Mudança na gestão e o foco no curto e longo prazo

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POR LUIZ BELLINI

Faz pouco mais de 6 meses que mudei para o México com minha família para tocar a unidade de negócio da RX em terras astecas. Sigo animado e honrado em assumir este novo cargo como Diretor Geral da RX no México. Tem sido um desafio emocionante.

A cultura mexicana é rica e as pessoas são amáveis e acolhedoras. Mas, a ideia é trazer aqui nestas linhas um pouco do que tenho feito para contribuir com o crescimento e sucesso contínuo da empresa no país.

Minha experiência prévia na organização de eventos, marketing digital, comunicação, comércio eletrônico e empreendedorismo proporcionou uma base sólida para liderar e desenvolver estratégias inovadoras que aceleram o crescimento da empresa.

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Tudo que aprendi até então me leva a aplicar conhecimentos e habilidades para melhorar a eficiência em vendas, marketing e operações – o que chamo de SMO Efficiency (na sigla em inglês).

De forma geral, é fundamental fortalecer os relacionamentos com clientes e colaboradores visando realizar projetos que impulsionem o sucesso a longo prazo da empresa, sem perder a oportunidade de vitórias rápidas no curto prazo.

No caso especial do México, é necessário aproveitar o grande momento que o país está vivendo com o nearshoring. Desde que cheguei, busco ampliar as conexões com a RX EUA e RX China de forma a explorar sinergias e potenciais eventos comuns. As oportunidades são muitas e grandes.

Tudo evolui rápido, principalmente com a digitalização.

O tempo das coisas e a indústria estão mudando rapidamente e a América Latina não é uma exceção. Venho observando uma mudança acelerada em direção à digitalização e à adoção de tecnologias inovadoras em vários setores, inclusive nas feiras de negócios.

Os mercados que estão se adaptando mais rapidamente são aqueles que estão aproveitando essas tendências para modernizar suas operações, melhorar a experiência do cliente e manter a competitividade em um ambiente em constante evolução.

Isso também está acontecendo com a RX em todas as unidades de negócios no mundo e principalmente no México (já somos a unidade número 1 globalmente em adoção de tecnologias de geração de lead nas feiras pelos nossos clientes).

Por isso, seguimos investindo em novos negócios e tecnologias, além da capacitação de nossas pessoas para uma visão estratégica e global.

Preparando a empresa para crescer: fortalezas e oportunidades de melhorias.

Considero que as fortalezas da RX México incluem sua sólida reputação no mercado, sua ampla rede de contatos e sua capacidade de oferecer atualmente 11 eventos de alta qualidade que atendem às necessidades de diferentes indústrias.

Além de tudo isso, a grande diferença de nossa empresa está nas pessoas, em seu conhecimento e na grande capacidade técnica para entregar valor aos nossos expositores e visitantes.

No entanto, também identifico áreas de melhoria, como a implementação de novos processos e uma nova estrutura para crescer mais rapidamente.

Os últimos 5 meses foram dedicados a preparar a empresa para o crescimento. Agora, acredito que estamos prontos para acelerar.

Por último, mas não menos importante, estamos reforçando nossas tecnologias aplicadas nos eventos para a geração de negócios entre expositores e visitantes, agregando valor à participação das empresas, juntamente com uma melhoria na experiência do cliente, a expansão de nossa presença em novos mercados e a diversificação de nossa carteira de produtos e serviços.

A tecnologia e a indústria de feiras

Uma das tendências em nossa indústria é a tecnologia. Aqui está um diferencial das feiras da RX no México (e isso se aplica em todos os países onde atuamos).

O cenário tecnológico no país é muito promissor, com um crescente interesse na adoção de tecnologias disruptivas como inteligência artificial, análise de dados e realidade aumentada, por exemplo.

Na RX México, estamos atualizados com as tecnologias usadas em várias partes do mundo, graças ao nosso posicionamento global, o que contribui para que as experiências de nossos participantes e expositores sejam cada vez melhores ao adotar novas tecnologias para a geração de oportunidades de negócios.

Nos últimos 3 anos, investimos em soluções digitais que agregam valor aos nossos expositores. Por exemplo, as empresas que participam de nossas feiras têm acesso a (1) um painel de controle com dados em tempo real, (2) aplicativos para captura de leads e (3) uma seção exclusiva de informações sobre seus produtos e serviços, os quais são recomendados aos visitantes de acordo com seus interesses.

Não existe mais o termo “vender metros quadradros” na RX – nós entregamos aos nossos expositores um pacote completo de participação nas nossas feiras, recheado de inteligência de dados para a geração de negócios.

Estes são apenas alguns exemplos de como nosso negócio evoluiu desde a simples venda de espaço até a oferta de soluções digitais completas para geração de conexões. É para isso que estamos no negócio de construir negócios.

Objetivos de curto e longo prazos na visão executiva.

Quando há uma mudança na gestão, como ocorreu por aqui em meados de 2023, o mais importante no curto prazo é preparar uma estrutura para o crescimento, com os melhores talentos e a formação de uma equipe vencedora.

No longo prazo, é necessário criar oportunidades para que as pessoas se desenvolvam pessoal e profissionalmente até que a empresa alcance uma maturidade corporativa.

De forma prática, a curto prazo, por aqui, planejamos:

– (1) melhorar a eficiência operacional de nossos eventos por meio da implementação de processos mais ágeis e eficazes;

– (2) aumentar a participação e o comprometimento dos expositores e visitantes, oferecendo serviços e soluções inovadoras que agreguem valor à sua participação em nossas feiras;

– (3) fortalecer nossas relações com parceiros estratégicos e clientes-chave para garantir a continuidade e o crescimento de nossos eventos, e (4) desenvolver e implementar estratégias de marketing e promoção eficazes para aumentar a visibilidade e o impacto de nossos eventos no mercado.

Novos horizontes para o crescimento

Com tudo isso, o ganho será para todos: nossas pessoas, nossos clientes, parceiros e visitantes. Iremos gerar oportunidades com a expanção da nossa carteira de eventos, por meio da identificação e exploração de novas oportunidades de crescimento no mercado mexicano e latino-americano.

E, principalmente, seguir com a promoção de um ambiente de trabalho colaborativo e de alto desempenho dentro da equipe da RX México, incentivando o desenvolvimento profissional e pessoal de nossos funcionários.

*Luiz Bellini é Diretor Geral da RX México. Possui mais de 20 anos de experiência em eventos, marketing, e-commerce e comunicação.