O NEC, localizado na Inglaterra, associou-se à Associação dos Festivais Independentes (AIF) e à Associação dos Organizadores de Festivais (AFO) para explorar novas oportunidades no âmbito da sua estratégia de diversificação dos eventos.
O NEC Campus, que tem 387 acres de terreno duro e 59 acres de floresta, adaptou sua abordagem comercial pós-pandemia para ampliar a recepção de festivais para seu espaço ao ar livre e dentro de sua oferta interna.
Um exemplo de sucesso desta estratégia foram o Wireless Festival e o Festival Republic, celebrados em seu espaço ao ar livre em julho de 2022
O festival teve capacidade para 45.000 ingressos por dia durante o evento de três dias, com destaques como Dave, Cardi B e J. Cole.
Também sediou um festival menor, Slam Dunk, em 2014, onde Good Charlotte encabeçou uma formação de vários artistas.
“Trabalhamos em estreita colaboração com muitos órgãos comerciais da indústria de música ao vivo e eventos, contribuindo com políticas, iniciativas importantes e atividades de lobby”, disse Richard Mann, diretor de novos negócios da NEC.
“É importante ouvirmos os desejos e necessidades de mais gêneros de eventos à medida que diversificamos nossa oferta”, acrescentou.
Como uma operadora estabelecida acostumada a trazer centenas de milhares de pessoas para o NEC Campus para uma série de shows e eventos de arena, o executivo acredita que pode oferecer uma proposta forte para os organizadores do festival.
“Somos um grande local, que conta com grandes ambições de trazer uma maior variedade de eventos para Midlands”, afirmou.
O NEC Group também é dono da The Ticket Factory, uma agência de venda de ingressos que vende ingressos para seus shows no NEC, Resorts World Arena e Utilita Arena Birmingham, além de ingressos para outros eventos e festivais em locais do Reino Unido.
“Estamos conversando com os organizadores do festival sobre eventos para este ano e além. Nosso banco de dados de público para o NEC e nossas arenas é abrangente”, acrescentou Mann.
“O desafio para nós é trazer novos eventos para a região que possam revitalizar o cenário local de festivais e eventos”, esclareceu.
John Rostron, CEO da AIF, celebrou a entrada do NEC na associação, afirmando que “não apenas demonstra o pensamento criativo do NEC Group, mas também aponta para o valor da AIF como um recurso para negócios conectados à indústria de festivais.”
“Estamos ansiosos para trabalhar em estreita colaboração com o NEC, abrindo novas oportunidades para o local e para os membros do festival e promovendo os interesses do setor de forma mais ampla”, afirmou Ronstron.
O pensamento foi reafirmado por Steve Heap, secretário-geral da AFO, associação formada em 1987 e que hoje conta com mais de 150 festivais de base.
Localizado em uma posição invejável no coração da rede rodoviária do Reino Unido, o NEC Campus também está conectado à estação ferroviária internacional de Birmingham e ao aeroporto de Birmingham.
O Campus e o aeroporto possuem 12 hotéis e oferecem uma variedade de restaurantes e instalações de lazer e entretenimento.