As eleições municipais estão se aproximando no Brasil. Mas o que pensam e quais as propostas dos candidatos para o setor de turismo e eventos?
A pandemia mostrou o quanto o setor de eventos – ainda sob o guarda-chuva do turismo – é frágil e pouco considerado pelos prefeitos e vereadores de todo o país.
A urna pode ser um momento de mudança, de escolher o político que represente melhor as suas demandas – assim como a do setor em que você atua.
Nesta segunda reportagem os escolhidos foram os postulantes ao posto de prefeito da cidade do Rio de Janeiro que, de acordo com a última pesquisa “Exame/Ideia”, contam com pelo menos 2% das intenções de voto.
Eduardo Paes (DEM) com 26%, Marcelo Crivella (Republicanos), com 17%, Delegada Martha Rocha (PDT) com 12%, Benedita da Silva (PT), com 10%, Eduardo Bandeira de Mello (Rede), com 4%, Clarissa Garotinho (Pros) e Renata Souza (Psol), ambas com 2%, passaram no corte.
Ficaram de fora: Fred Luz (Novo), Luiz Lima (PSL), Cyro Garcia (PSTU), Paulo Messina (MDB), Glória Heloiza (PSC) e Suêd Haidar (PMB), todos com 1%. Henrique Simonard (PCO) não pontuou.
Os dados abaixo foram retirados dos Planos de Governo/Propostas apresentados pelos candidatos no http://divulgacandcontas.tse.jus.br/ .
Em síntese, o cenário é muito mais animador que o visto nos candidatos de São Paulo (veja aqui), com os postulantes apresentando diversas políticas tanto para o turismo como para os eventos.
Eduardo Paes (DEM)
– Capacitar melhor o carioca para o mercado de trabalho e atrair investimentos para a nossa cidade por meio de um forte investimento no turismo, da revitalização econômica da Avenida Brasil e do estabelecimento de novas parcerias com o setor privado e com o governo federal – colocando sempre o interesse público do Rio de Janeiro acima de toda e qualquer divergência política ou ideológica;
OBS: No título o candidato informa que esta é uma “VERSÃO PRELIMINAR 1.0 DO PROGRAMA DE GOVERNO” e que lista apenas os objetivos centrais.
Marcelo Crivella (Republicanos)
TURISMO/EVENTOS
– Instituir indicadores de avaliação permanente e periódicos sobre o índice de satisfação do turista no Rio de Janeiro com os mais diversos serviços. O resultado da pesquisa, que poderá somar estratégias presenciais e virtuais, será utilizado imediatamente para orientação da aplicação de ações em curto, médio e longo prazo ou a necessidade de elaboração de novas políticas públicas;
– Buscar parceria com o Governo Federal para dotar a Trilha Transcarioca de Infraestrutura de ponta para recepção de turistas e transformá-la no destino número um em trilhas de longo percurso no mundo, investimento em desenvolvimento econômico sustentável, servindo como modelo mundial de conservação e ecoturismo;
– Estimular uma campanha digital permanente nas redes sociais e em canais de buscas, direcionada principalmente à atração de potenciais turistas para a Cidade do Rio de Janeiro;
– Instituição de pelo menos três escritórios internacionais, em parceria com entidades privadas, para divulgação da Cidade do Rio de Janeiro e captação de eventos corporativos, inclusive instituindo cláusula de remuneração por metas alcançadas;
– Melhorar o calendário de eventos na Cidade do Rio de Janeiro, buscando formas de realização de eventos, inclusive corporativos, no cenário do novo normal. O Rio de Janeiro possui grandes equipamentos com vocação para eventos open air, com enorme potencial para sediar grandes eventos;
– Facilitar a divulgação das marcas patrocinadoras dos eventos open air esportivos – característicos da cidade, inclusive promovendo, mediante projeto de lei específico, um pacote de isenções de taxa de exibição de publicidade, após estudo do retorno econômico para a Cidade;
– Promover, junto com o Ministério do Turismo, estímulos para que a cidade seja um HUB da malha aérea;
– Elaborar políticas e instrumentos tributários que desincentivem a geração de resíduos pela população, inclusive com estudos de novas taxas de coleta baseadas em volume e com a proibição de comercialização e utilização de plástico descartáveis nos setores de turismo e comércio em geral, bem como sua utilização em eventos públicos;
– Criar o cinturão de ordem pública no turismo, levando o Programa RIO+SEGURO para os principais pontos turísticos da Cidade.
– Estabelecer o Turismo da Medida que pretende ofertar aos jovens que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto, a oportunidade de serem inseridos ao mercado de trabalho, favorecendo a qualificação, o desenvolvimento pessoal e profissional como Guia Turístico em parceria com entidades públicas e privadas.
Delegada Martha Rocha (PDT)
TURISMO/EVENTOS
– Projeto Rio cidade global:
A Prefeitura agirá para qualificar a cadeia do turismo, desenvolvendo projetos de capacitação de pessoal, incentivando o turismo de negócios, oferecendo vantagens ao setor para adaptações no pós-pandemia, reforçando o patrulhamento de pontos turísticos com a Guarda Municipal e realizando ações de promoção do turismo no restante do Brasil e no exterior.
– Promoção de uma agenda junto ao setor econômico-produtivo, fortalecendo o turismo de negócios na cidade.
– Incentivo ao turismo dentro do próprio estado.
– Estimular (em parceria com o setor hoteleiro, bares e restaurantes) a consolidação do Circuito do Carnaval: um roteiro permanente pela cidade disponível durante todo o ano que envolva a valorização da memória do carnaval, a visitação a sítios históricos, a realização de eventos como o Trem do Samba, o uso de equipamentos culturais como o Terreirão do Samba e o contato permanente com a música popular, as escolas do Samba e a Cidade do Samba.
O circuito do carnaval deve se tornar uma referência para o turismo cultural na cidade e fixar um calendário anual de atividades, incluindo um grande evento no período de meio-de-ano.
– Instituir um programa abrangente de Parcerias Público-Privadas com foco nas áreas de infraestrutura, saneamento, cultura, conservação, meio ambiente e incentivo ao turismo.
– Estabelecer, em parceria com a Riotur e a Secretaria Municipal de Turismo um amplo calendário de eventos esportivos para a cidade de forma a atrair turistas e desportistas de todo o Brasil.
– Cultura Viva na Cidade: fomentar ações locais, iniciativas e atividades artísticas e culturais em todo o território da cidade fortalecendo ou estimulando a criação de pontos de cultura, em especial, nas áreas com menor oferta de equipamentos e eventos culturais. Retomada da política de editais e incentivo a ações locais. Mapear e incentivar iniciativas e projetos, consolidando um novo mapa digital da cultura, com foco no fortalecimento e promoção de ações locais.
OBS: A candidata traz ainda em seu plano um capítulo todo destinado ao Carnaval, que pode ser visto clicando aqui
Benedita da Silva (PT)
TURISMO/EVENTOS
– Valorizar o turismo como instrumento de promoção da cultura da cidade, valorizando a música, as danças, as festas, as tradições cariocas.
– Articular o turismo à comercialização da pequena produção agrícola, do artesanato entre outros, de forma que estes produtos da cidade e do estado estejam à disposição nos locais muito visitados.
– Reestruturar do Conselho Municipal de Turismo como principal Fórum da gestão compartilhada e da articulação entre o poder público, o setor privado, o terceiro setor e a academia.
– Implantar o observatório do turismo, sistema público de informações em parceria com as universidades para facilitar a tomada de decisões, monitoramento das atividades e captação de novos negócios.
– Criar a Marca Rio com gestão profissional da imagem da cidade, com possibilidade de licenciamento gerando recursos para a promoção da cidade além da possibilidade de criação de inúmeros produtos em parceria com as comunidades.
– Organizar calendário anual de eventos alinhado com os períodos de baixa ocupação hoteleira criando condições para melhorar ocupação hoteleira; utilizar o tema Carnaval para desenvolver eventos durante todo o ano gerando emprego para o conjunto de profissionais e artistas que vivem dessa indústria; retomar em parceria com rio convention&visitors bureau o programa de captação de eventos, como alternativa para melhoria de ocupação em períodos de baixa temporada.
– Criar o programa No caminho do Turista, inserindo a produção artesanal, agrícola e cultural da cidade do Rio de Janeiro nos locais de hospedagem e visitação de turista, aumentando o gasto médio do turista e inserindo pequenos produtores e artistas no mercado turístico.
– Utilizar a parceria com a Rio Filme como um instrumento de produção voltado para a promoção turística e cultural da cidade criando facilidade para que produções áudio visuais do mundo todo possam ter o Rio como cenário.
– Criar um programa permanente de formação profissional em parceria com SENAC, inserindo no mercado turístico jovens profissionais; criar um programa de qualificação de empresas em parceria com Sebrae, melhorando a qualidade dos serviços prestados.
– Criar o programa Meu Rio levando a população do Rio e os trabalhadores do turismo a conhecer os atrativos na baixa temporada como forma de aumentar o conhecimento e conscientizar para a importância do turismo.
– Priorizar a valorização, a gestão e o turismo nas UC e suas zonas de amortecimento juntamente com a regularização do uso do solo das zonas de amortecimento para proteger as UC das ocupações irregulares e invasões. Desenvolvimento socioeconômico territorializado (comunidades).
– Articular com os demais municípios turísticos do estado um produto integrado aumentando o tempo de permanência do turista na cidade
Eduardo Bandeira de Mello (Rede)
TURISMO
– Garantir a segurança e a limpeza dos espaços públicos, bem como sinalizar a cidade para atender à mobilidade do turista.
– Adotar o ônibus-turismo para facilitar a visita aos pontos turísticos da cidade, promover pacotes de preços com descontos para entrada em museus e outros eventos patrocinados pelo poder público, bem como produzir em parceria com o setor privado um calendário de eventos artísticos e culturais ao longo de todo o ano.
– A cidade precisa se abrir a novas modalidades de turismo, como turismo náutico (pouco explorado, apesar de sermos uma região litorânea), turismo ecológico (temos a maior trilha verde do mundo), turismo esportivo e turismo gastronômico.
– Criar um plano municipal de turismo baseado em experiências de sucesso no mundo, com uso intensivo de inteligência artificial para aumentar o fluxo turístico para a cidade.
– Nomear profissionais técnicos para os cargos de direção dos órgãos ligados ao setor.
– Garantir a participação do Rio nas maiores feiras nacionais e internacionais, bem como em convenções profissionais e em eventos de intercâmbio cultural, como festivais etc
EVENTOS
1. Calendário Integrado: Uma cidade capaz de visibilizar sua diversidade e produção artística, dando luz à sua vocação.
O que é: Calendário único, que garante espaço e visibilidade às atividades culturais da cidade, permitindo a integração de atores públicos, privados e independentes. O foco é ocupar a cidade, para além da percepção física, mas provocando a ocupação das múltiplasproduções artísticas por todos os agentes e consumidores de cultura, entregando à cidadãs e cidadãos um canal único de compreensão e interação com a agenda da cidade.
2. Difusão Cultural: Uma cidade capaz de promover seus bens e manifestações culturais de maneira efetiva democratizando o acesso à produção e ao consumo cultural.
O que é: Pleno acesso à produção e ao consumo cultural da cidade, assegurando a disseminação de múltiplos olhares e linguagens artísticas, reconhecendo expressões menos difundidas e fortalecendo tecnologias sociais, como cineclubes e clubes de leitura.
3. Pertencimento: Uma cidade capaz de criar vínculos afetivos e efetivos com a população, compartilhando o senso de pertencimento e valorização das expressões culturais do território.
Mecanismos contemporâneos que garantam o exercício da cidadania, tendo os fazedores e consumidores de cultura na centralidade do planejamento cultural da cidade, sobretudo por meio de seus equipamentos. Fortalecer a participação cidadã, a construção coletiva e a colaboração para proposição, mensuração e avaliação das políticas culturais.
A aproximação dos equipamentos públicos com coletivos e expressões territoriais ou temáticas tem a dimensão de vincular os equipamentos com o que está latente e vivo ao território.
4. Memória: Uma cidade capaz de conhecer e celebrar sua história trazendo à tona seus personagens, revelando seu patrimônio material e imaterial, permitindo à população experiências significativas e pedagógicas.
Dar visibilidade e reconhecimento às memórias das cidadãs e cidadãos e provocar a comunidade a observar e viver o patrimônio cultural como experiência coletiva e de pertencimento, a partir de um eixo programático e de intervenções permanentes.
5. Formação: Uma cidade capaz de potencializar a educação e expandir sua dimensão cidadã, formando diversas faixas etárias, por meio de projetos pedagógicos complementares e ancorados em diferentes linguagens artísticas, ampliando o campo da vivência, da pesquisa e do aprendizado.
Elaboração e sustentação de um eixo pedagógico vinculado à cultura: da iniciação à especialização. Amplia políticas educacionais, garantindo a vivência, a convivência, a qualificação profissional e a ampliação de repertório. Programas pontuais ou continuados que garantam aperfeiçoamento permanente por meio da articulação das atividades.
6. Incentivo: Uma cidade capaz de promover boas relações do setor empresarial com a produção cultural, promovendo, principalmente, a redução das desigualdades.
Estruturação de políticas de renúncia fiscal vinculadas à métricas e indicadores de desigualdades, como IDH, direcionando o interesse do setor privado e recursos do setor público a territórios em maior vulnerabilidade e agentes com menor acesso.
7. Fomento: Uma cidade capaz de diversificar e potencializar produções culturais do território garantindo circulação e reconhecendo a relevância dos artistas e suas obras.
Remodelar políticas de fomento de maneira estratégica, ampliando sua incidência e difusão. Destravando e promovendo melhorias para linguagens e expressões culturais, reduzindo desigualdades e estreitando relações público-sociais.
8. Novo modernismo: Uma cidade capaz de reconhecer e convocar as expressões artísticas que emergem das periferias, revigorando a percepção sobre a produção cultural e fortalecendo o multiculturalismo.
Visibilizar e fortalecer as atuais vanguardas artísticas e explorações estéticas, que emergem, principalmente, das juventudes periféricas, ressignificando os conceitos da Semana de 22 no Brasil.
9. Reconhecimento: Uma cidade capaz de promover orgulho entre seus moradores e entusiasmo a seus visitantes, destacando-se perante à população e outras cidades por sua vitalidade artística, cultural e econômica.
Assegurar ações contundentes que geram notoriedade e prestígio da cidade, tornando-se tendência e inspiração para cidadãos, turistas e investidores.
10. Gestão: Uma cidade capaz de formular políticas públicas baseadas em evidências, criando mecanismos de participação e transparência, permitindo inovação, agilidade e reconhecimento do servidor
Dispor de novos modelos de planejamento, desenvolvimento e gestão, a partir da combinação dos princípios da administração pública com a inovação e a experimentação, desburocratizando processos e serviços e fortalecendo os organismos institucionais. Orientada por ferramentas de integração, eficiência e eficácia.
Para execução deste programa, será preciso:
– Analisar as condições de infraestrutura dos equipamentos culturais com eventuais reparos e/ou restaurações;
– Nomear pessoas comprovadamente qualificadas no segmento de cultura para cargos de gestão de entidades e de equipamentos culturais;
– Incentivar os produtores culturais de regiões periféricas por meio de editais, concessão de renúncia fiscal e desenvolvimento de espaços de criação e difusão artística.
– Campanhas de valorização do patrimônio e de inclusão na fruição de bens culturais de modo a torná-los mais democráticos.
TURISMO
– Garantir a segurança e a limpeza dos espaços públicos, bem como sinalizar a cidade para atender à mobilidade do turista.
– Adotar o ônibus-turismo para facilitar a visita aos pontos turísticos da cidade, promover pacotes de preços com descontos para entrada em museus e outros eventos patrocinados pelo poder público, bem como produzir em parceria com o setor privado um calendário de eventos artísticos e culturais ao longo de todo o ano.
– A cidade precisa se abrir a novas modalidades de turismo, como turismo náutico (pouco explorado, apesar de sermos uma região litorânea), turismo ecológico (temos a maior trilha verde do mundo), turismo esportivo e turismo gastronômico.
– Criar um plano municipal de turismo baseado em experiências de sucesso no mundo, com uso intensivo de inteligência artificial para aumentar o fluxo turístico para a cidade.
– Nomear profissionais técnicos para os cargos de direção dos órgãos ligados ao setor.
– Garantir a participação do Rio nas maiores feiras nacionais e internacionais, bem como em convenções profissionais e em eventos de intercâmbio cultural, como festivais etc.
Clarissa Garotinho (Pros)
TURISMO/EVENTOS
– Criar o programa Rio Sem Burocracia, formado por secretários, servidores públicos, entidades representativas de setores econômicos e Sebrae. Terá a responsabilidade de propor e acompanhar a implementação de soluções práticas que desburocratizem a vida de quem mora, tem seu negócio, quer empreender ou realizar eventos na cidade do Rio.
– Propor a criação do escritório único de licenciamento para negócios e eventos
1 – Reestruturar a cadeia produtiva do turismo em nossa cidade.
Reuniremos representantes de pontos turísticos, empresas de turismo, órgãos governamentais, sociedade civil organizada, serviços de interesse turístico, agentes de crédito e entidades formadoras para organizar o segmento em prol do desenvolvimento do Rio.
2 – Vamos elaborar um plano de turismo ousado com os seguintes temas:
a) consolidação do Rio como destino turístico de lazer e ampliação da participação do município no turismo de negócios;
b) revisão da sinalização viária da cidade e dos pontos turísticos. Requalificação das vias de acesso a estes pontos;
c) organização do inventário turístico da cidade do Rio;
d) requalificação dos pontos turísticos já existentes;
e) criação de novos pontos turísticos fora do eixo Centro-Zona Sul;
f) participação da nossa cidade nas principais feiras de turismo do Brasil e, em parceria com o ERJ e a Embratur, das feiras internacionais.
g) elaboração de um plano de marketing turístico, com a implementação de divulgação maciça da marca Rio de Janeiro em países estratégicos;
h) consolidação da região da Barra da Tijuca como polo de turismo de eventos;
i) organização de um calendário de eventos que, de fato, seja indutor de turismo;
j) elaboração de um plano de desenvolvimento que transforme o Rio de Janeiro em referência internacional no turismo gastronômico.
3 – Tratar o turismo como política transversal na cidade do Rio de Janeiro.
4 – Vamos fortalecer o Grupamento de Apoio ao Turista (GAT), da Guarda Municipal, e incentivar a sua integração com os órgãos de segurança voltados para o atendimento ao turista.
5 – Firmaremos parcerias com outras prefeituras do ERJ para que turistas que venham ao Rio aumentem seu tempo de hospedagem na nossa cidade, e, assim, conheçam equipamentos turísticos de municípios vizinhos.
6 – Fomentar o ecoturismo na cidade do Rio nos parques Natural Municipal do Mendanha e da Pedra Branca.
7 – Garantir rigoroso ordenamento urbano no entorno dos aeroportos Internacional Tom Jobim (Galeão), Santos Dumont e da Rodoviária do Rio.
8 – Fortalecer o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas como equipamento cultural inserido na estratégia de transformação do Rio de Janeiro em referência no turismo gastronômico.
Renata Souza (PSOL)
TURISMO/EVENTOS
– Implementar um plano de emergência para, durante o ano de 2021, auxiliar micro e pequenas empresas dependentes, direta ou indiretamente, do turismo;
– Criar o Conselho Municipal do Turismo dando-lhe estrutura e capacidade de avaliação, consulta e deliberação sobre as políticas públicas de turismo;
– Instituir um Plano Municipal de Turismo, garantindo a participação ampla, direta e descentralizada da sociedade ao longo de todo o processo de elaboração e implantação, com o objetivo de integrar as políticas públicas voltadas para o turismo ao planejamento socioeconômico do município;
– Fortalecer a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (RioTur) como agência voltada para a realização e execução de estudos, pesquisas e programas de desenvolvimento da atividade turística do município;
– Criar roteiros turísticos e culturais alternativos, integrando e valorizando bairros históricos que estão fora dos circuitos tradicionais do turismo na cidade, em especial no subúrbio;
– Ampliar os programas de apoio à utilização e frequência dos cariocas aos pontos turísticos da cidade;
– Intensificar a fiscalização e o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes nas áreas de interesse turístico;
– Integrar a política de turismo com o comércio local dos bairros;
– Integrar a política de turismo com a política cultural;
– Incentivar a realização de feiras, simpósios e congressos culturais, acadêmicos e comerciais, de caráter regional, nacional e internacional;
– Investir no potencial de ecoturismo da cidade, monitorando o impacto socioambiental sobre os roteiros existentes e mapeando novos circuitos;
– Garantir aos vendedores ambulantes a liberdade para a comercialização das mercadorias de sua escolha, extinguindo qualquer regra passível de ser interpretada como obrigatoriedade de venda em caráter de exclusividade de mercadoria ligada a determinada marca durante grandes eventos (como, por exemplo, o carnaval);
– Extinguir a necessidade de cadastro prévio por parte de vendedores ambulantes que já possuam autorização da prefeitura para exercer sua profissão na cidade ao longo do ano, sendo a sua autorização válida para atuação em grandes eventos;
– Promover a comercialização de produtos locais adequados e saudáveis nos parques públicos e durante eventos esportivos ou culturais realizados em vias públicas;
– Restringir o patrocínio por empresas de alimentos ultraprocessados de eventos promovidos ou apoiados pelo poder público;