A Messe Düsseldorf concluiu no ano passado um dos projetos de construção mais ambiciosos da história da empresa. Além do novo Hall 1 multifuncional com salas de conferência, foi construída uma nova entrada sul (Neue Messe Süd) toda em vidro com um telhado translúcido iluminado e ligação subterrânea ao estacionamento.
Como resultado, um dos centros e locais de feiras mais modernos e multifuncionais surgiu no lado sul do Centro de Exposições de Düsseldorf, que atende aos mais altos padrões em termos arquitetônicos e funcionais.
A grande notícia veio nesta semana, quando a Sociedade de Arquitetos e Engenheiros de Düsseldorf (AIV) declarou este novo espaço o “Edifício do Ano 2022”.
“O novo acesso sul da Messe Düsseldorf é uma vitrine para a cooperação bem-sucedida entre arquitetos e engenheiros e, portanto, também parte integrante do DNA da nossa sociedade”, diz Dieter Schmoll, 1º Presidente da AIV Düsseldorf, justificando o voto dos membros.
Especialmente a praça de entrada coberta se destaca: a estrutura do telhado de 150 m de comprimento afunila em direção à frente do Reno, abrangendo o pátio de 7.800 metros com leveza.
O local reúne ainda toda a infraestrutura de transporte – desde pontos de táxi, pontos de ônibus e estações de carregamento eletrônico até o acesso ao estacionamento subterrâneo e vias de acesso aos espaços verdes vizinhos.
Apoiado por poucas colunas de concreto, o telhado é formado por uma estrutura de losango uniforme coberta por uma membrana translúcida de fibra de vidro.
“Esta solução inovadora foi o pré-requisito para reunir espaços interiores e exteriores, zonas de transporte e áreas de encontro”, acrescenta Dieter Schmoll.
“A Neue Messe Süd é um dos mais modernos centros de feiras e locais que atendem aos mais altos padrões técnicos. Ela aumenta ainda mais o apelo de Düsseldorf como um grande espaço para feiras”, afirma Bernhard Johannes Stempfle, Diretor Administrativo de Finanças e Infraestrutura da organizadora.
“Somos gratos por todos os comentários positivos que recebemos para este edifício. O prêmio ‘Edifício do Ano’ apresentado pela Sociedade de Arquitetos e Engenheiros de Düsseldorf é uma honra especial para nós”, completa.
A construção de ‘Neue Messe Süd’ junta-se a uma linha de edifícios que o escritório sop architekten planejou e realizou para a Messe Düsseldorf desde a virada do milênio.
O NOVO HALL 1: ALTO PADRÃO E USO FLEXÍVEL
O novo complexo de entrada também inclui o Hall 1, que fica diretamente contíguo ao foyer de entrada em toda a sua largura. Com 158 metros de comprimento e 77 de largura, o novo pavilhão possui mais de 12.027 metros quadrados, correspondendo aproximadamente aos pavilhões 8a e b.
Em termos técnicos, o pavilhão atende aos altos padrões de todo o centro de exposições. É acessível através de 7 portões.
Para os pedestres, o pavilhão está ligado ao CCD Sul através de uma ponte no 1º andar. Além da ligação aos Pavilhões 3 e 4, uma via principal liga a Entrada Sul diretamente ao resto do recinto de exposições.
A Messe Düsseldorf está assim aumentando consideravelmente as opções de uso do pavilhão e, ao mesmo tempo, aumentando a flexibilidade de seu design.
Um total de 6 salas de conferências com 200 metros quadrados para 198 pessoas cada estão disponíveis no 1º andar do pavilhão.
Todos as salas podem ser divididas ao meio, tornando-as ainda mais flexíveis. Além disso, o próprio pavilhão também pode ser usado fora da configuração de feiras, podendo acomodar até 10.000 pessoas em filas, por exemplo.
Essa flexibilidade também abre dimensões completamente novas no marketing para a subsidiária de congressos da Messe Düsseldorf, a Düsseldorf Congress.
Crédito da imagem: Messe Düsseldorf / Ansgar M. van Treeck