O que pensam os candidatos à prefeitura de São Paulo sobre os eventos e turismo

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As eleições municipais de 2020 estão se aproximando no Brasil. Mas o que pensam e quais as propostas dos candidatos para o setor de turismo e eventos?

A pandemia mostrou o quanto o setor de eventos – ainda sob o guarda-chuva do turismo – é frágil e pouco considerado pelos prefeitos e vereadores de todo o país.

A urna pode ser um momento de mudança, de escolher o político que represente melhor as suas demandas – assim como a do setor em que você atua.

Nesta primeira reportagem os escolhidos foram os postulantes ao posto de prefeito da capital paulista que, de acordo com a última pesquisa Datafolha, contam com pelo menos 2% das intenções de voto.

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Celso Russomanno (Republicanos), com 29% das intenções de voto, Bruno Covas (PSDB), com 20%, Guilherme Boulos (PSOL), 9%, e Jilmar Tatto (PT), Andrea Matarazzo (PSD), Arthur do Val (Patriota) e Vera Lúcia (PSTU), todos com 2%, passaram pelo corte.

Ficaram de fora:  Joice Hasselmann (PSL), Filipe Sabará (Novo), Levy Fidelix (PRTB), Marina Helou (Rede), Orlando Silva (PC do B), com 1%, e Antônio Carlos Silva (PCO), sem pontuação.

Os dados abaixo foram retirados dos Planos de Governo/Propostas apresentados pelos candidatos no http://divulgacandcontas.tse.jus.br/ . Em síntese, muito pouco – ou quase nada – é direcionado especificamente para o setor de eventos, com o foco sendo maior para a Cultura (que também envolve eventos) e um pouco ao turismo.

Celso Russomanno (Republicanos)

Eventos/Cultura

– Incentivo à indústria do entretenimento na cidade de São Paulo.

– Incentivar e valorizar os programas e eventos nas Casas de Cultura.

– Reorganizar e estimular a Virada Cultural ampliando seu espaço de programação para toda a cidade e criar uma programação permanente.

– Incentivo à manutenção de teatros e cinemas em locais de risco econômico e social.

– Investir na manutenção e ampliação dos espaços teatrais e cinemas em bairros e no centro de São Paulo buscando ações que garantam a sobrevivência destes espaços.

– Criação do programa Adote um Cinema de rua e adote um teatro para empresas e pessoas físicas.

– Criação dos centros referenciais de cultura que irão realizar festas, eventos, mostras e shows. Irão divulgar suas ações e manifestações culturais, folclóricas e gastronômicas nos parques da cidade, e em espaços públicos da cidade, inclusive em período noturno.

– Criar premiações com abrangência nacional e internacional através da curadoria de festivais, concursos e mostras nas áreas de: Literatura (Criação da Mostra Paulistana de Literatura Infantil); Dança (Criação do Festival de Dança da Cidade de São Paulo); Teatro (Criação do Festival de Teatro da Cidade de São Paulo); Música (Criação do Festival da Nova Música Erudita da Cidade de São Paulo); Artes: (em conjunto com a Bienal de São Paulo criar o prêmio Cidade de São Paulo para Novos Artistas).

Eventos/Turismo

– Priorizar uma política municipal de turismo, em conjunto com a iniciativa privada, tendo em vista o grande polo turístico, sobretudo de negócios, que se constitui São Paulo, de forma a consolidar a nossa cidade como um dos atrativos turísticos do Brasil.

– Investir na recuperação e revitalização do centro e regiões com potencial de atração turística, criando polos culturais e espaços de lazer.

– Aumentar os serviços de segurança nos locais turísticos, ampliando a presença da Guarda Civil Metropolitana, assegurando o bem-estar dos visitantes e preservação desses espaços e patrimónios.

– Organizar concursos regionais de decorações e promoções, em parceria com as associações comerciais e associações de shoppings, nas principais datas de eventos comerciais da cidade: Dia dos Pais, das Mães, Dia dos Namorados, Páscoa, Natal etc.

– Fortalecer e expandir o projeto Circuito de Compras com ações integradas de qualificação, fomento ao empreendedorismo, divulgação e comunicação pública, melhoramento da infraestrutura pública e do transporte urbano e garantia de segurança pública.

– Criar roteiros de caráter histórico, religioso, esportivo e gastronómico, a fim de formar um complexo de rotas que atendam demandas regionais e internacionais, em paralelo ao estabelecido turismo de negócios.

– Criar roteiros turísticos de compras na cidade, incluindo novos polos e os já estabelecidos, com incentivo a reurbanização local, capacitando profissionais em receptivo local.

Bruno Covas (PSDB)

Cultura/Turismo

São Paulo Criativa – tendo a cultura, em todas as suas manifestações, o esporte, o turismo, a moda, o design, a inovação e a indústria de games como eixos estratégicos de diferenciais competitivos da cidade no mundo.

– Implantar distritos criativos, voltados à economia criativa e à juventude, e criar zonas de flexibilização tributária para atrair empresas.

– Cada macrorregião da cidade terá uma área 24 horas, para estimular a atividade noturna, e a Virada Cultural vai se consolidar como o maior evento desta natureza do país, atraindo mais turismo para a cidade

Guilherme Boulos (PSOL)

Eventos/Turismo

– Ampliar apoio às ações de promoção turística e de atração de novos eventos, nacionais e internacionais, estabelecendo, em contrapartida, a exigência de que 30% dos fornecedores e dos prestadores de serviços sejam cooperativas de trabalhadores cadastrados e/ou fomentados pela Prefeitura (ver mais no eixo Economia Solidária);

– Garantir que os contratos para eventos no Anhembi também obedeçam a mesma orientação, priorizando a economia solidária;

– Ampliar, também por meio de contrapartidas de empresas do setor turístico, programas de capacitação de profissionais das atividades mais demandadas durante a realização de eventos, sejam de negócios ou lazer;

– Manter a Fórmula 1 no calendário esportivo da cidade, garantindo – novamente a partir de contrapartidas contratuais – que os organizadores cumpram uma quota mínima de mão-de-obra proveniente das cooperativas da economia solidária;

– Oferecer, a partir dos Centros do Futuro, cursos de formação para jovens da periferia que buscam o primeiro emprego e poderão trabalhar nas quase 60 atividades profissionais ligadas à cadeia do turismo (ver mais no eixo “Juventude”);

– Regular a atividade dos serviços de aplicativos de transporte particular e de entregas;

Eventos/Cultura

Diversas ações ligadas à cultura estão distribuídas por todo o plano de governo que pode ser encontrado aqui

Jilmar Tatto (PT)

Até o fechamento desta matéria propostas e/ou Plano de Governo não havia sido inserido no http://divulgacandcontas.tse.jus.br/

Andrea Matarazzo (PSD)

Eventos/Economia Criativa

– Efetivar o Plano Diretor Estratégico quanto a: regulamentar os Polos de Economia Criativa (PEC);

– Criação de um departamento ou setor específico de Economia Criativa dentro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico;

– Criação do Observatório de Economia Criativa, dentro do grande observatório de dados da cidade, indispensável para a produção de informações sem as quais é impossível o desenvolvimento de qualquer atividade de planejamento;

– Organização de um calendário integrado de eventos, reunindo a programação de outras secretarias;

– Capacitação dos empreendedores e colaboradores dos diversos segmentos da Economia Criativa;

– Análise e criação de marcos legais para estimular estas atividades (como comida de rua, por exemplo), em conjunto com as subprefeituras, a fim de que se tornem geradoras de emprego e renda.

– Conveniar com o São Paulo Convention & Visitors Bureau formatos de atração de atividades de feiras e convenções com orientação histórica, artística, diversidade e negócios culturais e criativos;

– Disponibilizar os atuais teatros e centros culturais para execução de programação da produção independente;

Outras diversas ações ligadas à cultura pode ser encontrada clicando aqui.

Eventos/Turismo

TURISMO

– Promover um modelo abrangente de turismo baseado em parâmetros de qualidade, inovação e sustentabilidade, que transmita confiança e agregue valor à cidade como um todo;

– Reativar a cidade como destino turístico urbano seguro, de qualidade e sustentável;

– Promover campanhas específicas e de curto prazo para atrair o turismo, voltado principalmente para o turismo cultural, familiar e de negócios;

– Reativar as campanhas “A cultura é a nossa praia” e turismo de “tanque cheio”;

– Atrair e estimular eventos com público de elevado potencial de gastos, a exemplo dos congressos na área médica, com promoção direta e apoio necessário para sua realização;

–  Incentivar o turismo de compras nos shoppings e polos comerciais da cidade;

–  Incentivar a desconcentração do turismo, promovendo a valorização de novos ativos nos bairros e distritos da cidade e na região metropolitana;

–  Estabelecer parcerias com entidades como, por exemplo, o São Paulo Convention & Visitors Bureau, com objetivo de ampliar o volume de negócios e o mercado de consumo na cidade, por meio da atividade turística, apoiando a melhoria dos serviços e atendimento aos visitantes;

– Prospectar uma imagem mais positiva para São Paulo, trazendo, com isso, mais empresas e mais turismo;

–  Realizar a concessão do Anhembi;

– Tornar o Carnaval de São Paulo um evento cada vez mais atrativo, seguro, diverso, organizado e bem distribuído geograficamente na cidade;

–  Incentivar a realização de grandes eventos esportivos e culturais, sempre que possível em parceria com iniciativa privada, tais como a virada cultural, Fórmula 1, eventos e torneios esportivos, além de incentivar agenda de shows e usos diversificados nas arenas esportivas, espaços de eventos e até nos espaços públicos aptos a receber grande eventos.

Arthur do Val (Patriota)

Nada é mencionado especificamente sobre turismo ou eventos. No entanto é importante ressaltar que o candidato avisa em sua introdução que aquele é um documento com temas “macros”.

Na área da cultura é descrito o seguinte:

“A cultura emana do povo. Acreditamos em um fomento mínimo, muito menor do que o atual para a cultura no município, pois acreditamos que a iniciativa privada é capaz de suprir esta demanda. Não acreditamos em editais de fomento à cultura com o estado escolhendo quais são e quais não são os projetos dignos de financiamento estatal.

Hoje, parte destes editais por todo o Brasil são enviesados por bancas de avaliadores compostas de pessoas ligadas aos premiados e acabam por ser uma péssima forma de incentivar a cultura local. Isso não significa, claro, o abandono da cultura pelo poder público. Iniciativas pontuais e com alto valor cultural e social e que não tenham viabilidade de se manter na iniciativa privada, tais como orquestras e museus, serão mantidos.”

Vera Lúcia (PSTU)

Nada é mencionado especificamente sobre turismo ou eventos.

Na área da cultura é descrito o seguinte:

“Pelo direito à cultura e à informação! Internet gratuita e de qualidade em todo o município! Ampliação do financiamento à cultura e todas as artes! Administração de todos os equipamentos culturais pelos Conselhos populares! Ampliação da rede municipal de Bibliotecas! Uma biblioteca pública por bairro! Incentivo a todas as manifestações culturais populares de rua!”