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Patrocinando eventos como ferramenta de branding e negócios

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POR RODRIGO MACHADO (@rodrigomachadoconsultor)

Neste ano de 2024, completo 3 anos com a minha consultoria, a RM Conexões. Depois de viver 20 anos no mercado corporativo, resolvi empreender e me dedicar aos projetos com a minha empresa.

Claro que o começo não foi fácil, mas hoje posso dizer que tenho uma carteira estável de clientes e toco grandes projetos dentro do setor automotivo.

Nesses anos, vivi muitas experiências que acredito que possam apoiá-los nos seus projetos, como gestores de eventos, profissionais de marketing e comunicação.

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A disciplina de patrocínios está presente em grande parte das empresas como ferramenta de construção de marca, relacionamento e negócios.

Cada segmento tem sua característica, porém, acredito que as regras básicas podem ser aplicadas a quase todos os negócios. Desta forma, preparei um checklist para apoiá-los nos seus eventos conectados a patrocínios.

O primeiro item é a seleção do evento que a sua empresa deseja patrocinar. Faça uma pesquisa sobre o promotor, quem é a empresa, qual a sua reputação no mercado e o histórico dos eventos anteriores (caso haja).

E o mais importante: qual a importância desse evento dentro do seu segmento? Seus stakeholders estarão lá?

Definido o evento, você precisa montar sua estratégia de participação. Qual o objetivo de participação no evento? Vender mais? Apresentar a marca? Conectar com prospects? Essa identificação é muito importante para você definir qual será o formato da sua participação.

Normalmente, o tradicional é a exposição da marca nos materiais do evento (site, peças de comunicação, palco etc.) e um espaço de lounge ou stand para atendimento dos visitantes.

Porém, a grande maioria dos eventos possui um “cardápio” variado de oportunidades, que merecem ser avaliadas por você e seu time.

Saindo do padrão – marca e stand – você pode ativar sua marca de diversas outras maneiras em um evento. Sua marca pode estar conectada com alguma ação, como almoços e coffee-breaks, e até promover alguma ação exclusiva, como um happy hour para compradores, por exemplo. Um tema que está sempre em alta é o conteúdo.

Todo mundo quer contar alguma história, e essa pode ser uma estratégia interessante: patrocinar o conteúdo do evento e contribuir com algum case ou história da sua marca.

O importante é tentar se destacar em meio a tantos patrocinadores e expositores, e se sobressair junto ao público-alvo.

Falando em ativações, com ou sem stands, existem também diversas oportunidades de conexão com seu público, e é muito importante você entender qual delas conversa mais com o seu público.

Monte uma estratégia de ação que reforce o posicionamento da sua marca e que tenha boa aceitação pelo público; assim, a chance de sucesso será maior.

E não podemos deixar de lado o digital, e não estou me referindo apenas às redes sociais. No digital, você consegue estender a sua participação no evento, conectando mensagens, gerando conteúdos, se relacionando com os visitantes ao vivo e online e fazendo vendas.

Por isso, o digital precisa estar colado na sua estratégia de participação no evento, pois irá reforçar seus objetivos com o patrocínio.

Com base na minha experiência na RM Conexões, posso afirmar que a combinação de estratégias bem planejadas, tanto presenciais quanto digitais, é fundamental para o sucesso dos patrocínios em eventos.

Cada detalhe, desde a escolha do evento até as ações específicas de ativação, contribui para a construção de uma marca forte e bem-posicionada no mercado.

Por fim, lembre-se sempre de avaliar os resultados pós-evento. Analisar o retorno sobre o investimento (ROI), colher feedbacks dos participantes e ajustar futuras estratégias com base nessas análises são passos cruciais para aprimorar continuamente suas ações de patrocínio.

O aprendizado constante e a adaptação às mudanças do mercado são elementos-chave para o crescimento sustentável da sua empresa.

*Rodrigo Machado é fundador da RM Conexões e Board Member da MPI Brasil

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