Paving Expo 2023 aumenta em público e visitação e deve ir para outubro em 2024

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A Paving Expo confirmou-se como principal evento na área de infraestrutura rodoviária e viária do Brasil, recebendo 19,2 mil visitantes entre 24 e 26 de abril em São Paulo.

O crescimento de público foi de 57,3% em relação à edição de 2022, acima da estimativa de 30% da organização da feira e congresso.

“Mais uma vez as expectativas foram superadas e estamos acompanhando o ritmo do setor, alavancando mais negócios e parcerias”, explica Guilherme Ramos, diretor da STO Feiras.

Segundo ele, a feira possibilitou conexões importante para visitantes e expositores e o congresso manteve o alto nível de conteúdo que é tradicional desde as primeiras edições.

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Com o fim da pandemia de Covid-19, a Paving Expo aconteceu pela segunda vez presencialmente, com 83% dos visitantes oriundos do Brasil, em sua maioria do estado de São Paulo.

Entre os participantes internacionais, o destaque vai para a América do Sul, mostrando uma tendência de evento com forte apelo regional.

Para Ramos, o timing da Paving Expo foi perfeito, pois os dados mostrados no congresso durante a feira indicam que o Tribunal de Contas da União (TCU) analisa R$ 51 bilhões para investimento em capital, além de outros R$ 45 bilhões ainda a serem encaminhados para o órgão analisar.

Ramos também destaca os números do governo estadual paulista que sinaliza potencial de R$ 180 bilhões para parcerias em infraestrutura nos próximos anos da gestão Tarcísio de Freitas.

Outro número citado durante a Paving são os 9 mil quilômetros de estradas em fase de estruturação, somando rodovias federais e estaduais, além de outros 17 projetos federais liberados ou com consulta pública já efetuada.

Tecnologicamente, a Paving Expo funcionou como base de lançamento de vários desafios. Foi o caso da Petrobras que apresentou tecnologias para busca do net zero carbono na pavimentação até 2045.

O apelo de sustentabilidade e de casos reais de aplicação também marcou encontros como o realizado pela Votorantim, com presença de concessionárias de rodovias.

A pauta de ESG, sigla para responsabilidade social, ambiental e governança, também entrou definitivamente no segmento. Entre os assuntos-chave a reciclagem de pavimentos asfálticos, inclusive com uso de espuma, apareceu em várias discussões.

Uma das novidades é o controle de ruídos e vibrações em obras de infraestrutura. Já a tecnologia teve várias frentes na Paving: do uso de BIM nos projetos e construção de rodovias à aplicação de 3D para controle de pavimentação.

Com 180 marcas expositoras – 30 a mais que 2022 – a Paving Expo de 2023 sinaliza para uma edição ainda maior no ano que vem.

“Nosso plano é realizar o evento em outubro, o que seria uma resposta ao crescimento do mercado de equipamentos”, aponta Guilherme Ramos.

“Como há muitos eventos no primeiro semestre, principalmente os voltados ao agronegócio, a mudança facilitaria a logística para que os fabricantes de equipamentos possam expor mais máquinas”, finaliza.