Pavilhão Brasileiro na Gastech 2023 destacou liderança feminina e transição energética

Anúncio

De 5 a 8 de setembro, a maior conferência e exposição mundial para as indústrias de gás, GNL, hidrogênio e soluções de baixo carbono, a Gastech 2023 recebeu mais de 40 mil pessoas e 750 expositores de mais de 100 países.

Na ocasião, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com a Embaixada do Brasil em Singapura e o Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), organizaram o Pavilhão Brasil.

O Pavilhão ofereceu palestras e sessões apresentando o panorama de soluções para o mercado de petróleo, gás e energia de baixo carbono no país.

Além disso, a Agência liderou delegação com nove empresas com soluções inovadoras para o setor, as quais buscaram investimentos e parceiros internacionais.

Anúncio

“Este é um evento de grande oportunidade para mostrar a diversidade do setor energético brasileiro”, disse o diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil, Floriano Pesaro, na abertura do seminário “Invest in Brasil Experience the Brazilian Energy”, o qual também contou com a participação das principais instituições da indústria brasileira de Petróleo & Gás.

Segundo o diretor, a matriz enérgica brasileira é diversa e mostra a força do país em diferentes setores.

“O setor elétrico trabalha com um mix diversificado de fontes hidrelétricas de pequeno e grande porte, que representam 65% da matriz. Eólicas e solares, crescem fortemente em todo o país”, apontou.

“O Brasil já conta com 2 milhões de residências com energia solar, beneficiando cerca e 8 milhões. O preço da energia solar no Brasil caiu quase 69% nos últimos 10 anos. Além da energia elétrica, somos um dos maiores produtores de petróleo do mundo”, concluiu.

Cingapura é considerada importante centro de energia mundial e hub logístico para os principais mercados do sudeste asiático.

Nesse sentido, a Gastech, que já está em sua 51a edição no país, tornou-se um evento tradicional do setor, atraindo autoridades governamentais, especialistas e grandes players globais.

O evento tornou-se ainda mais importante em um contexto em que a questão da segurança energética e a transição para fontes mais sustentáveis tornaram-se cruciais tanto no Brasil quanto no resto do mundo.

“Há um interesse muito grande pelas soluções brasileiras e pelas oportunidades de investimentos, e a ApexBrasil, junto com os nossos parceiros, veio participar de conferências estratégicas com palestrantes renomados”, comentou o coordenador de Investimentos da ApexBrasil, Carlos Padilla.  

MULHERES E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS 

A presença de empresas inovadoras e comprometidas como a ENDSERV e a Micromazza na Gastech 2023 refletiu o impulso do Brasil em direção a um futuro energético mais seguro, sustentável e diversificado.

O evento não só ofereceu uma vitrine para soluções de ponta, mas também promoveu a equidade de gênero na indústria, apontando para um futuro mais inclusivo e equitativo.

A participação de mais mulheres nas missões da ApexBrasil faz parte das novas diretrizes, estabelecidas no programa Mulheres e Negócios Internacionais, que está estimulando a participação de empresas lideradas por mulheres em ações da Agência.

Para Rosiele, a iniciativa foi uma oportunidade: “Fomos duas mulheres para essa missão, representando a Micromazza, isso foi bem importante”, disse.

“Mostramos o poder das mulheres na área internacional, levando o nome Micromazza, que é uma empresa de renome a nível nacional e Internacional”, destacou.

Tatyana da Endserv concorda que a presença de mulheres no setor O&G ainda é desproporcional em relação à participação masculina, e que essa diferença pode resultar em uma perda significativa de potencial.

“A integração das mulheres não ocorre apenas em busca de igualdade, mas também devido às habilidades técnicas que possuem. Muitas profissionais têm alcançado posições de destaque graças às suas competências no setor”, finaliza.