Novo Mangueirão abre possibilidades para recepcionar grandes eventos

Anúncio

O governo do Pará entregou à população paraense, no último domingo (9), o Novo Mangueirão – totalmente reconstruído, ampliado e modernizado.

O estádio, que começou a ser edificado em 1973 e abriu as portas pela primeira vez há mais de 40 anos, teve que se adequar a exigências de segurança, novos padrões estabelecidos pela Fifa e modernizações tecnológicas.

Projeto do arquiteto paraense Alcyr Meira, o Mangueirão, batizado assim pelos moradores da cidade das mangueiras, foi construído por módulos e se tornou um ícone para o Pará.

Para concretizar a data especial, os dois maiores times da Amazônia, Remo e Paysandu, se enfrentaram em mais um clássico RE-PA, jogo válido pelo Campeonato Paraense.

Anúncio

As melhorias proporcionadas pelo governo do Pará abrangem a área externa do complexo, que está mais seguro e tecnicamente adaptado aos clubes, jogadores, equipes técnicas e, principalmente, aos seus espectadores e amantes do esporte.

Toda a área do estacionamento foi ampliada e modernizada, aumentando a capacidade para cerca de 6,5 mil vagas.

O acesso ao Mangueirão foi reorganizado e ampliado. Para chegar às arquibancadas, o torcedor agora conta com sete rampas de cada lado, sendo uma exclusiva para cadeirantes.

O estádio conta com total acessibilidade para pessoas com deficiência, elevadores panorâmicos, novas catracas e câmeras de segurança com reconhecimento facial (que estão conectadas com os servidores da segurança pública).

Além disso, agora as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) terão espaço de acomodação sensorial no novo Mangueirão.

É um projeto intersetorial desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) para garantir conforto durante os eventos, evitando situações de estresse em crianças, jovens, adultos e idosos com diagnóstico de TEA.

O novo gramado tipo “bermuda celebration”, mais adequado para o clima do Pará e utilizado nos principais estádios de Copa do Mundo.

A total reestruturação do Mangueirão elevou o nível de segurança e conforto do estádio, agora, com capacidade para 50 mil torcedores.

 A obra de modernização traz a garantia da realização de grandes eventos esportivos de nível Internacional. São:

– Novas rampas de acesso, elevadores, cabines de transmissão, camarotes, banheiros, restaurantes, cobertura, instalações, sistema de sonorização e iluminação cênica;

– Placares, controle de acesso, substituição da pista de atletismo, novas acomodações para atletas, área externa refeita, projeto de sustentabilidade, recuperação da estrutura;

– Postos policiais, câmeras com reconhecimento facial e ampliação do setor de cadeiras com substituição dos assentos por poltronas retráteis.

ESTÁDIO É REFERÊNCIA PARA GRANDES EVENTOS

Palco de grandes eventos para além do futebol, o Mangueirão recebeu shows importantes, como o do grupo musical Menudo, em 1985.

Também ganhou reconhecimento internacional com o Gran Prix Caixa de Atletismo, com a marca de mais de 42 mil expectadores presentes, sendo o maior em público do Brasil em competições de atletismo.

Além de celebrações religiosas, como o XVII Congresso Eucarístico Nacional, realizado pela Arquidiocese de Belém, em 2016, e eventos das igrejas Quadrangular e Assembléia de Deus.

Segundo o Secretário de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, a ideia é que o espaço seja palco para receber importantes eventos esportivos e culturais

“A gente quer ampliar o uso esportivo do estádio e trazer vários eventos do esporte para cá, mas também queremos resgatar a cultura e o lazer, que são os pilares da secretaria”, finaliza.

Crédito da imagem: Alex Ribeiro / Ag. Pará