Poderosa ferramenta para atrair clientes, a decoração natalina recebe atenção especial do varejo, em especial nos shopping centers. Em 2016, os centros de compras da região do ABC paulista, por exemplo, investiram em torno de R$ 2 milhões; nos estabelecimentos da cidade de Campinas, também em São Paulo, foram outros R$ 5 milhões.
Destinos turísticos não ficam atrás e investem na decoração de espaços públicos durante o Natal. No ano passado, o projeto de Natal da prefeitura de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, recebeu verba de R$ 500 mil, enquanto em Natal, no Rio Grande do Norte, foi de R$ 4 milhões.
Esses valores, multiplicados pelos mais de 550 shopping centers e 5.500 municípios do País, somados ainda ao que é gasto para enfeitar os milhões de lares e lojas brasileiras no final do ano, dão a dimensão do faturamento da indústria e varejo especializados em artigos de decoração natalina – estimado em R$ 1,5 bilhão por ano.
Cerca de 80% desses negócios são efetivados na Natal Show – Feira de Artigos de Natal, Decoração e Presentes, que realiza sua oitava edição de 26 a 29 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Promovido pela Francal Feiras, o evento é o palco dos lançamentos em produtos e tendências dos principais fornecedores brasileiros de árvores e bolas de Natal, guirlandas, presépios e imagens, fitas e tecidos, velas decorativas, perfumadas e religiosas, arranjos, iluminação, cenários, presentes e embalagens e demais artigos de decoração natalina.
A Natal Show acontece numa data estratégica para os negócios do setor. Como a maioria dos itens é importada, o primeiro semestre é o momento ideal para os que pedidos fechados cheguem a tempo de abastecer o varejo para atender aos pedidos de final de ano – algumas lojas especializadas e pop-ups do País começam a oferecer as novidades ao mercado já a partir de agosto.
Por esse motivo, a feira recebe anualmente milhares de lojistas especializados, lojas de artigos para festas, decoração e presentes, papelarias, supermercados, shopping centers, prefeituras, hotéis, condomínios e restaurantes, além de decoradores, compradores corporativos, promotores de eventos e artesãos.
Ampliação
A fim de atender a outros segmentos que guardam afinidade com o de artigos de Natal, a Natal Show vem ampliando a oferta de produtos por meio de novos salões integrados ao evento principal.
Salão de Artigos Religiosos: o espaço reúne empresas do segmento litúrgico, que inclui livros, CDs e DVDs, incensos, medalhas, vestuário, móveis, castiçais, artesanato sacro e demais artigos. Voltado para lojistas e atacadistas de artigos religiosos, e também para decoradores, igrejas, templos, espaços ecumênicos, cerimonialistas, sacerdotes, organizadores de festas religiosas e outros.
Expo Velas – Salão de Velas Decorativas, Religiosas, Aromáticas e Artesanais: criado em parceria com a ABRAFAVE – Associação Brasileira dos Fabricantes de Velas, o salão apresenta as novidades de um setor que movimenta anualmente em torno de R$ 2 bilhões: velas decorativas, aromáticas, comemorativas, religiosas e medicinais, embalagens, porta-velas, luminárias e outros acessórios.
Com estes dois espaços, a feira amplia as oportunidades de negócios para expositores e visitantes. Por um lado, as empresas presentes à Natal Show passam a receber um público diferenciado; por outro, segmentos importantes como o de artigos religiosos e velas ganham todo o suporte de um evento profissional consolidado e que recebe milhares de profissionais.
Feira simultânea
Simultaneamente à Natal Show acontece a Expo Parques e Festas – Feira Internacional de Produtos e Serviços para Parques, Buffets e Festas, que reúne os principais players do segmento de festas, celebrações, bufês, parques temáticos e entretenimento, além do Salão e Oficinas de Doces, Confeitos e Snacks – The Candy Show.
Saiba mais sobre estes dois eventos clicando aqui.
Serviço:
Data: 26 a 29 de maio
Horário: das 11h às 20h
Local: Expo Center Norte
Site: www.feiranatalshow.com.br