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Messe München faz seu balanço de 2020 e indica caminhos para recuperação

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Desde março de 2020, a pandemia do coronavírus tornou praticamente impossível a realização das feiras de negócios em todo o mundo. 

A grande onda de cancelamentos resultou em enormes perdas de receita. A Messe München também teve que cancelar mais de 20 eventos, incluindo quatro feiras de negócios líderes mundiais.

Na Alemanha, apenas seis das 15 feiras próprias planejadas pela empresa realmente aconteceram presencialmente e o número de expositores foi de 7.056 (-6% em relação aos eventos anteriores) e houve um total 288.023 visitantes (-11% em comparação com eventos anteriores). 

As 15 feiras do portfólio da Messe München que puderam ocorrer no exterior tiveram cerca de 500.000 visitantes e 10.747 expositores. 

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Os 14 eventos digitais da Messe München, com um total de 583 expositores, atingiram mais de 38.000 usuários únicos (visitantes). 

Com 94 milhões de euros, o faturamento projetado da Messe München GmbH está 70 por cento abaixo da meta (302 milhões de euros). Essa perda de receita teve efeitos dramáticos na economia regional. 

Afinal, cada euro ganho pela Messe München GmbH gera € 10 de poder de compra em todo o país. 

Na Baviera o poder de compra caiu cerca de 1,9 bilhão de euros; 16.000 empregos podem ser afetados e as receitas fiscais devem diminuir em 179 milhões de euros.

“Para a Messe München o ano de 2020 foi como uma parada de emergência na via rápida”, disse Klaus Dittrich, Presidente do Conselho de Administração da Messe München. 

A empresa vinha de um 2019 muito forte, um ano de recordes onde a Messe München passou para o quinto lugar dos maiores organizadores de feiras de negócios do mundo. 

Digitalização em ano de pandemia

Nos últimos anos, a Messe München tem investido pesado na digitalização. Isso permitiu que a empresa criasse rapidamente 14 eventos digitais após o cancelamento de inúmeras feiras comerciais em 2020, como ISPO ReStart.Days, Analytica virtual e IFAT Impact. 

Mais de 38.000 visitantes participaram desses eventos virtuais. “Passamos por uma curva de aprendizado extremamente íngreme no ano passado, o COVID-19 foi um turbo acelerador para digitalização que vem pela frente”, disse Klaus Dittrich.

Para conter o declínio dramático no faturamento, a Messe München criou imediatamente um programa de eficiência com mais de 900 medidas individuais, o que reduziu os custos de material em 30%. 

Devido ao declínio persistente na receita, cortes de funcionários precisaram acontecer. Estão em curso negociações para encontrar soluções socialmente aceitáveis ​​para o corte previsto de cerca de 170 postos de trabalho.

Para Messe München não há como voltar ao modelo de negócios pré-pandêmico. Além dos efeitos sociais e econômicos duradouros da pandemia, o próprio negócio da feira de negócios será alterado para sempre. 

Por isso, a empresa precisa se preparar para novos desafios. Orientação consistente para o cliente, agilidade, flexibilidade e um foco ainda mais forte na digitalização são os objetivos da reorganização da promotora para este novo momento.

“A crise do coronavírus é um desastre natural, mas juntos vamos superar esse desastre. Não nos vemos mais apenas como locadores de espaço, mas como gerentes de plataformas – na forma física em uma feira ou na forma digital, 365 dias por ano. Nosso sucesso futuro depende claramente de estratégias, habilidades e produtos, mas a atitude com a qual aceitamos e moldamos esse futuro será fundamental. Todo o setor de feiras de negócios enfrenta agora uma grande mudança cultural”, finaliza Dittrich

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