Até o final de 2026, a Messe München substituirá gradualmente todas as lâmpadas convencionais e iluminação de segurança em seus 18 pavilhões por tecnologia LED.
Logística e organizacionalmente, esta é uma medida complexa que beneficia diretamente um dos objetivos corporativos centrais da Messe München: economia e a proteção do meio-ambiente.
“Ao converter para sistemas de iluminação LED, o consumo médio anual de eletricidade para iluminação dos pavilhões é reduzido em quase 50%”, afirmam os dois CEOs da empresa, Reinhard Pfeiffer e Stefan Rummel.
Se todos os 18 pavilhões estiverem equipados com LED, a economia anual de eletricidade será de cerca de 1,5 milhões de quilowatts-hora (kWh).
“Essa enorme economia de energia também resulta, naturalmente, em economias de custos para a Messe München – dinheiro que podemos investir em outros projetos importantes de sustentabilidade”, acrescentam.
A empresa informa que isso equivale a quase 30.000 euros por pavilhão anualmente ano. A conversão das 18 salas de exposição do seu centro de eventos de 200 mil m², custa cerca de 8,5 milhões de euros.
“A nossa pegada de CO2 é, portanto, mensurável e com ela todos os efeitos positivos das nossas ações de proteção climática”, enfatizam os dois chefes da feira.
A colaboração com parceiros competentes é extremamente importante para a Messe München, uma vez que a conversão da iluminação para tecnologia LED requer preparação e planeamento meticulosos.
A instalação só pode acontecer quando não houver feira nos corredores. Uma tarefa exigente, cuja primeira parte foi concluída com sucesso e em tempo recorde neste verão europeu.
Em apenas quatro semanas, todas as luzes convencionais de quatro pavilhões foram substituídas por novos sistemas de iluminação LED ecológicos e foram instalados novos sistemas de distribuição elétrica.
No projeto LED, a Messe é apoiada pela Kreutzpointner Holding GmbH e RIDI Leuchten GmbH.
NEUTRO EM TERMOS CLIMÁTICOS ATÉ 2030
A Messe München comprometeu-se com objetivos climáticos extremamente ambiciosos e pretende tornar-se neutra para o clima até 2030.
Para atingir os seus objetivos ambiciosos, a Messe München realiza continuamente medidas e projetos de proteção climática – em todos os setores da sua infraestrutura de feiras comerciais.
“Em termos de dimensões, a tecnologia no centro de exposições da Messe München é comparável à de uma pequena cidade. É por isso precisamos otimizar constantemente o fornecimento de eletricidade e climatização se quisermos permanecer competitivos e, ao mesmo tempo, agir de forma sustentável”, finaliza os dois CEOs.
Crédito da imagem: RIDI Leuchten GmbH