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O que pensam os candidatos à prefeitura de Belo Horizonte sobre os eventos e turismo

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As eleições municipais estão se aproximando no Brasil. Mas o que pensam e quais as propostas dos candidatos para o setor de turismo e eventos?

A pandemia mostrou o quanto o setor de eventos – ainda sob o guarda-chuva do turismo – é frágil e pouco considerado pelos prefeitos e vereadores de todo o país.

A urna pode ser um momento de mudança, de escolher o político que represente melhor as suas demandas – assim como a do setor em que você atua.

Nesta terceira reportagem os escolhidos foram os postulantes ao posto de prefeito de Belo Horizonte que, de acordo com a última pesquisa IBOPE, contam com pelo menos 2% das intenções de voto.

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Alexandre Kalil (PSD), com 58% das intenções de votos, João Vitor Xavier (Cidadania), com 4%, Áurea Carolina (PSOL) e Bruno Engler (PRTB), ambos com 3%, e Rodrigo Paiva (Novo) e Nilmário Miranda (PT), os dois com 2%, passaram pelo corte.

Ficaram de fora:  Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), Lafayette Andrada (Republicanos), Cabo Xavier (PMB), Marília Garcia (PCO) e Luisa Barreto (PSDB) com 1%. Wanderson Rocha (PSTU), Wadson Ribeiro (PCdoB) e Fabiano Cazeca (Pros) tiveram menos de 1%. Marcelo Souza e Silva (Patriota) não foi mencionado.

Os dados abaixo foram retirados dos Planos de Governo/Propostas apresentados pelos candidatos no http://divulgacandcontas.tse.jus.br/ .

Confira também o levantamento já realizado em São Paulo (aqui) e no Rio de Janeiro (aqui)

Alexandre Kalil (PSD)

TURISMO/EVENTOS

– Ampliação do investimento em promoção da cidade, com foco nos mercados prioritários, fortalecendo os canais oficiais, como o Portal Belo Horizonte, e através de tecnologias e conteúdos inovadores que atinjam o público de maneira segmentada, engajando também os moradores.

– Estruturação de ações para que o munícipe tenha acesso e conheça os principais produtos, experiências e serviços turísticos da cidade, formando, assim, agentes capazes de disseminar as potencialidades e riquezas de Belo Horizonte.

– Estruturação e desenvolvimento de produtos e territórios do turismo, de forma a incrementar a oferta e estimular o aumento da taxa de permanência no destino, articulando ações integradas de promoção e marketing, com municípios do entorno, para fortalecer a atratividade regional da capital, criando condições favoráveis à sua comercialização por agentes e operadores.

– Ampliação da relação com o mercado, além de investir na qualificação e formação de agentes do turismo.

–  Apresentação, de forma qualificada, do destino Belo Horizonte e seu posicionamento nas principais feiras e eventos nacionais e internacionais, apoiando o empresariado local na geração e promoção de novos negócios.

–  Valorização da orla da Lagoa da Pampulha, dotando-a de mobiliário urbano adequado à fruição das atividades cultural, turística e de lazer, qualificando o entorno do Conjunto Moderno da Pampulha, que detém o título de Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO.

–  Aprimoramento do monitoramento de indicadores turísticos vinculados aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) e desenvolvimento de um Sistema de Inteligência Turística através de ferramentas de monitoramento on-line (redes sociais, plataformas de OTAs e operadoras telefônicas), que permitam uma melhor compreensão dos impactos da atividade e da jornada dos turistas de Belo Horizonte e entorno, desde o momento de interesse pelo destino até o fim da viagem.

–  Elaboração, gerência e promoção do calendário anual de eventos da cidade, disponibilizando a oferta de forma organizada e em canal único.

–  Incentivo à realização de eventos que gerem fluxo turístico para a cidade, por meio da continuidade de políticas de fomento, como editais, e articulação entre as secretarias, contribuindo para a viabilidade de sua execução e estimulando a competitividade de Belo Horizonte na captação de eventos.

–  Ampliação da governança e da presença, nacionalmente, em articulações, debates e em espaços decisivos no âmbito da realização de grandes eventos, tais como o Carnaval, contribuindo também na elaboração e implementação de protocolos para a realização de tais eventos na cidade, de forma pioneira e atrativa, em conjunto com a SMSA.

–  Aprimoramento e fortalecimento dos eventos oficiais da cidade, como Carnaval, Arraial e outros grandes eventos com potencial turístico, buscando a melhoria contínua da gestão e integração, através da interlocução com seus atores e investimento na qualificação e formação empreendedora dos mesmos, visando, sobretudo, à oportunidade de criação de empregos.

– Implementação do Programa Municipal de Turismo Gastronômico, essencial para manutenção do título da UNESCO e para a permanência na Rede de Cidades Criativas, promovendo a integração com outros setores e articulando ações transversais de inovação e sustentabilidade, que permitam fortalecer a imagem do destino turístico de Belo Horizonte.

–  Fomento do desenvolvimento e estruturação de produtos e roteiros turísticos do segmento da gastronomia e cervejas artesanais, de forma complementar a produtos já consolidados e de outros segmentos da cadeia produtiva do turismo da RMBH.

– Promoção de parcerias necessárias à estruturação de um programa de qualificação da mão de obra dos serviços relacionados à atividade turística, estruturando uma plataforma para acesso a conteúdo programático de cursos e capacitações, que otimize gastos e promova maior alcance.

–  Estruturação de programa com ações de infraestrutura turística, sobretudo, relacionadas à mobilidade, que contribua para a fruição e visitação dos principais atrativos turísticos da cidade, contemplando também o desenvolvimento de guias virtuais e audioguias que valorizem o patrimônio arquitetônico de Belo Horizonte (Conjunto Moderno da Pampulha, Centro e Circuito Liberdade).

João Vitor Xavier (Cidadania)

TURISMO/EVENTOS

– Identificar e fortalecer a vocação de Belo Horizonte voltada para a cultura, a gastronomia e o turismo da saúde, adotando medidas de fomento a essas atividades;

–  Desenvolver políticas públicas para a descentralização de eventos, fortalecendo os movimentos culturais locais e regionais;

–  Desburocratizar os processos para licenciamento de eventos e exercício da atividade econômica;

–  Desenvolver uma política proativa para atração de eventos;

– Reestruturar o calendário de eventos, fortalecendo a vocação de Belo Horizonte como cidade receptiva e polo de eventos culturais e artísticos;

–  Estimular a utilização dos parques e praças da cidade para a realização de eventos culturais, gastronômicos, esportistas e musicais;

– Criar um grande espaço multiuso que abrigue eventos multisetoriais de porte nacional e internacional;

–  Fomentar as vocações de negócios existentes em Belo Horizonte, tais como o polo da moda, polo cervejeiro, polo gastronômico, turismo religioso, turismo de saúde, dentre outros.

–  Apoiar eventos que atraiam turistas para a cidade, tais como congressos e grandes feiras;

–  Requalificar o polo da moda;

–  Requalificar o polo cultural e gastronômico do bairro Santa Tereza;

–  Desenvolver parcerias para formação técnica de profissionais que possam atuar nestes setores;

–  Fortalecer políticas de fomento para a micro e pequena empresa;

–  Fortalecer Belo Horizonte como “hub” turístico regional, potencializando a relação com cidades vizinhas de grande potencial para atração de visitantes;

–  Fomentar o turismo da saúde e a instalação de centros de pesquisa e desenvolvimento de vacinas;

–  Promover o fortalecimento do ambiente de ciência, tecnologia e inovação, incentivando a vinda de empresas na área de tecnologia e o crescimento das empresas que já temos na cidade.

Áurea Carolina (PSOL)

TURISMO/EVENTOS

– Desenvolver uma política municipal de turismo que conte com ampla participação social e priorize os interesses da maioria da população, por meio de: articulação da atividade turística a empreendimentos populares e comunitários e a programas de geração de trabalho e renda que priorizem a redução das desigualdades socioeconômicas no município; fomento e apoio ao desenvolvimento de atividades e produtos turísticos tradicionais, comunitários e populares; promoção de medidas que assegurem que a atividade turística respeite, valorize e preserve o meio ambiente e as culturas locais.

– Tendo em vista que as atividades de lazer – que são aquelas realizadas pelos indivíduos em seu tempo livre com propósitos de diversão e interação – proporcionam bem estar, incrementam a convivência social e movimentam a economia, desenvolver políticas públicas de lazer que contem com ampla participação social; priorizem a democratização e a descentralização; estimulem, facilitem e amparem a prática do lazer em toda a cidade; articulem o lazer a programas de geração de trabalho e renda que priorizem a redução das desigualdades socioeconômicas no município.

– Fortalecer o turismo e o lazer, valorizando os espaços como a Lagoa da Pampulha, Parque Municipal, Mirante do Mangabeiras, Mirante do Parque da Serra do Curral e Parque Ecológico da Pampulha como pontos para o turismo ambiental e ecológico, além de espaços verdes de lazer para a população.

– Fomentar o turismo arquitetônico e visual da cidade, possibilitando que a população de Belo Horizonte e Região Metropolitana faça uso dos espaços, ainda pouco frequentados, além de fortalecer a vinda de outros estados e países entendendo a riqueza do turismo belo horizontino;

– Fortalecer o turismo arquitetônico e visual da cidade, em espaços como a Igreja de São Francisco, Casa Kubitscheck, Casa do Baile, Edifício Niemeyer, Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem e Conjunto Arquitetônico da Pampulha.

– Fortalecer o turismo cultural e histórico, valorizando os museus e diversos outros espaços que fazem o resgate da história e sabedoria da cidade, como o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, Instituto Inhotim, Mercado Centro Cultural, Museu Banco do Brasil, Memorial Minas Gerais, Museu das Minas e do Metal Espaço do Conhecimento da UFMG, Casa FIAT de Cultura, Palácio da Liberdade, Museu de Artes e Ofícios Palácio das Artes e Museu de Arte Moderna.

– Fomentar o turismo esportivo, através dos espaços como o Ginásio, Mineirinho, Mineirão, promovendo práticas que fortaleçam e regulamentem o turismo no esporte.

– Fomentar as práticas do carnaval, desburocratizando a ocupação da cidade e fortalecendo essa atividade como parte das políticas de turismo, assim como para a economia da cidade.

– Democratizar, desburocratizar e promover a transparência dos processos e mecanismos relacionados à realização de atividades e eventos artístico-culturais em espaços e equipamentos públicos, tais como editais, licenciamentos, alvarás e autorizações

Bruno Engler (PRTB)

TURISMO/EVENTOS

Até o fechamento desta matéria não havia sido divulgado o plano de governo/propostas no site Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais

Rodrigo Paiva (Novo)

TURISMO/EVENTOS

– Buscaremos recursos estaduais, federais e privados para o fomento de eventos na Capital, além de articular ações integradas com as secretarias estaduais e instâncias federais. Vamos rever o Plano Diretor, também no que concerne à sinalização urbana. Criaremos plataformas digitais de facilitação do turismo.

– Existem projetos de centros de convenções na cidade que precisam ser viabilizados para criarmos possibilidades de aumento do turismo de negócios, gerador de emprego e renda.

– Vamos alinhar e executar o plano de turismo da cidade, expandindo a Capital para o mundo.

– Vamos conceder a administração e a exploração dos parques municipais para a iniciativa privada, a fim de buscar beleza, utilidade, conservação e atratividade.

– Trataremos de desburocratizar e rever a lei da cultura, para facilitar a captação de recursos privados e incentivar a criação e execução de eventos na cidade. Otimizaremos todos os processos com tecnologia.

– A conclusão do projeto do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, com a construção do hotel previsto no plano original de Oscar Niemeyer, para este fim ou reprogramado para ser um centro de eventos;

– Ampliar a praça em frente ao Museu Abílio Barreto, no Bairro Cidade Jardim, com a demolição da antiga Escola de Odontologia da UFMG ou a transformação daquele espaço em um centro de feiras culturais e gastronômicas de rua; 13

– Criação de marcos nos quatro pontos cardeais da cidade, com um passaporte virtual de visitação;

– No ponto mais ao leste da cidade; no limite com Sabará, criar o Museu do Ouro, às margens do Rio das Velhas;

– Viabilizar a construção de um conjunto para feiras e eventos no Aeroporto Carlos Prates, que será desativado a partir de 2022;

– Criação do Museu da Música, que poderia inclusive funcionar no complexo do Aeroporto Carlos Prates;

– Projeto Rua da Bahia 24 HORAS;

– Circuito Lagoinha com a concessão para a iniciativa privada para exploração dos espaços sob os viadutos (postos de gasolina, por exemplo) e revitalização do entorno.

Nilmário Miranda (PT)

TURISMO/EVENTOS

– Feiras, exposições e eventos comerciais, institucionais, artísticos e culturais com o objetivo de promover e servir de canal de distribuição de bens e serviços criativos; ademais, permitirão o uso a e ocupação permanente dos equipamentos coletivos da cidade, de forma territorialmente descentralizada e dispersa pela cidade.

– Incentivar a mitigação de impactos ambientais sobre as águas, os solos e a atmosfera, e evitar a produção de impactos permanentes nas fases de implantação e operação dos empreendimentos, assim como

– Reconhecimento da cultura, turismo e esportes como tripé que dinamiza a economia criativa com grande potencial para a criação de novos mercados geradores de emprego e renda; desenvolver iniciativas que favoreçam o incremento dessas atividades.

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