Analítica Latin America e Glass South America foram apenas duas da série de entregas que a NürnbergMesse Brasil realizou no mês de junho.
Depois de quase três anos, as principais marcas do país de tecnologia para laboratórios, análises, biotecnologia e controle de qualidade puderam se reunir para apresentar as inovações do setor na Analitica Latin America.
A última edição da Analitica Latin America tinha sido em 2019. Em função da pandemia, em 2020 ela foi adiada e em 2021 foi apresentada apenas como um pavilhão dentro da FCE Pharma e FCE Cosmetique.
Realizada de 21 a 23 junho, no São Paulo Expo, a feira recebeu 6.686 mil, reafirmando a sua posição como um dos principais eventos de química analítica da América Latina.
Só na rodada de negócios realizada este ano, no primeiro dia do evento, a feira movimentou R$ 19 milhões.
Foram cerca de 190 reuniões entre 15 expositores e 50 possíveis compradores durante duas horas.
“Visitantes e expositores estavam ávidos por essa edição e foi muito bom ver a satisfação de todos ao circular pelos corredores, nos três dias de evento”, comemora João Paulo Picolo, CEO da NürnbergMesse Brasil.
Além da exposição, a 16ª edição da Analitica Latin America contou com uma parceria inédita com o ENQA (Encontro Nacional de Química Analítica) e promoveu, no São Paulo Expo, uma prévia do encontro marcado para setembro, no Rio Grande do Sul.
As palestras realizadas no segundo dia da feira abordaram os desafios do segmento de Química Analítica.
O 8º Congresso Analitica Latin America foi outro atrativo, com cerca de quatro horas de conteúdo, com debates que incluíram discussões sobre o Controle de Qualidade de Vacinas e Nanotecnologia aplicada a Fármacos e Cosméticos.
GLASS SOUTH AMERICA
Uma semana depois, de 29 de junho e 2 de julho, foi a vez da Glass South America ocupar o espaço do São Paulo Expo com 16 mil visitantes.
Esse foi o recorde histórico de público da maior feira do setor vidreiro da América Latina, que voltou aos pavilhões depois de quatro anos.
Os visitantes vieram de todas as partes do Brasil: Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, além de cidades do interior de São Paulo.
Alexandre Brown, diretor de Negócios da NürnbergMesse Brasil, promotora do evento ao lado da Abravidro (Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos), comemorou a marca.
“A Glass chegou em um momento desafiador do mercado e conseguiu gerar muitos negócios. Andando pela feira, viam-se vários produtos com a plaquinha ‘vendido’. O expositor conseguiu vender o produto diretamente aqui”, celebra.
Durante todo o evento, vidraceiros, arquitetos, engenheiros e profissionais do setor puderam conhecer de perto o que há de mais moderno e tecnológico no mercado.
Mais de 130 expositores mostraram suas novidades numa área de 16 mil m²: máquinas, vidros, ferragens, esquadrias etc.
Tudo ligado ao universo vidreiro reunido em um único espaço, ambiente propício para fechar parcerias. A volta depois de quatro ano não poderia ser melhor, segundo Iara Bentes, superintendente da Abravidro.
“Foi uma feira de muita qualidade. Houve um investimento grande dos expositores e o público correspondeu à altura. Para a Abravidro, foi uma oportunidade de interagir com os diversos elos da cadeia e trabalhar pelo desenvolvimento do setor”, afirma Bentes.
A Itália, um dos países mais importantes na produção de maquinários para a indústria vidreira, marcou presença em mais uma edição da Glass South America.
O país europeu ganhou até um pavilhão exclusivo. Ao todo 15 empresas mostraram a milhares de visitantes as principais novidades do mercado italiano.
Tanto a feira Analítica Latina America, como a Glass South America, já estão com suas próximas edições confirmadas. A Analítica será de 26 a 28 de setembro de 2023. Já a Glass ficou agendada para 27 a 30 de setembro, também do próximo ano.