forma, facilmente acessíveis para todos os visitantes de todas as direções no menor tempo possível.

A Via Mobile conectará a nova entrada (Messeplatz) com o Pavilhão 12, inaugurado em 2018, e também com todos os outros pavilhões que compõem o centro de eventos.

Anúncio

A Via Mobile é um sistema de transporte coberto e envidraçado com passarelas e escadas rolantes que ligam os corredores.

O novo edifício de entrada, de quase 5.000 metros quadrados, inclui um amplo hall de recepção com sistemas de controle de acesso, salas de eventos e conferências, bem como um atraente café/bistrô, que estará aberto durante todo o ano.

Em 5 de dezembro de 2022, três escritórios de arquitetura e engenharia – MAA Moser Assozierte Architekten (Frankfurt), BillyBeyeScheid Architekten Partnerschaft mbH (Frankfurt) e kadawittfeldarchitektur (Aachen) – apresentaram suas propostas para a seção final da Via Mobile.

Após discussão aprofundada, um painel de especialistas composto por Uwe Behm, Membro do Conselho de Administração da Messe Frankfurt, e outros colegas dos departamentos de Construção, Tecnologia e Logística da Messe Frankfurt decidiram a favor do projeto da MAA Moser: Assozierte Architekten (Frankfurt).

“O projeto de MAA Moser é caracterizado pela eficiência na construção e estética”, disse Uwe Behm, que ficou muito satisfeito com a decisão do painel.

“A nova parte da Via Mobile se integra naturalmente entre a entrada da Messeplatz e o Pavilhão 12, espelhando as referências de ambos os edifícios e ainda assim mantendo sua independência de design”, acrescentou.

O PROJETO

A nova etapa da Via Mobile terá 120 metros de comprimento, 8,30 metros de largura e 6,90 metros de altura (nas dimensões externas).

A fim de manter as restrições logísticas na área externa atrás do Centro de Cargas o mais baixo possível, a Via Mobile será realizada como uma estrutura de ponte com apenas duas estruturas de suporte de concreto.

As estruturas de apoio multifuncionais, localizadas em áreas adjacentes, também terão escadas de escape e formam oásis para os visitantes com assentos e vegetação.

Painéis panorâmicos na fachada fornecem perspectivas do horizonte de Frankfurt. As conexões visuais com o Torhaus, o Messeturm e o “lado do show” Emser Brücke guiam os visitantes ao seu destino e evitam um efeito de túnel.

O objetivo é concluir o novo trecho da Via Mobile, que terá então cerca de 1,7 quilômetro, para a abertura da nova entrada da Messeplatz. A previsão é de que as obras comecem em 2024.