Com a posse dos novos governadores, tomaram posse também os novos secretários estaduais de turismo. Confira abaixo a relação dos Estados em que a escolha já foi definida.
Região Norte
Acre – Raquel Moreira: O Governador do Acre, Tião Viana, anunciou no último dia 15 de dezembro seus novos secretários. Rachel Moreira, atual secretária de Turismo e Lazer da Secretaria Estadual de Turismo e Lazer (Setul) permanece no cargo durante o próximo mandato do governador. Ela é formada em Direito e foi diretora da Fundação Aldeia de Comunicação do Acre (Fundac).
Pará – Adenauer Góes: O atual secretário de turismo do Pará, Adenauer Góes dará continuidade em seu trabalho à frente do comando do turismo paraense. A decisão foi do governador Simão Jatene, em reconhecimento ao trabalho que vem realizando à frente da Setur. Com a extinção da Paratur, as ações promocionais do Estado passam a ser unificadas.
Região Nordeste
Alagoas – Jeanine Pires: O governador eleito de Alagoas, Renan Filho, escolheu a nova secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas: Jeanine Pires. A nova titular da pasta já foi presidente da Embratur de 2006 a 2010, e responsável pela coordenação da promoção do Brasil no Exterior.
Bahia – Nelson Pelegrino: O governador eleito da Bahia, Rui Costa, anunciou o nome do novo secretário de Turismo do Estado. É o deputado estadual Nelson Pelegrino. Formado na UFBA, o advogado Nelson Vicente Portela Pelegrino é um dos fundadores do PT da Bahia e um dos parlamentares de maior renome da esquerda no Estado. Ele substitui Pedro Galvão a partir de janeiro. Diogo Medrado continuará como presidente da Bahiatursa.
Ceará – Arialdo Pinho: Bismark Maia deixa a Secretaria de Turismo após duas gestões aàfrente da entidade. Em seu lugar quem assume a presidência da Setur CE é Arialdo Pinho. O ex chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará, Arialdo Pinho assume a Secretaria de Turismo do Estado por indicação do governador eleito Camilo Santana (PT).
Maranhão – Delma Andrade: Delma Andrade assume a Secretaria de Turismo do Maranhão. Atualmente, a nova titular da pasta trabalha no Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) como diretora de Acompanhamento e Estruturação de Produtos da Embratur. A profissional é mestre em Antropologia Social, pela Universidade de Brasília e também tem o título de especialista em Gestão e Marketing do Turismo. Tem experiência em planejamento e gestão pública e privada do turismo, além de ser pesquisadora e professora em cursos de turismo.
Paraíba – Ruth Avelino: Ruth Avelino continuará na presidência da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). A confirmação é do próprio governador da Paraíba, Ricardo Coutinho. A permanência dela no cargo foi uma reivindicação do trade paraibano.
Pernambuco – Felipe Carreras: Formado em Ciências Contábeis, Carreras iniciou sua atuação na vida pública em 2013, quando ocupou a secretaria de turismo e lazer da prefeitura do Recife. Até então, trabalhava na indústria de entretenimento. A cadeira de Carreras na Câmara Federal será ocupada por Fernando Monteiro (PP), sobrinho do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro.
Rio Grande do Norte – Rui Gaspar: O empresário foi escolhido para comandar a pasta do turismo do Rio Grande do Norte. Sua experiência maior é no setor de hotelaria. Ruy é engenheiro civil formado pela PUC-RJ, empresário do setor hoteleiro e presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-RN).
Sergipe – Adilson Júnior: O atual secretário permanece no cargo dando sequência à sua gestão.
Região Sudeste
Minas Gerais – Tadeu Leite: Segundo o jornal Estado de Minas, o chefe da pasta de Turismo e Esporte será Tadeu Leite (PMDB).
Rio de Janeiro – Nilo Sérgio Félix: O ex secretário de Esportes e Lazer já foi subsecretário de Turismo do Rio de Janeiro e é também diretor do Clube do Feijão Amigo do Rio de Janeiro. Nilo Sérgio volta à Secretaria de Turismo por indicação do governador Luiz Fernando Pezão. Nilo Sérgio ganhou destaque no turismo desde o período em que como diretor da Embratur foi responsável pelo escritório da entidade no Rio até o seu fechamento. O superintendente do Rio Convention & Visitors Bureau, Paulo Senise, assume a presidência da TurisRio.
São Paulo – Roberto Lucena: Lucena é deputado federal pelo Partido Verde (PV) desde 2011 e foi reeleito para mais um mandato no Congresso Nacional em outubro deste ano. É vice-presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e vice-líder do partido na Câmara dos Deputados.
Centro-Oeste
Distrito Federal – Jaime Recena: Jaime Recena, é o novo nome forte do Turismo na Capital Federal. Candidato não eleito a deputado federal pelo PSB, Rollemberg aposta no correligionário para a pasta. Aos 33 anos de idade, Jaime Recena já conduziu a revista Roteiro Brasília e é um conhecido nome no mercado gastronômico brasiliense. Ele é sócio de um restaurante e também já concorreu a deputado distrital, onde acabou, a exemplo do que aconteceu em 2014, derrotado nas urnas.
Goiás – Leandro Garcia: O presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, permanece no cargo. Leandro é de São Paulo, mas ainda criança mudou-se para Rio Quente, onde se dedicou profissionalmente ao setor de turismo. Já organizou diversos eventos que movimentaram o trade turístico goiano. Também já foi chefe de gabinete da Secretaria de Turismo e secretário de Cultura de Caldas Novas.
Mato Grosso – A Secretaria de turismo será extinta. A nova pasta será Secretaria de Agricultura, Cidades e Turismo. Nome do secretário será anunciado.
Mato Grosso do Sul – Athayde Nery: Athayde Nery é advogado, formado na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), e poeta com três livros publicados (Silêncio Escancarado; Terere com Água Guarani e Estrelas líquidas). Foi presidente da Fundac (Fundação de Cultura de Campo Grande), presidente do Conselho Municipal de Cultura de Campo Grande e é ex secretário-executivo do Fórum Nacional de Secretários de Cultura das Capitais.
Região Sul
Paraná – Douglas Fabrício: O governador Beto Richa confirmou o nome do deputado Douglas Fabrício para assumir a Secretaria de Esporte e Turismo do Paraná. Para assumi-la, Fabrício terá que se licenciar da Assembleia Legislativa, passando a ocupar a sua cadeira de deputado estadual a primeira suplente do PPS, Cristina Silvestri, de Guarapuava. Mesmo assim, ele diz que continua deputado pela região.
Rio Grande do Sul – Juvir Costela: O peemedebista Juvir Costella vai ser o titular da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer. Juvir Costella, 55 anos de idade, é servidor público estadual aposentado. Casado, pai de dois filhos, foi gerente da Caixa Estadual, vereador em Esteio por dois mandatos e chefe de Gabinete do ex deputado Marco Alba, atual prefeito de Gravataí.
Santa Catarina – Filipe Mello: Continua sua gestão à frente da Setur SC. Aos 33 anos de idade, Mello é advogado especialista em direito administrativo e gestão pública. Foi secretário de Administração de Florianópolis. Na sequência, assumiu a Secretaria da Previdência da Capital, depois foi membro do Tribunal Tributário do Estado, secretário de Planejamento do Estado – entre 2011 e 2012 – e de Assuntos Internacionais, cargo que ocupa desde 2013.