O setor de eventos no Brasil tem à frente um desafio quase intransponível… quase

Anúncio

Por Osnei Augusto

Meus colegas de ABEOC-SP transmitiram-me a honrada e absolutamente árdua tarefa de encontrar palavras de alento ao Setor de Eventos, neste momento agudo da pandemia no Brasil.

Provavelmente são poucas as pessoas que não perderam alguém próximo, querido ou mesmo com laços de sangue no recém completo um ano de pandemia, que paralisou o setor de eventos presenciais em nosso país e em boa parte do mundo.

Da mesma forma, uma classe inteira de trabalhadores e empresários do setor de eventos sofre com a supramencionada paralisação, que causa devastadores impactos econômicos e psicológicos aos atingidos.

Anúncio

Busquei um paralelo na história da humanidade e me veio à mente o discurso verdadeiramente inspirador de Winston Churchill de 13 de maio de 1940, quando se dirigia à Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico, para uma Moção de Confiança ao governo que iria dirigir na luta contra Hitler. A esta altura, os nazistas invadiam Holanda, Bélgica, França, etc. e o Reino Unido estava absolutamente ameaçado.

O famoso discurso segue na íntegra no link a seguir:

https://www.arqnet.pt/portal/discursos/maio02.html

Encontrei ao menos 03 pontos que me chamaram à atenção e poderão nos servir de ensinamento:

1 – “Na última sexta-feira à noite recebi de Sua Majestade o encargo de constituir novo Governo. Era evidente desejo do Parlamento e da Nação que este Governo tivesse a mais ampla base possível e que incluísse todos os Partidos. Fiz já a parte mais importante desse trabalho. Formei um gabinete de guerra com cinco membros, que representam, com a Oposição Trabalhista, e os Liberais, a unidade nacional”.

Na abertura do discurso, Churchill traz à tona a necessidade de união e representatividade de seu gabinete de guerra, contra um inimigo que é comum a todos. Sob esse prisma, a ABEOC e as diversas entidades que compõe o setor já deram exemplos e precisam cada vez mais se mostrarem uníssonas em suas ações contra esse inimigo invisível, a COVID-19. Considero a recente aprovação do PERSE no Senado Federal como uma das mais importantes dessas bem sucedidas ações. Uma lei que, ao ser sancionada, proverá um respiro ao nosso mercado, até que tenhamos a pandemia arrefecida, o necessário avanço na vacinação e possamos reiniciar nossas atividades presenciais com todos os devidos cuidados.

2 – “Esta Câmara saúda a formação de um governo que representa a vontade única e inflexível da Nação de prosseguir a Guerra com a Alemanha até uma conclusão vitoriosa”.

A resolução do recém-empossado Primeiro-ministro é certeira. De forma expressa ele conclama o parlamento do Reino Unido a liderar a Ação Europeia contra os Alemães. Neste ponto, o setor de eventos precisa realmente assumir o posto de protagonismo. Não basta oferecermos condições seguras de realização dos eventos (e já provamos que temos essa capacidade). Precisamos nos tornar exemplos a serem copiados pelos demais setores da sociedade civil. Para agirmos e nos destacarmos também nesse campo, nos sobram capacidade de organização e inovação. A própria Premiere League está saindo na frente com o anúncio do passaporte sanitário para os eventos de futebol. Sejamos também nós, motivo de Inspira+Ação.

3 – “Perguntam-me qual é a nossa política? Dir-lhes-ei; fazer a guerra no mar, na terra e no ar, com todo o nosso poder e com todas as forças que Deus possa dar-nos”.

Em minha singela opinião, esse trecho, apesar de não dar nome ao discurso, é o ápice das palavras de Churchill neste dia, pois apresenta o prelúdio do que o Reino Unido enfrentaria em todas as frentes de batalha. Portanto, da mesma forma que os barcos civis ingleses salvaram em Dunkirk o exército da derrota definitiva na Segunda Grande Guerra, é imperativo que façamos também o nosso melhor, com toda a nossa energia, quiçá o que hoje considera-se impossível, para mantermos vivo esse mercado historicamente fundamental para a economia brasileira e mundial.

Parafraseando o saudoso Winston Leonard Spencer-Churchill: “Unamos as nossas forças e caminhemos juntos”!

Aos que se interessarem em aprofundar no tema, há ao menos um bom livro a respeito:

https://www.travessa.com.br/churchill-e-o-discurso-que-mudou-a-historia-sangue-trabalho-lagrimas-e-suor-1-ed-2009/artigo/7c8b71b4-9503-492d-aa9c-8b99572f3130

Osnei Augusto – Diretor de Relações Institucionais na ABEOC SP e Diretor Comercial no Pro Magno Centro de Eventos.