Novo “Barômetro Global” da UFI traz cenário atualizado do setor de feiras no Brasil e no Mundo

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A UFI, a Associação Global da Indústria de Exposições, lançou a última edição de sua pesquisa “Barômetro Global”, que toma o pulso da indústria de feiras ao redor do planeta.

Esta última edição da pesquisa bianual da indústria da UFI foi concluída em junho de 2021 e inclui dados de um número recorde de 474 empresas em 64 países e regiões.

Embora os resultados destaquem o forte impacto que a pandemia COVID-19 teve na indústria global de feiras em 2020, a situação está melhorando gradualmente, e há uma forte crença de que o setor, principalmente impulsionado por exposições físicas e eventos de negócios, se recuperará rapidamente.

Em termos de operações, a proporção de empresas (globalmente) que esperam “nenhuma atividade” para o último trimestre de 2021 caiu de 53%, em janeiro, para menos de 10%, enquanto a proporção de empresas com “atividade normal” aumentou de 12 %, para perto de 50%.

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Esses resultados variam dependendo da região e são principalmente orientados pelas “datas de reabertura” atualmente confirmadas ou esperadas para as feiras.

Embora vários mercados tenham reaberto em junho de 2021, a maioria das empresas em todas as regiões espera que as feiras locais e nacionais abram novamente nos próximos 12 meses, e as exposições internacionais reabram no primeiro semestre de 2022.

Quando questionados sobre qual elemento ajudaria mais para a “recuperação das feiras de negócios”, a maioria das empresas classifica o “levantamento das restrições de viagens atuais” (71% das respostas), seguido por “prontidão das empresas expositoras e visitantes para participar novamente” (58% de respostas), e “levantamento das políticas públicas atuais que se aplicam localmente às exposições” (55% das respostas).

No geral:

– 48% das empresas beneficiaram de algum nível de apoio financeiro público; para a maioria deles, isso representou menos de 10% de seus custos globais de 2019.

– 57% das empresas tiveram que reduzir sua força de trabalho; mais da metade deles fez reduções de mais de 25%.

– 10% das empresas afirmam que terão que fechar definitivamente caso não haja negócios nos próximos seis meses.

Em linha com os resultados do último Barômetro, há seis meses, o “impacto da pandemia COVID-19 nos negócios” e “estado da economia no mercado doméstico” são considerados os dois temas de negócios mais importantes, selecionados por 29% e 19% dos entrevistados.

“Desenvolvimentos econômicos globais” (15% dos entrevistados), “impacto da digitalização” (10% dos entrevistados) e “desafios de gestão interna” (9% dos entrevistados) também permanecem no topo da lista das principais questões de negócios.

A digitalização de produtos e serviços ganhou impulso durante a pandemia, e 58% dos entrevistados disseram que adicionaram serviços/produtos digitais (como aplicativos, publicidade digital e sinalização digital) às suas ofertas de exibição existentes.

Além disso, 40% desenvolveram uma estratégia de transformação digital para exposições ou produtos individuais.

Em termos de formatos de exibição futuros, os resultados globais indicam que 78% (acima de 64% há seis meses e 57% 12 meses atrás) dos entrevistados estão confiantes de que “COVID-19 confirma o valor dos eventos face a face”.

Operações em 2021 – reabertura de exposições

Os resultados regionais indicam que as regiões do Oriente Médio e África e da América Central e do Sul provavelmente serão mais afetadas do que outras, com uma média mensal ao longo de 2021 de, respectivamente, 40% e 34% de “nenhuma atividade” (31% na Europa, 25% na América do Norte e 23% na Ásia e Pacífico) e apenas 22% e 20% da “atividade normal” (27% na Ásia e Pacífico, 30% na Europa e 35% na América do Norte).

A maioria das regiões concorda que o “levantamento das restrições de viagens atuais”, “prontidão das empresas expositoras e visitantes para participar novamente” e “levantamento das políticas públicas atuais que se aplicam localmente às exposições” são considerados os “três principais” elementos que mais ajudariam para a “recuperação” das exposições, exceto no Oriente Médio e na África.

Nestas regiões a “visibilidade de médio prazo em termos de políticas públicas, incluindo restrições de viagens” ocupa o terceiro lugar.

A América do Norte e América Central e do Sul classificam a “prontidão das empresas expositoras e visitantes em participar novamente” como o mais importante desses três elementos.

Volume de negócios – lucros operacionais

– A queda de receita prevista para 2021 é maior no Oriente Médio e na África e na América Central e do Sul (respectivamente apenas 35% e 37% das receitas de 2019), seguida pela Europa (48%), Ásia e Pacífico (50%) e Norte América (55%).

– Em termos de lucros, a porcentagem de empresas que viram perdas em 2020 é de 41% para a América do Norte, 44% para a Ásia e Pacífico, 51% para o Oriente Médio e África, 55% na Europa e 59% para a Central & América do Sul.

Força de trabalho e perspectivas

– Houve uma redução maior na força de trabalho entre as empresas na América Central e do Sul (79%), Oriente Médio e África (73%) e América do Norte (63%), do que na Ásia e Pacífico (52%) e Europa (43 %).

– A proporção de empresas que acreditam que precisarão fechar definitivamente se os negócios não forem retomados nos próximos seis meses varia de 5% na América do Norte e Europa a 10% na América Central e do Sul, 12% no Oriente Médio e África e 16% na Ásia e Pacífico.

Em linha com o objetivo da UFI de fornecer dados vitais e melhores práticas para toda a indústria de exposições, os resultados completos podem ser baixados clicando aqui.

A próxima pesquisa do Barômetro Global UFI será realizada em dezembro de 2021.