O ano de 2017 foi novamente um período de resiliência para a economia brasileira que começou a se recuperar da crise e enxergar novas possibilidades de negócios. A NürnbergMesse Brasil aproveitou esse cenário para estreitar ainda mais seu relacionamento com os principais players do mercado e, como resultado, conseguir o feito de fechar o ano com crescimento em todos os seus produtos, além de realizar sua primeira feira B2C.
João Paulo Picolo, presidente da empresa, comemora os resultados e classifica o ano como positivo. “Em 2017 nós conseguimos retomar contatos de extrema importância em todos os setores em que atuamos e elevar ainda mais a qualidade de visitação em nossas feiras, graças a estratégias de relacionamento que foram pensadas especialmente para atrair os principais tomadores de decisão do país”, explica o executivo.
O programa citado por Picolo é o Hospitality Class, iniciativa criada para auxiliar na construção de uma rede de negócios e relacionamento entre fornecedores e indústria. Os participantes ficam em uma área cuidadosamente elaborada com privacidade para reuniões e encontros, alguns ainda participam de uma manhã de palestras rigorosamente selecionadas com temas inéditos, chamado Insight Experience. Este ano, foram disponibilizados conteúdos em parceria com instituições como a Ernest Young, Insper, Porsche Consulting, Mc Kinsey, MIT, entre outros. No fim do dia, os principais executivos são convidados a participar da Experiência Gourmet, em um ambiente descontraído e agradável propício a troca de ideias e a realização de novos contatos. O programa foi criado para ser uma experiência única e completa para cada participante.
Outra estratégia adotada pela empresa neste ano, inédito no mercado de feiras, foi a de conteúdo de marketing digital por demanda. Nas feiras FCE Pharma, FCE Cosmetique e Pet South America foi disponibilizado um aplicativo que permitia ao visitante receber conteúdos inéditos sobre o mercado através de notificação de pushs, que eram liberadas de acordo com o caminho feito pelo usuário. Quanto mais o visitante explorasse a planta da feira, mais conteúdo recebia e podia escolher o melhor momento para consumi-lo.
Embarcando em novos mares, o desafio da empresa em setembro foi entregar seu primeiro produto B2C, a Brasil Cycle Fair. O evento aconteceu em duas frentes: o tradicional pavilhão de negócios, onde a entrada era restrita a profissionais do setor e a área externa com test rides de bicicletas, venda de acessórios ao público final e campeonatos, como a última etapa da Copa Internacional Levorin de Moutain Bike e a etapa São Paulo do Campeonato de BMX Super Spine. Para atender esse novo público, o trabalho com mídias sociais e influenciadores foi um dos diferenciais que proporcionaram um ótimo resultado já na primeira edição. Juntos, os dois espaços receberam 16.000 pessoas em três dias de evento.
Após encerrar as feiras deste ano, a subsidiária brasileira promete muitas novidades para 2018, começando o ano em um novo escritório; a nova casa será no WTorre Morumbi, moderno complexo empresarial localizado em uma das principais regiões econômicas de São Paulo.
“Tudo que pensamos para esse ano se resume em duas palavras: relacionamento e inovação. Pensamos no máximo de experiências que podemos oferecer ao nosso expositor e ao nosso visitante e colocamos em nossos eventos. Queremos despertar novamente em executivos, empresários e compradores o desejo de visitar uma feira de negócios. Esse ano foi só o começo, muitas coisas boas estão por vir”, concluí Picolo.