Nesta última quinta-feira (14) a multinacional francesa GL events divulgou sua receita consolidada dos últimos nove meses – com término em 30 de setembro de 2021.
Depois de um primeiro semestre baixo em relação aos últimos dois anos, os negócios estão de volta aos trilhos, demonstrando resiliência e uma forte recuperação.
Na França, a introdução do “passe de saúde” e de protocolos permitiu que a companhia voltasse a organizar feiras e eventos sem limitações de número de participantes em condições de segurança ideais.
Nos mercados internacionais, a receita na Ásia ultrapassou os níveis de 2019, enquanto a América do Sul continua sujeita a restrições.
“Tendo em vista o contexto, com fechamentos ordenados pelo governo por aproximadamente 6 meses na Europa e 10 meses na América do Sul, confirmamos nossa meta de receita para o ano fiscal de 2021 de cerca de € 700 milhões, incluindo aproximadamente € 500 milhões no segundo semestre, com lucro líquido positivo atribuível aos acionistas do Grupo”, aponta Olivier Ginon, CEO global da GL events.
“Além disso, as tendências para 2022 são encorajadoras com a assinatura do contrato para os Jogos da Commonwealth no Reino Unido e o andamento das negociações com os contratos da Copa do Mundo de Futebol no Catar, confirmando um rápido retorno aos níveis de atividade pré-crise”, completa.
Em 30 de setembro de 2021, a receita de nove meses totalizou € 437,8 milhões, um aumento de 19,2%, marcando a recuperação dos negócios em relação à crise de saúde vivida em 2020.
Os negócios se recuperaram notavelmente na Ásia, impulsionada pela China, operações ligadas aos Jogos Olímpicos no Japão, e também na França.
A receita trimestral totalizou € 228 milhões, um aumento de duas vezes em relação ao 2º trimestre de 2021.
Nos primeiros nove meses, as receitas das divisões GL events Live e Exhibitions (feiras) aumentaram em relação ao mesmo período em 2020.
A divisão de Venues (centros de convenções e exposições) continuou a ser penalizada pelo fechamento de espaços na América do Sul e a ausência de convenções internacionais presenciais.
RECEITAS POR DIVISÃO DE NEGÓCIOS
A GL EVENTS LIVE relatou receita trimestral de € 123 milhões, quase o dobro do valor do trimestre anterior. Este crescimento foi impulsionado pelos mercados internacionais (Jogos Olímpicos de Tóquio, a 18ª exposição China-ASEAN e a 24 ª China International Optoelectronic Exposition) e França (Festival de Cinema em 14 de julho, festividades do Dia da Bastilha, Campeonato de Evian, Tour de France, IUCN NatureCongress, Festival de Iates de Cannes, Monaco Yacht Show, Maison & Objet, etc.).
Com base nisso, a receita para os primeiros nove meses totalizaram € 254M, um aumento de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A GL EVENTS EXHIBITIONS teve uma receita no terceiro trimestre de € 53,3M, um aumento de 56,3% em relação ao 2T2021.
Esta divisão se beneficiou da organização de numerosas feiras comerciais na França, incluindo um certo número de feiras remarcadas do primeiro semestre de 2021. Além disso, o Grupo continuou a fornecer soluções digitais, especialmente para feiras internacionais.
A receita nos primeiros nove meses subiu para € 105 milhões ou até 76,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
A GL EVENTS VENUES teve uma receita no terceiro trimestre de € 51,7 milhões, mais do que triplicando em relação a2º trimestre de 2021. Esta divisão ainda é afetada pelos fechamentos ordenados pelo governo que continuam em vigor na América do Sul, inclusive para centros de convenções que hospedam eventos internacionais.
A receita para os primeiros nove meses ascendeu a € 78,9M, menos 5,1% do que no mesmo período do ano anterior.
PANORAMA PARA OS PRÓXIMOS MESES
Dada a sua posição de caixa, a GL events possui os recursos financeiros necessários ao seu desenvolvimento e não pretende proceder com aumento de capital para sustentar seu retorno à atividade.
A receita deve continuar crescendo no quarto trimestre, aproveitando o bom momento dos meses anteriores.
Nesse período, a GL events se beneficiará com a organização do Dubai World Expo, a Copa Árabe da FIFA e a COP 26.
Na Europa o impulso será através eventos regionais e nacionais. Na China, apenas uma exposição está programada no último trimestre (a Fashion Source), mas a atividade também será impulsionada pela divisão Live (ZZX).
Na América do Sul, o Grupo já sediou os primeiros eventos no Chile e se prepara para o mesmo movimento no Brasil no início de novembro.
A GL aponta ainda que “discussões relativas à avaliação do espaço edificado do Anhembi estão fazendo um bom progresso.”
Com base nessas premissas e na condição de que a situação de saúde permaneça inalterada, o Grupo confirma sua meta para 2021 de receita anual próxima a € 700 milhões e lucro líquido positivo atribuível a acionistas.