A pandemia de coronavírus marcou profundamente o ano fiscal de 2020 da NürnbergMesse. Das 86 feiras mundiais planejadas pela empresa para 2020, 65 tiveram que ser canceladas ou adiadas.
O resultado foi uma redução dos números-chave das feiras de negócios para cerca de 12.400 expositores (ano comparável 2018: 35.462), 429.500 visitantes ( contra 1,5 milhões) e 360.900 metros quadrados de espaço líquido (ao invés do 1,2 milhão).
Assim, as vendas da NürnbergMesse caíram para cerca de € 115 milhões (2018 ano comparável: € 315,1 milhões), com um prejuízo líquido na ordem de € 50-60 milhões (2018 ano comparável: + € 28 milhões de lucro).
Graças às rápidas decisões de gerenciamento, a empresa de exposição evitou um resultado consideravelmente mais negativo, disse o CEO da NürnbergMesse, Dr. Roland Fleck.
Reiniciar e transformação digital
Enquanto a empresa-mãe em Nuremberg e muitas de suas subsidiárias estavam sob controle do coronavírus, a NürnbergMesse China teve um reinício bem-sucedido com feiras e conferências comerciais em Xangai.
Essas feiras renderam informações importantes para os conceitos de higiene e segurança no setor de exposições como um todo.
Para ser capaz de oferecer mercados tão importantes para os negócios, desafiando a pandemia, a NürnbergMesse desenvolveu novas plataformas digitais para seus eventos existentes em tempo recorde.
Na data da feira it-sa cybersecurity em outubro, mais de 3.600 participantes do setor de segurança de TI se reuniram no espaço digital “it-sa 365”. Da mesma forma, especialistas no setor médico, proteção contra incêndio, tecnologia de aquecimento e refrigeração e tecnologia de bebidas, bem como a comunidade de hidrogênio, participou de versões digitais de eventos para suas próprias áreas: MedtecLIVE, FeuerTrutz, CHILLVENTA, BrauBeviale e HYDROGEN DIALOGUE.
Assim, apesar da crise, a NürnbergMesse manteve contato próximo com seus clientes, gerou novos negócios e acumulou valiosa experiência em digitalização.
Como antes, a situação básica para a indústria de exposições em 2021 ainda depende da evolução da pandemia.
A NürnbergMesse planeja realizar suas feiras e conferências como eventos híbridos, com expansões digitais, até este verão. As inscrições para esses eventos são surpreendentemente altas e, em alguns casos, até ultrapassaram seus níveis pré-pandêmicos.