A Francal Feiras, em um momento ascensionário de sua história, anuncia para 2024 uma nova marca e a apresentação de Fernando Ruas como CEO.
Em um movimento singular, a maior promotora de eventos de negócios 100% brasileira, passa a adotar o nome ‘Francal’ e se estabelece no mercado como um ecossistema completo para eventos.
Este momento está ligado ao crescimento dinâmico do setor, o qual exige a continuidade de um trabalho de excelência.
Com o objetivo de aperfeiçoar a gestão dos negócios, a Francal estabelece uma nova administração estratégica como componente essencial de seu processo de reestruturação.
Após décadas de um legado consolidado, enquanto presidente e um dos sócios-fundadores da empresa, Abdala Jamil Abdala passa o bastão para Fernando Ruas, que deixa o cargo de Diretor de Negócios.
Com a transição, Abdala assume o cargo de Chairman, atuando como mentor e parceiro estratégico para o CEO.
Já Daniel Lima, atual Diretor Executivo, passa a ocupar o cargo de co-CEO. Para o novo Chairman, a dedicação e o comprometimento de todos os colaboradores e parceiros ao longo do processo é parte essencial para o crescimento e o sucesso da empresa.
“Ao anunciar Fernando Ruas como novo CEO, emprego ao novo líder seguridade no futuro da empresa e destaco ainda a importância de fundarmos uma nova jornada para compreender os desafios do mercado atual”, enaltece Abdala Jamil Abdala.
Atuando há mais de cinco anos como Diretor de Negócios na Francal, Ruas liderou o planejamento estratégico e a modernização da gestão do negócio, criando as bases para o processo de mudança que coloca em prática a partir de agora.
“Iniciamos na Francal uma jornada inovadora em operações corporativas, formando parcerias estratégicas com empresas de visão compartilhada. Isso fortalece a Francal e sua posição no mercado, além de ampliar nosso impacto neste ecossistema de negócios, alinhando práticas à sustentabilidade”, afirma o novo CEO.
Para o novo co-CEO, Daniel Lima, a nova fase retrata mais do que uma mudança de liderança.
“Esse movimento, que vem sendo estruturado ao longo dos anos com o Abdala, é a afirmação de um compromisso da Francal com a evolução e missão contínua em entregar valor e qualidade aos nossos clientes e parceiros”, aponta.
“Confiamos ao Ruas a nova posição por sua habilidade de liderar, negociar, conectar e elevar os destinos da empresa para novos níveis de sucesso”, completa Daniel.
A FRANCAL
No último ano, a Francal registrou crescimento de 30% em seu faturamento. Atualmente é responsável pela execução e organização de 16 eventos corporativos.
Hoje, a Francal está inserida em 15 segmentos econômicos, promovendo soluções de valor para esses mercados por meio de relações comerciais duradouras, experiências e conteúdo, gerando em média 16 mil empregos diretos e indiretos a cada feira executada.
Atuando nos fundamentos de negócios: Consumer Goods and Retail, Wellness, Nutrition & Greentech, Industry & Construction.
Os 16 eventos do portifólio da Francal reúnem mais de 160 mil visitantes profissionais e somam mais de 2,5 mil empresas expositoras e patrocinadoras.
Como um ecossistema voltado para eventos, a Francal está expandindo para outros setores com foco na cadeia de serviços.
Nessa empreitada, a Francal formou uma joint venture com a experiente BWT Operadora de Turismo e começará a estruturar um novo empreendimento no setor de turismo em maio desde ano, especializado em eventos B2B.
Um outro avanço no setor será a remodelação da Estrutural Montagens, que ganhará um novo plano de negócios no primeiro trimestre de 2025.
“Graças ao conceito de One Stop Shopping, um modelo de negócio que congrega uma extensa variedade de produtos ou serviços em um local único, ele simplifica toda a jornada do nosso cliente na organização e realização de eventos com a Francal”, enfatiza Ruas.
REBRANDING: O NOVO MOMENTO DA FRANCAL
A Francal anuncia um marco significativo em sua trajetória com o lançamento de sua nova identidade de marca.
O trabalho é reflexo de uma visão estratégica e de crescimento de uma companhia que tem 55 anos de solidez no mercado.
Seu nome deixa de ser acompanhado por “feiras” e agora adota a tagline “Ecossistema para Eventos”, marcando sua evolução para além das feiras tradicionais, em direção a um conceito mais integrativo e expansivo.
Para a Francal a marca precisava evoluir para estar alinhada com sua visão expandida e seu papel crescente no cenário global de eventos, iniciando assim o processo estratégico de rebranding para representar melhor sua posição.
“O processo de rebranding da Francal foi uma evolução natural diante do crescimento extraordinário que experimentamos nos últimos anos. Percebemos que a nossa antiga marca não capturava mais a essência de quem somos hoje: uma potência inovadora com um alcance global”, afirma Daniel Lima.
O processo criativo por trás dessa transformação foi conduzido pela Jor Publicidade, utilizando sua metodologia estratégica data-driven.
“Encontros que Movem”, o novo conceito criativo da Francal, simboliza o poder dos eventos em conectar pessoas e ideias, movendo o setor adiante.
Este conceito foi desenvolvido para capturar a essência de dinamismo e interconexão que são genuínos da Francal.
Durante um ano e meio, foi feito um trabalho extenso e estruturado em parceria com a Francal, sob a liderança de sua gerente de marketing, Fernanda Sabino.
Foram extensas horas de pesquisa interna e externa, análises de mercado e avaliações de clima organizacional.
Além disso, as visitas a várias feiras e um aprofundamento no entendimento das dinâmicas do mercado foram pilares importantes nesta construção e parceria, assegurando que todo o processo da nova identidade estivesse alinhado com os objetivos estratégicos da Francal.
O CEO da Jor Publicidade, Paulo Castro, ao refletir sobre o processo criativo do rebranding, compartilhou sua perspectiva.
“O desafio de redesenhar a identidade de uma marca tão estabelecida como a Francal foi uma oportunidade excepcional para nós”, afirma.
“Nosso foco estava em criar algo que não apenas ressoasse com os valores e a história da empresa, mas também projetasse uma visão de futuro”, completa.
O novo logotipo, mais moderno, robusto e impactante, simboliza essa transição. ‘Encontros que Movem’ e a tagline ‘Ecossistema para Eventos’ foram concebidos para refletir a força que a Francal possui no mercado de eventos.
Durante a liderança do projeto, Fernanda Sabino, gerente de marketing da Francal, expressou seu entusiasmo quanto ao novo posicionamento e nos novos rumos que a Francal está desenhando.
“Com 55 anos de história, mantemos nossa solidez, mas mostramos que estamos de olho no futuro através da inovação”, afirma Sabino.
“A nova tagline, ‘Ecossistema para Eventos’, representa nosso compromisso em ser uma plataforma integral para conexões profissionais em todos os mercados que atuamos”, completa.
O lançamento da nova identidade será acompanhado por uma campanha abrangente de mídia on e offline, redesenho das redes sociais da marca e estratégia de PR.
O rebranding representa mais do que uma nova imagem para a companhia, simboliza a adaptação da marca a um mundo em constante mudança e mantem-se fiel a tudo que construiu, com vistas a novos futuros.
LEIA MAIS SOBRE TODO ESTE PROCESSO NA RADAR MAGAZINE:
Crédito da imagem: Keiny Andrade