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Organizador do show espanhol com 5 mil pessoas divide aprendizados do evento

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O show Love of Lesbian, em Barcelona, renovou as esperanças da indústria do entretenimento ao vivo ao reunir 5 mil pessoas para uma noite como a muito tempo não se via.

O evento fez parte de um trabalho de pesquisa em larga escala, que trouxe um ano após o início desta pandemia, um conhecimento muito valioso, de fato, único em nível internacional, sobre os fatores de contágio em eventos.

A Eventoplus, em parceria com o Barcelona Convention Bureau (BCB), realizou um webinar com o promotor do evento Jordi Herreruela para trazer aprendizados e dicas sobre este show impressionante.

Participou também do bate papo o diretor do BCB, Christoph Tessmar. Confira abaixo alguns destaques.

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As chaves para este evento. São simples: todos os participantes, na manhã do show, tiveram que fazer um teste de antígeno (negativo, claro) para poder comparecer. Durante o concerto, sem distância, eles tiveram que usar uma máscara FFP2, além do fato de que a ventilação no Palau Sant Jordi foi bastante reforçada.

Com estes protocolos, 5.000 pessoas puderam desfrutar de um concerto “quase igual aos anteriores”.

Um momento de investigação 

Não foi (apenas) um ato de reativação: foi antes de tudo um estudo científico essencial para entender o risco de contágio em eventos massivos, proporcionando conhecimentos que ainda não tínhamos. É surpreendente que um ano após o início da pandemia ainda tenhamos um conhecimento tão imperfeito da transmissão.

Este tipo de evento de protocolo não só não tem impacto negativo, mas também positivo.

“Quando a pandemia chegou, comecei a entrar em contato com todas as administrações (cidade, comunidade autônoma, Espanha) oferecendo os festivais como espaços para testar modelos que nos permitem sair do confinamento.

Organizar um festival é como criar uma cidade efêmera, com todos os seus serviços, exceto que temos protocolos de controle de acesso muito rigorosos. Pareceu-me que isso permitiria um confinamento seletivo em vez de total”, comentou Jordi.

Ele percebeu rapidamente que ainda faltava a confiabilidade dos testes, erros que aconteceriam em um grande evento. Mas testes melhores chegaram em setembro, uma ferramenta imperfeita para saber quem pode infectar.

“Com base nisso, trabalhamos nessa ideia de gerar uma bolha de saúde testando todos e removendo a distância. Foi feito um primeiro teste no Apolo (para Primavera Sound), testando 500 que assistiram ao concerto e outros 500 que não, e os resultados foram excepcionais. Nesta base propusemo-nos a escalar, com este concerto no Palau Sant Jordi com 5.000 pessoas, num concerto dividido em 3 grupos de 1.700 pessoas”, acrescenta.

O resultado foi novamente muito bom: seis positivos foram detectados entre os 5.000, todos assintomáticos, incluindo 4-5 “super contágio”. Os médicos estimaram que essas seis pessoas teriam infectado de 60 a 120 pessoas se não tivessem feito o teste, com o que o show e esse mecanismo evitaram esse número de infectados.

Então, após 14 dias, o sistema público de saúde combinou o banco de dados de participantes com o do sistema de saúde. Foram 6 positivos, 4 dos quais sabem que não o receberam no concerto, enquanto os outros dois não sabiam a origem da doença. Resultados excepcionais: além de seguro, esse concerto tem um impacto que facilita a prevenção.

A metáfora das quatro camadas

Jordi comenta a metáfora muito clara de um médico: “É como se nos protegêssemos com camadas de queijo Gruyère (com buracos). A distância física é uma camada; a máscara é outra camada; um terceiro é ventilação e ar livre. E com esse show, substituímos a distância física pelo teste de antígeno, e com essas três camadas vimos que é quase impossível haver contágio.

Agora estamos pensando em remover outra camada: que se o evento for ao ar livre, os testes podem ser removidos, ou que com testes, a máscara pode ser removida. As pesquisas vão continuar … e a ideia é ter um método que possa ser útil para os riscos futuros”, acrescenta.

Conhecimento para o futuro. 

O aprendizado deste projeto servirá ao futuro. “As vacinas estão indo muito bem, mas há novas variantes, o risco não foi embora. A única coisa que nos garante o regresso à atividade é seguir este tipo de processos e ter um bom conhecimento das chaves da segurança sanitária em eventos”.

Cultura de segurança

Este setor do evento musical tem muitos ativos para ser responsável e confiável: já definiu protocolos após os atentados das Ramblas em colaboração com as forças de segurança. A Cruilla (empresa de Jordi) dá uma pulseira com um chip há anos e ninguém usa dinheiro; existe um data center em tempo real que simula a experiência do público.

“Hoje é uma indústria altamente técnica e por isso as noções de passaporte de saúde serão mais fáceis para nós. O governo não tinha visto que os eventos podem ser aliados, mas são. Quando eu vejo que eles estão montando um hospital efêmero, acho que são os organizadores do evento que vão ter que fazer isso. Sabemos montar essas coisas em pouco tempo, com segurança e também cuidando das pessoas”, diz Jordi.

Os testes, solução excelente, mas difícil

 “Os testes são muito complexos e caros. É preciso identificar e dar o resultado de forma inequívoca, por isso é importante ser muito rigoroso, por isso é muito complexo repassar para quem quer organizar um evento”, avalia Jordi.

“Mas estamos trabalhando em exames em farmácias, com identificação da pessoa testada, com a qual podemos torcer para que o organizador do evento não precise mais fazer exames”. Para este evento, o custo rondou os 12 euros por pessoa.

Responsabilidade dos participantes … e educação útil para o resto de suas vidas. 

“As pessoas têm sido espetacularmente cívicas e responsáveis. Na verdade, a incidência de participantes nas semanas após o concerto é de 130 por 100.000, quando a população em geral teve uma incidência de 260. A pedagogia que você desenvolve para tal evento acaba permitindo uma sensibilização muito eficaz. E durante o show as pessoas se comportaram especialmente bem”, diz Jordi.

Fonte: Eventosplus

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