Por Marcelo Laureano Pinto
Estamos diante de uma nova realidade, que tem nos gerado diversos novos desafios e para que os eventos continuem sendo realizados e novos conhecimentos possam ser transmitidos, os palestrantes também precisaram se adaptar a este novo formato dos eventos.
Palestrantes acostumados a chegar ao local de sua apresentação e ter uma equipe técnica pronta, já com tudo testado, bastando pegar o microfone e apresentar seu conteúdo, agora, em muitas situações, estão tendo que assumir diversas novas responsabilidades, em relação à preparação de toda ambientação de sua apresentação, além de ter que cuidar de todo conteúdo, como já era habitual.
Neste sentido, criamos este material e esperamos que possa ser útil para algumas de suas necessidades. Claro que a realidade de cada palestrante e de cada evento é individual. Pode ser que nem todas as situações abaixo reflitam sua necessidade, mas esperamos que alguns conteúdos deste material possam lhe ser úteis.
Vamos elencar abaixo diversas dicas e orientações. Utilize-as como referência e adapte-as à sua realidade.
E lembrando o que disse o escritor e filósofo francês Voltaire “o ótimo é o inimigo do bom” e também o general americano George Patton, na 2ª Guerra Mundial “feito é melhor que perfeito”, portanto vamos fazer, vamos acertar, vamos errar, vamos corrigir e seguir em frente! Portanto: “faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda!” esta última do brasileiro Mario Sergio Cortella. Porque o mundo digital é novo para todos nós, mas é certo que as palestras online vieram para ficar e precisamos nos adaptar a esta nova forma de disseminar nosso conhecimento.
CONTEÚDO DO PALESTRANTE:
Em primeiro lugar, total atenção ao principal componente de sua palestra:
CONTEÚDO ATUAL E RELEVANTE!
Dê o melhor de você e seja o mais profissional possível, falta de habilidade com vídeos e lives não é desculpa para amadorismo. Se prepare, faça pesquisas, verifique se o seu conteúdo está atualizado, prepare o material de sua palestra e treine.
Também não é recomendado na tentativa de ser profissional, acabar sendo artificial, seja você mesmo, seja espontâneo, fale normalmente, fale como se estivesse conversando com outra pessoa sobre o assunto em questão, “esqueça” a câmera. Todos nós temos vulnerabilidades e não existe grande problema em não ser um palestrante perfeito, muito menos no ambiente online.
O mais importante é o seu conteúdo e sua espontaneidade.
Invista tempo preparando o material, validando seu conteúdo, preparando seu ambiente e demonstre profissionalismo, mesmo que esteja realizando a palestra em sua casa.
Sem o apoio dos profissionais que cuidam de tudo em um evento presencial, você deverá se preparar e assumir alguns cuidados para que sua mensagem seja entregue de forma clara aos seus expectadores.
Treine e valide se o seu conteúdo cabe no tempo disponibilizado para realização da sua palestra.
Em uma palestra ao vivo, incentive a participação do publico com pergutnas ou pesquisas interativas em tempo real.
Na preparação do material, uma técnica muito utilizada é o “storytelling” (vale pesquisar mais sobre este assunto), que consiste basicamente em dividir sua palestra em pelo menos 4 momentos distintos:
1 – Apresente o problema para conectar as pessoas (primeiro pico de “tensão”)
2 – Discorra sobre o assunto com uma narrativa interessante
3 – Apresente a grande solução (segundo pico de “tensão”)
4 – Relaxamento com a solução ao problema e conclusão
Apresente uma história com começo, meio e fim, conecte os expectadores a nível emocional e transmita uma mensagem inesquecível.
MODERADOR
Para moderar uma palestra é recomendável que este personagem tenha conhecimento sobre o assunto em questão, para que possa interagir de forma mais adequada com o(s) palestrante(s).
Entre suas principais responsabilidades estão:
1 – controlar o tempo total da palestra.
2 – controlar o tempo do palestrante ou de cada palestrante, fazendo com que todos participem do debate com tempos similares ou conforme pré acordado na programação da palestra.
3 – ler as perguntas do chat ou forum ao palestrante mais indicado, conforme o assunto.
4 – abrir e fechar os microfones dos palestrantes e do próprio moderador, conforme o andamento da palestra.
ESCOLHENDO O LOCAL DA GRAVAÇÃO OU DA TRANSMISSÃO
Você pode gravar em um ambiente interno (dentro de sua casa ou seu escritório, por exemplo) ou em um ambiente externo (em um parque, em um hotel, em um restaurante, etc.). Vejamos o que considerar em cada caso:
Ambiente Interno
Organize o ambiente e remova objetos que possam competir com o apresentador (televisão, muitos móveis, lustre acesso, são alguns exemplos). Cuidado com ventiladores, pois fazem muito ruído. É importante você ter algum controle sobre o ambiente para garantir que terá tranquilidade para gravar sem interrupções.
Cuidar para que animais de estimação ou pessoas que residem ou trabalham no mesmo ambiente não atrapalhem, se possível alguém que possa auxiliar no telefone, campainha, etc… Cuidado com pessoas que podem passar atrás de você, principalmente em ambiente residencial.
SELECIONE A CÂMERA
Verifique as câmeras de filmar que você tem à disposição.
Hoje em dia encontramos câmeras de filmar no celular, na câmera fotográfica, na webcam do computador, no celular do filho, enfim, hoje virou febre filmar e enviar para os amigos. Por isso acreditamos que não haverá dificuldade em relação a isso.
- Faça testes e identifique quais são as melhores câmeras que você possui, tanto em imagem quanto em áudio.
Utilize tripé
O que muitas vezes diferencia um bom vídeo de outro é o uso de tripé. Sem tripé, a imagem geralmente treme bastante, gerando desconforto em quem assiste, portanto, sendo possível, utilize um tripé.
Importante que a câmera fique na altura de seus olhos, nem abaixo, nem acima.
Recomendado uma câmera com resolução de no mínimo 1080p
Bateria
É importante você iniciar a gravação com bateria 100% recarregada, ou com baterias novas no caso de utilizar bateria não recarregável. Lembre-se também de providenciar baterias extras, se for o caso. A gravação de vídeos com baterias fracas geralmente resulta em vídeos com baixa qualidade, tanto na imagem quanto no áudio.
Sendo possível, realize seu vídeo com os equipamentos conectados a energia elétrica para não ter problema com baterias.
Posição da câmera
Se estiver utilizando um celular, utilize sua câmera na posição horizontal, conforme este exemplo:
CUIDADOS COM O ÁUDIO
O áudio é o item mais importante de uma apresentação como esta. Apesar de não recomendado, a imagem pode até não estar nítida, mas o áudio precisa estar limpo para garantir que todos compreendam com clareza a sua mensagem, e principalmente, para que consigam assistir até o final, já que um som de baixa qualidade dificulta a compreensão e dispersa os participantes.
Cuidado com ruídos: ventilador, animais, crianças, veículos, conversa de outras pessoas no ambiente, sirenes de escola, etc…
Teste diferentes distâncias para saber a melhor localização do microfone.
Headset e microfone de lapela também são muito utilizados e altamente recomendados.
Os microfones que já vem nos celulares costumam funcionar adequadamente, mas tome cuidado se você tem cabelo comprido (ou acessórios como colar, por exemplo) para não ficar batendo no microfone e ficar gerando ruídos que atrapalham a transmissão.
CUIDADOS COM A ILUMINAÇÃO
Certifique-se de que há iluminação suficiente. E o que isso significa? Uma iluminação adequada é aquela que gera um vídeo onde não haja sombra, não haja luz excessiva, que o rosto não fique claro demais, que seja possível visualizar no vídeo as imagens filmadas assim como no ambiente real, ou seja, o ideal é que você tenha no vídeo uma imagem com as mesmas cores que a imagem filmada.
Iluminação natural é uma das melhores, mas se for direta e intensa pode incomodar o apresentador e gerar um excesso de iluminação, o que também não é bom. Se posicione de frente para a porta ou janela ou em um ângulo de 45º, mas nunca de costas para esta fonte de iluminação. Se a iluminação estiver muito forte utilize cortina ou até mesmo um lençol para que a iluminação fique mais difusa.
Evite sombras.
O uso de abajur pode ser útil para melhorar a iluminação. Pode ser necessário aproximar a iluminação (um abajur, por exemplo) do rosto. Filmar em ambiente que possuam lâmpadas de cores diferentes, amarela e branca, por exemplo, deve ser evitado. Teste posicionar luminárias frontais e laterais (como no exemplo abaixo):
CUIDADOS COM O VESTUÁRIO
Cuide de sua aparência: cabelo, barba, maquiagem, vestuário.
Prefira roupas lisas, com cor única, que funcionam bem para esta finalidade.
Evite roupas com a mesma cor do fundo. Prefira roupas que contrastem. Se o fundo é branco, use roupas com tonalidades que contrastem… preto, azul, etc…
A roupa deve ser discreta, possibilitando que o apresentador seja o centro das atenções.
CUIDADOS COM O POSICIONAMENTO
Posicionamento refere-se à posição da câmera em relação ao apresentador. Existem diversas possibilidades, mas vamos comentar apenas as mais recomendadas:
- Distância entre o apresentador e a câmera: o que vai determinar essa distância é o enquadramento desejado (ver item a seguir) e, principalmente, a necessidade de um áudio de qualidade. Se a distância for grande, e o microfone utilizado for o da câmera, quanto mais longe um do outro, pior o áudio. Faça testes e priorize o áudio.
- Defina se ficará sentado ou em pé e teste a posição da câmera.
- Não há necessidade de dar zoom durante a gravação, assim, prefira o plano fixo.
- Se você optar em utilizar apenas uma câmera, o normal é que ela esteja em frente ao apresentador, captando as imagens frontalmente (ver imagem abaixo). Caso haja uma segunda câmera, ela pode ser posicionada para pegar um ângulo de 45º, ou seja, entre o frontal e o perfil. Desta forma, as duas imagens (frontal e a de 45º) podem ser editadas e combinadas gerando um resultado bem agradável. Mantenha a câmera na altura dos olhos.
DEFINA O ENQUADRAMENTO
Enquadramento refere-se a decidir o que vai aparecer no vídeo.
O que recomendamos é que sua cabeça, ombro e cotovelo estejam aparecendo.
Deixe um pouco de espaço acima da cabeça, abaixo dos cotovelos e nas laterais, de modo que sua mão não seja cortada caso você gesticule. Ficar muito perto ou muito longe é ruim.
Entretanto, fique à vontade para fazer diferente. Os enquadramentos mais utilizados são o Meio Primeiro Plano (cintura para cima) e Primeiro Plano (dos ombros para cima), justamente porque permitem que o apresentador utilize as mãos na comunicação, gesticulando.
Procure se posicionar seguindo a “regra dos terços”.
INTERNET
Para palestras ao vivo, é recomendada uma internet bem estável e com velocidade de no mínimo 5MB de upload (cuidado para não confundir com velocidade de download). Sendo que uma velocidade ideal para que possa garantir mais qualidade de vídeo seria a partir de 20MB de upload (altamente recomendada para eventos mais críticos).
Preferencialmente, utilize sua internet via cabo ou se não for possível, que fique o mais próximo possível de seu roteador wifi.
Mantenha um celular com conexão 4G e com bateria cheia como medida de segurança.
Caso seu roteador não seja profissional informe às pessoas que compartilham o ambiente para que não utilizem a internet no momento de sua apresentação, a fim de que não tenha concorrência de banda, o que pode diminuir sua velocidade e qualidade de transmissão.
O QUE FAZER ANTES DA GRAVAÇÃO OU DA TRANSMISSÃO
1. Coloque o celular no modo silencioso, inclusive sem vibrar. Se for usar o próprio celular para filmar, coloque-o no modo avião para a gravação não ser interrompida por uma ligação ou notificação.
2. Se for gravar com uma webcam, desative o som do computador, para evitar sons e notificações inesperadas, deixando, claro, o microfone ativado.
3. Se for gravar com uma webcam, reinicie o computador e deixe ativo apenas os programas essenciais para a gravação, assim minimizará chances de o computador travar ou algo o distrair.
4. Se possível, solicite às demais pessoas que estão próximas para colaborarem: não distrair, não falar alto, não ligar aparelhos de TV ou Rádio, enfim, evitar geração de ruídos.
5. Desligue ventiladores, pois seu ruído prejudica bastante o áudio das gravações. Prefira os condicionadores de ar, mas evite ficar perto deles, principalmente se forem aqueles modelos mais antigos barulhentos.
6. Filme na maior resolução possível da câmera, se possível em Full HD.
7. Se for utilizar o celular para gravar, libere o máximo de memória para conseguir gravar por períodos mais longos ininterruptamente. Uma dica é transferir fotos e vídeos existentes para o computador.
8. No caso de vídeos o ideal é fazer uma gravação de teste, com menos de 5 minutos, e validar com a equipe técnica do evento.
9. Caso esteja utilizando iluminação natural (sol), lembre-se que ela varia ao longo do dia.
10. Você pode utilizar abajur (destes comuns) para auxiliar na iluminação. Se a luz estiver forte utilize um lençol para deixa-la mais difusa.
11. Verifique a carga da bateria – se for a pilhas, utilize pilhas novas e tenha um kit reserva.
12. Separe o material de apoio que vai precisar durante a gravação: anotações, slides, vídeos, etc…
13. Para palestras ao vivo, recomendamos que realize sua palestra com um notebook conectado a energia elétrica e internet cabeada, mantendo um celular com bateria e 4G, como contingência em caso de queda de energia no bairro, por exemplo.
NA HORA DA GRAVAÇÃO OU DA TRANSMISSÃO, OLHE DIRETAMENTE PARA A CÂMERA
- Isto é importante para gerar conexão com quem está assistindo, é o equivalente a olhar no olho, fazer contato visual. Gera confiança, sinceridade, segurança.
- Faça um teste antes para saber exatamente para onde olhar. Olhe para o “buraquinho” da câmera.
- Isso não significa que não possa olhar para um material de apoio ou slide de vez em quando, mas quando estiver falando para a câmera, faça isso diretamente.
IMPORTANTÍSSIMO
Teste tudo de forma antecipada com a equipe técnica do evento e com tempo adequado para realizar eventuais ajustes (até mesmo com tempo adequado para encontrar outro local mais adequado ou para poder adquirir novos equipamentos caso necessário).
E no dia do evento ou no dia anterior, teste tudo novamente com a equipe técnica, antes do início da palestra e sem a plateia.
Marcelo Laureano Pinto é Diretor da Mitte Tecnologia para Eventos e Associado da ABEOC Brasil SP.