Energia própria para a Messe Friedrichshafen: a empresa dá mais um passo significativo em direção à sustentabilidade com a instalação de uma grande planta fotovoltaica.
Com uma capacidade total de até 5,5 megawatts de pico, 12.350 módulos fotovoltaicos em uma área de 25.000 metros quadrados, a instalação será a maior da região do Lago de Constança, na Alemanha.
“Nosso objetivo é, futuramente, gerar a maior parte da energia anual necessária para a operação da feira, garantindo um funcionamento econômico e, além disso, injetando excedentes como energia verde na rede elétrica”, afirma Klaus Wellmann, diretor da Messe.
“Ao mesmo tempo, contribuímos significativamente para a redução das emissões de CO₂”, completa o executivo.
O início do projeto está previsto ainda para 2024, com a entrada em operação da planta planejada para o final de 2025.
Após uma breve fase de planejamento de 1,5 ano, a empresa lança esse complexo projeto energético de grande escala.
Com ele, a Messe estabelece uma infraestrutura eficiente e com visão de futuro, contribuindo diretamente para as metas climáticas da cidade de Friedrichshafen.
Além disso, o excedente será injetado como energia verde na rede para a região. Quem adianta é Andreas Brand, presidente do conselho da empresa e prefeito de Friedrichshafen.
“Considerando a estratégia de sustentabilidade da cidade, o uso de energias renováveis em todas as áreas – inclusive nas nossas empresas – deve ser prioridade”, declara
A instalação da grande planta fotovoltaica, com custo projetado de 7,5 milhões de euros, será realizada em dez telhados do centro de eventos da empresa.
A planta gerará cerca de 5.700 MWh de energia verde anualmente, o equivalente ao consumo de aproximadamente 2.000 residências. A tecnologia e a arquitetura foram ajustadas para atender às exigências do setor de eventos.
Um sistema de armazenamento de baterias de 2 MW garantirá, entre outras funções, que haja energia suficiente no local também à noite, equilibrando as grandes variações no consumo de energia.
O planejamento da planta fotovoltaica foi precedido por um extenso trabalho preliminar: isso inclui uma análise do potencial de área, estudos de viabilidade e uma consulta de propostas que considerou especialmente empresas regionais na adjudicação de contratos.
Como a instalação será exclusivamente nos dez telhados existentes, não haverá necessidade de impermeabilização adicional do solo.