NT Expo Xperience termina com 20 horas de conteúdos sobre o setor ferroviário

Anúncio ABIMAD39

A NT Expo Xperience, evento 100% digital voltado para o setor ferroviário, chegou ao fim na última quinta-feira, 26, encerrando uma exclusiva programação de palestras e painéis dedicados unicamente aos universos de transporte de cargas e de passageiros sobre trilhos.

Ao todo, foram 20 horas de conteúdos, com a participação de mais de 60 palestrantes e profissionais do setor, ao longo de três dias de evento – de 24 a 26 de novembro.

Entre os destaques do período da tarde do último dia de programação, o debate sobre como atrair a participação privada nos sistemas ferroviários de passageiros veio à tona, com a presença de três importantes nomes do setor:

O presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eduardo Copello; o presidente da ViaQuatro e da ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pelas operações das Linhas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô de São Paulo, Francisco Pierrini; e o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Pedro Tegon Moro.

Operações autônomas: Uma tendência no setor

A pauta sobre parcerias público-privada também foi destaque em um segundo painel deste dia que marcou o fechamento da NT Expo Xperience.

Anúncio

O assunto voltou à tona em uma apresentação que evidenciou a evolução da automação no transporte de passageiros sobre trilhos, com a palestra do analista de engenharia da ViaQuatro, empresa responsável pela administração da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, Bruno Magalhães.

Marcopolo Rail se prepara para lançar seu primeiro modelo de VLT no mercado nacional

Outro destaque deste último dia de NT Expo Xperience foi a apresentação da Marcopolo Rail, na a nova marca da concessionária para atuação no segmento metroferroviário.

O objetivo é agregar o know-how adquirido nas soluções para o transporte de massa, como os sistemas BRT, aos modais de vias elevadas (People Movers e Similares) e Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). “Escolhemos a NT Expo para lançar a Marcopolo Rail porque é o principal evento da América do Sul voltado para a cadeia do setor metroferroviário e para enfatizar a nossa capacidade de fornecimento para o segmento dos trilhos, ampliando a possibilidade de negócios na região”, finalizou Amaral.