Pela primeira vez, a árvore de Natal deste ano em frente à entrada do Centro de Exposições de Nuremberg será iluminada com energia solar própria da venue.
Ou seja, bem a tempo para a época do Natal, a NürnbergMesse começará a produzir a primeira eletricidade verde a partir do seu próprio sistema fotovoltaico (PV).
Para isso, cerca de 12.700 painéis solares foram instalados nos telhados dos pavilhões de exposição 3, 3A e 3C e no estacionamento “Nord” de vários andares desde março deste ano.
Os painéis solares no topo dos pavilhões 3A e 3C já fornecem 1,9 MWp que estão sendo alimentados na rede elétrica. Até o verão europeu de 2024, a NürnbergMesse terá instalado um total de cerca de 21.000 painéis solares em sete pavilhões e no estacionamento, para atingir uma produção total de cerca de 9 MWp.
A sua capacidade de cerca de 9 milhões de kWh por ano pode abastecer uma cidade com mais de 7 000 residentes (cerca de 3 600 agregados familiares com duas pessoas).
Isto significa que em um único complexo de edifícios, a NürnbergMesse terá o maior sistema fotovoltaico do que qualquer empresa na qual o Estado da Baviera seja uma parte interessada.
Para a primeira fase de construção do sistema de energia solar, incluindo armazenamento inovador de baterias de segunda vida, a NürnbergMesse espera investir cerca de 15 milhões de euros no total.
“O comissionamento do sistema de energia solar é um marco para a NürnbergMesse em seu caminho para a neutralidade de CO2”, celebrou Albert Füracker, Ministro das Finanças e Assuntos Internos da Baviera e VP do Conselho de supervisão da NürnbergMesse.
“O sistema é uma vitrine absoluta e está dando uma contribuição importante para a transição energética – não apenas para o Estado da Baviera, mas também para a indústria de feiras comerciais alemã”, completou.
O prefeito de Nuremberg, Marcus König, presidente do conselho de supervisão da NürnbergMesse, acrescentou que ao produzir sua própria energia solar, “a NürnbergMesse continua seu caminho para a sustentabilidade, ao mesmo tempo em que dá um forte exemplo de proteção climática na cidade e na região metropolitana de Nuremberg!”
Em março, os diretores administrativos da NürnbergMesse juntaram-se ao primeiro-ministro da Baviera, Dr. Markus Söder, ao ministro Füracker e ao prefeito König para lançar oficialmente a construção do sistema de energia solar no centro de exposições.
O foco do projeto é aproveitar ao máximo a energia produzida internamente. Isto será conquistado através da utilização de unidades modulares de armazenamento de baterias de segunda vida provenientes de veículos de teste com uma produção total de 7,7 MWh como armazenamento tampão de curto prazo, garantindo que a energia está sendo reutilizada.
Como resultado, a NürnbergMesse pode aumentar significativamente a sua quota de geração interna e utilizar cerca de 75% da energia solar gerada por sua própria conta. Isto resulta num nível de autossuficiência de até 30% em relação ao consumo total de energia anterior.
“Com o sistema fotovoltaico demos um grande passo no sentido de termos um fornecimento de energia completamente neutro em CO2 até 2028”, explica Peter Ottmann, CEO da NürnbergMesse.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E PLANOS DE EXPANSÃO
A NürnbergMesse também conta com inteligência artificial em conjunto com a instalação do sistema de energia solar.
A empresa de feiras trabalhou com seu parceiro de planejamento de sistemas HEITEC Innovation GmbH para desenvolver o que é conhecido como “gêmeo digital”, que permitirá o gerenciamento eficiente de carga no planejamento e operação do sistema.
Antes dos últimos módulos fotovoltaicos que serão instalados até o verão de 2024, a NürnbergMesse já está pensando em seu próximo passo: a expansão dos módulos fotovoltaicos para cerca de 20 MWp, o que permitiria então um total de 20 milhões quilowatts-hora de eletricidade a ser gerada. Isso equivaleria ao consumo de uma pequena cidade com cerca de 20 mil habitantes.
No verão passado, a NürnbergMesse já havia terminado de mudar a iluminação de todos os pavilhões de exposição para LEDs. No processo, mais de 21 km de tubos fluorescentes foram substituídos por lâmpadas LED economizadoras de energia.
Esta ação permitiu à NürnbergMesse poupar cerca de 80% de energia em comparação com os tubos fluorescentes anteriores.
Crédito da imagem: Ralf Rödel/NürnbergMesse