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O que o setor de brindes tem a oferecer ao setor de eventos?

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POR AULI DE VITTO

Sabidamente o brinde é um meio de comunicação que carrega uma mensagem ligada a sua marca, ao seu evento ou a uma experiência vivenciada pelo seu público alvo. Nos últimos anos entretanto, muitos profissionais começaram a se questionar sobre qual a mensagem residual gostariam de transmitir ao mercado que fizesse sentido com os propósitos de sua marca.

E isso muda completamente a percepção de qual é a estratégia correta para cada um. Nesse caso não se trata apenas de oferecer um brinde criativo, mas de estar alinhado com os propósitos da marca.

Você pode estar pensando algo do tipo: Se a empresa está preocupada com o meio ambiente e quer que esse propósito fique evidente, poderia, por exemplo, escolher um copo de fibra de coco ou produtos de fibras naturais nos brindes que oferecer. Mas ter um propósito está muito além disso.

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Está ligado a aquilo que representa nossa contribuição para a sociedade. E a empresa precisa apresentar propostas e atitudes coerentes com as políticas que acredita, implementa e defende. O brinde sozinho não pode ser a salvação da lavoura!!!

Durante anos esses aspectos não foram sequer considerados nas estratégias de marketing das empresas, mas com a presença das novas gerações Y e Z como consumidores, as coisas começaram a ficar bem mais seletivas. São gerações atuantes, que tem uma consciência coletiva bem mais desenvolvida e um sentimento apurado de responsabilidade social.

Até aí tudo muito bem, mas o que os brindes tem a ver com isso?

Os brindes são conhecidos como recursos long tail ou seja que permanecem na cabeça do consumidor por um longo período após a ação promocional ou a experiência vivida e por isso precisam ser analisados criteriosamente.

Eles trazem incorporados um sentimento que é estimulado todas as vezes que o indivíduo usa ou pega o brinde. E esse sentimento está associado a marca que o oferece.

As agencias e organizadores de eventos já sabem que esse pequeno item não pode ser mais tratado com amadorismo e tem se empenhado por decisões tomadas a partir do perfil do público e do propósito da marca.

Exigências cada vez maiores, tem empurrado os fornecedores de brindes para desenvolverem estruturas complementares em auxilio aos seus clientes e em especial ao setor de eventos.

No mercado norte americano já existem estruturas de apoio para escolha temáticas de eventos corporativos e desenvolvimento de brindes alinhados ao tema escolhido. Tais fornecedores já possuem uma estrutura de criação, design e desenvolvimento para ajudar o cliente, agencia ou organizador de evento a encontrar a melhor solução para cada caso.

E ai você pode pensar: Mas isso é no mercado Norte Americano e aqui fazemos o quê?

Engana se aquele que pensa que o setor de brindes é formado somente por pequenas empresas revendedoras de produtos importados. Sim, elas existem e são muitas, algo próximo a 4000 no Brasil todo, mas o queixo vai cair quando conhecer o que foi construído nesse setor durante os últimos 10 anos, as estruturas produtivas, de gravação, design, desenvolvimento de produtos e também de logística que evoluíram tremendamente.

Muitos produtos que você encontra nas sofisticadas lojas do Boticário, Body Shop e também na Avon e Natura são desenvolvidos pela indústria dos brindes. E isso envolve também o setor alimentício, uniformes, acessórios automotivos, aromatizadores, embalagens especiais, artigos para fitness, ferramentas, jardinagem, papelaria e muitos outros.

A estrutura e a variedade de fornecedores e produtos que temos no Brasil hoje, é muito superior aos fornecedores desta área de toda a América Latina.

Mas nos falta ainda valorizar todas essas conquistas e aplicá-las em favor de nossos eventos e das marcas para as quais trabalhamos.

Não poderia encerrar esse artigo sem mencionar, por outro lado, o imenso impulso que os eventos digitais imprimiram ao setor de brindes, não só para as ações de endomarketing como para todos os encontros que demandam alimentos e bebidas, direcionando Kit especiais para happy hour, café da manhã, coffee break, bem estar dos funcionários entre outros, que agora são enviados individualmente a cada participante pelos próprios fornecedores de brindes. A estrutura logística do setor foi fortemente intensificada e consolidada com essas ações.

Auli De Vitto – Diretor da Freeshop e Brazil Promotion, Associado ABEOC Brasil Estadual São Paulo.

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