O Italian Exhibition Group (IEG) confirmou a inauguração do novo Pavilhão 2 do Centro de Exposições de Vicenza para setembro deste ano.
A estrutura estará totalmente operacional para receber as próximas edições da Vicenzaoro e da T.Gold, programadas entre os dias 4 e 8 de setembro de 2026.
Com 23 mil metros quadrados distribuídos em dois andares, o novo pavilhão passa a ser o principal núcleo do complexo expositivo e representa um passo importante na estratégia da IEG de fortalecer a posição da Vicenzaoro.
Projetado pelo escritório alemão Studio GMP, liderado pelo arquiteto Vokwin Marg, o Pavilhão 2 foi concebido para melhorar a circulação entre as áreas da feira, conectando diretamente os pavilhões 1, 4 e 6 e criando um fluxo mais eficiente para visitantes e expositores.
A nova infraestrutura também elevará os padrões de qualidade do centro de exposições, beneficiando não apenas os eventos organizados pela IEG em Vicenza, mas também as atividades do Vicenza Convention Centre (VICC) e a economia local.
“O Pavilhão 2 oferecerá uma sede ainda mais moderna para as comunidades que representam o melhor da joalheria, dos produtos semiacabados e das tecnologias de todo o mundo, que escolhem Vicenza para fazer negócios e estabelecer conexões”, disse o presidente da IEG, Maurizio Ermeti.
“É também uma oportunidade de desenvolvimento para o território, para as empresas e para as futuras gerações”, completou.
Além de melhorar a experiência dos participantes, a nova configuração permitirá uma reorganização estratégica dos eventos. A área dedicada aos fabricantes de joias, atualmente instalada no Pavilhão 4, será transferida para o novo espaço.
Com isso, a T.Gold, feira voltada às tecnologias para a indústria joalheira, passará a ocupar o Pavilhão 4, tornando-se, pela primeira vez, totalmente integrada ao complexo principal da Vicenzaoro.
Até a edição de janeiro deste ano, o evento era realizado no Pavilhão 9, localizado fora da área central do centro de exposições.
O novo edifício também amplia os compromissos da IEG com a sustentabilidade. A instalação de painéis solares na cobertura do Pavilhão 2 dobrou a capacidade fotovoltaica do centro de exposições, que agora alcança 2 megawatts. Com isso, em períodos sem eventos, o complexo poderá atingir autossuficiência energética.
Para Mario Vescovo, diretor da unidade da IEG em Vicenza, a conclusão da obra dentro do prazo estabelecido representa uma conquista significativa.
“A construção ocorreu no coração do centro de exposições e precisou ser realizada sem interferir na realização dos eventos. Conseguimos garantir a continuidade de quatro edições da Vicenzaoro, com um investimento de 60 milhões de euros e impacto praticamente zero para expositores e visitantes”, destacou.
Vescovo acrescenta que o projeto foi pensado para atender não apenas à Vicenzaoro, mas também a futuras feiras de diferentes segmentos.
Entre os diferenciais está o pé-direito de nove metros em ambos os andares do novo pavilhão, característica que amplia sua versatilidade para receber eventos de diversos setores.












