Na última semana o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, esteve reunido com a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e com o presidente em exercício do Banco Central e diretor de Regulação, Otávio Damaso, para convidá-los a participar do South Summit Brazil 2023.
Nas duas oportunidades, Gabriel detalhou a importância estratégica do evento para fomentar o ecossistema de inovação e a relevância do mesmo para o Estado – que é correalizador da iniciativa pelo segundo ano consecutivo.
Tanto a ministra quanto o diretor confirmaram que as entidades estarão presentes na edição deste ano, que acontece entre os dias 29 e 31 de março, no Cais Mauá, em Porto Alegre.
No encontro com a ministra, Gabriel também conversou sobre a possibilidade de firmar parcerias com o Governo Federal no sentido de garantir novos financiamentos para o evento – um dos maiores do mundo em inovação e tecnologia.
“O South Summit não se resume nele mesmo. É uma grande plataforma de negócios que promove conexões entre academia, setor público e empresas privadas”, disse.
“Ele gera protagonismo para startups, parques tecnológicos, institutos de ensino e pesquisa e profissionais, envolvendo também investidores e líderes mundiais do setor”, destacou o vice-governador”, completou.
O diretor de Ambientes de Inovação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Everaldo Daronco, complementou que o estado está colhendo os frutos de um trabalho construído ao longo dos últimos anos.
“Tivemos uma recepção muito calorosa em relação ao South Summit Brazil, o que demonstra que o Rio Grande do Sul está no caminho certo”, afirmou Daronco.
“O ranking que nos coloca em 1º lugar em inovação no cenário nacional corrobora isso, porque também é resultado de políticas sistêmicas que levamos adiante nos últimos quatro anos”, acrescentou.
O CEO do South Summit Brazil, Thiago Ribeiro, que também participou das reuniões, comemorou a resposta positiva da ministra.
“O aceite da Luciana reforça a dimensão que o evento conquistou entre os principais players do ecossistema de inovação brasileiro”, celebrou Thiago.
“Ficamos muito felizes em ter uma pessoa com a trajetória dela, tão conectada com o tema, enriquecendo ainda mais nosso evento, trazendo contribuições importantes, principalmente nas políticas públicas para o setor”, continuou o CEO.
Na visita ao BC, o vice-governador fez o convite para que a instituição compartilhe as experiências dos projetos que já desenvolve nas áreas relacionadas ao evento.
Ele citou como exemplos a criação do PIX, que é o modo de transferência e pagamento eletrônico instantâneo, e o Laboratório (LIFT), que fomenta a inovação no Sistema Financeiro Nacional com o incentivo a criação de protótipos de soluções tecnológicas.
“A presença do Banco Central no South Summit Brazil traz uma contribuição importante, além de permitir uma aproximação com o Rio Grande do Sul, que tem como vocação essa área da economia”, finalizou Gabriel.
Crédito foto: Joel Vargas