Anúncio
Início coronavirus O futuro dos profissionais de eventos pós-pandemia – Artigo de Igor Tobias...

O futuro dos profissionais de eventos pós-pandemia – Artigo de Igor Tobias (MCI Brasil)

Anúncio

Por Igor Tobias (Managing Director da MCI Brasil)

Recentemente fui painelista de um evento híbrido para discutir os impactos do Covid-19 na indústria de eventos. Uma das perguntas que me foi endereçada foi sobre como as coisas seriam na indústria uma vez passada a pandemia e como seria o novo “normal”. Bem, a futurologia é uma tarefa difícil, mas também divertida. Em uma de minhas afirmações, eu disse que acreditava que as agências teriam que adicionar diferentes tipos de profissionais à sua folha de pagamento. Mas agora, repensando minha resposta, eu poderia acrescentar que os profissionais atuais também deveriam adquirir novas habilidades e conhecimentos, afinal, o covid-19 forçou agências, clientes e públicos-alvo a novos formatos de eventos: os chamados eventos digitais (híbrido, virtual, webinar, streaming e todas as suas variações).

Mas muita calma nessa hora, em hipótese alguma estou decretando o fim dos eventos presenciais, muito pelo contrário. O desejo de socializar é inerente ao ser-humano e nada irá substituir o impacto dos eventos presenciais. Meu ponto é que veremos uma escalada dos eventos on-line, Isso poque apenas as vantagens dos eventos presenciais eram claras e, agora, também tomamos conhecimento das vantagens dos eventos digitais.  Parece simples, mas vamos voltar ao evento híbrido em que participei. Idealizado para durar apenas uma hora e lançado apenas uma semana antes de sua realização, ainda assim, reuniu mais de 1.300 participantes – o que é impensável para um evento presencial em uma cidade grande e movimentada como São Paulo. Presencialmente esse mesmo evento teria tido um impacto muito menor em termos de público e agora essa verdade veio à tona. Essa é uma das mudanças que vieram para ficar.

Mas quais são essas novas profissões na indústria de eventos? Quais profissionais as agências irão buscar? Ou pelo menos, que habilidades os produtores técnicos, gerentes de projeto, planners e designers de eventos terão que aprender?

Anúncio

Os gestores de comunidades já são uma realidade em algumas empresas, mas essa posição certamente será enorme em um futuro próximo. Serão eles os responsáveis por coletar dados, analisar tendências e manter o público-alvo o mais ativo possível em torno de um produto, empresa ou associação. Um profissional de comunidade criativo e inspirador será capaz de influenciar o comportamento de toda uma cadeia de valor.

Profissionais de dados – imagine milhares de pessoas participando de um evento híbrido. Elas escolherão temas e painéis, vão checar os currículos dos palestrantes, discutir tópicos em tempo real, postar informações nas mídias sociais e dar notas para os temas e conteúdos. Dentro da plataforma, teríamos as informações detalhadas do consumo de conteúdo e do comportamento de cada participante. Se lermos esses dados corretamente, teremos informações valiosas para determinar o ROI dos eventos – de maneira tão precisa quanto o marketing digital – igualmente seremos capazes de conectar marcas e pessoas com muito mais eficiência.

Se o UX Designer já é uma realidade no setor de TI, precisaremos desses profissionais para desenvolver uma jornada muito melhor para os participantes virtuais. A maioria das plataformas de eventos digitais disponíveis não possui interatividade e, até o momento, não responde às demandas para os participantes serem protagonistas da sua própria experiência.

Os especialistas em educação digital – carreira em expansão desde que a educação on-line despontou – podem nos levar ao próximo nível em termos de retenção da atenção do público e aprendizado on-line.

Também é fácil afirmar que veremos criadores de conteúdo para eventos, designers de apresentações na web, curadores de conteúdo, profissionais/coachings ensinando como falar pela webcam, pessoas com experiência marketing digital e muitas outras incríveis oportunidades. E sim, as habilidades tecnológicas também dominarão os empregos de amanhã em nossa indústria, mas as habilidades emocionais e sociais de cada um serão igualmente importantes.

Se você perdeu o emprego ou teve seu horário de trabalho reduzido, aproveite para aprender e desenvolver novas habilidades. Aceite a mudança e não se engane, vamos nos encontrar novamente!

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile