Municípios turísticos brasileiros são agrupados em cinco categorias

Anúncio

Uma nova metodologia foi adotada pelo Ministério do Turismo para categorizar os municípios brasileiros. A categorização, como é chamada, atende à necessidade do MTur de aprimorar os critérios para definir políticas públicas para o setor e criar um instrumento capaz de subsidiar, de forma objetiva, a tomada de decisões de acordo com o desempenho da economia do turismo de cada localidade.

São avaliadas quatro variáveis de desempenho econômico: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais. Os 3.345 municípios do Mapa do Turismo Brasileiro foram agrupados em cinco categorias, de A até E.

A categoria A representa os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos do setor de hospedagem. Contém 51 municípios, incluindo as 27 capitais brasileiras.

O agrupamento compreende destinos turísticos tradicionais de nove estados brasileiros que correspondem por 47% da estimativa de fluxo turístico doméstico do Brasil e 82% do internacional.

Anúncio

O grupo B possui 167 municípios, que equivalem a 5% das cidades categorizadas pelo MTur. São destinos turísticos de 20 estados, com participação expressiva de localidades das regiões Sudeste, Nordeste e Sul. Juntos os grupos A e B, representados por 218 municípios, respondem por 68% do fluxo doméstico brasileiro e 97% do internacional.

Com 504 municípios está o grupo C, que representa 15% do total avaliado. O maior número de cidades do Mapa do Turismo, 2.623, ou 78% do conjunto avaliado concentram-se nos grupos D e E, que reúne municípios de menor fluxo de turistas e empregos formais no setor.

A ideia é que, conhecidas as características de cada grupo de municípios, torna-se mais fácil proporcionar apoios adequados a cada um deles.

“A ferramenta oferece elementos para aprimorar a gestão do turismo; ajuda a otimizar a distribuição de recursos e promover o desenvolvimento do setor. A intenção não é hierarquizar os municípios, mas sim agrupá-los de forma que possamos traçar parâmetros para atendimento a diferentes necessidades”, disse o ministro do Turismo, Henrique Alves.

A categorização contempla as 303 regiões turísticas inseridas no Mapa do Turismo Brasileiro. O processo é uma estratégia do Programa de Regionalização do Turismo do MTur, teve sua metodologia avaliada pelas secretarias estaduais e municipais de turismo e foi reconhecida em diversas instâncias do poder público.

 

Fonte: MTur