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Perfil dos paulistanos para o mercado de Turismo

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A cidade de São Paulo foi palco de estudo organizado pela ADDIN Viagens, rede de franquias de agências de turismo, em parceria com a SONNE Consultoria, que atua desde a estratégia do negócio até a experiência de marca. A pesquisa foi realizada com 400 pessoas e teve o objetivo principal de identificar os fatores que mais influenciam os consumidores na jornada de decisão da compra de viagens.

“O resultado confirmou nossa percepção sobre o mercado de turismo: o brasileiro já incorporou ao seu orçamento uma reserva financeira destinada ao lazer e a viagens. Contudo, há um grande potencial cultural e econômico a ser desenvolvido com apresentação de novos destinos e vivência no exterior,” ressalta Carlos Eduardo Bueno, diretor da ADDIN Viagens.

 

O estudo

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A pesquisa encomendada pela ADDIN foi realizada na cidade de São Paulo com 213 mulheres e 187 homens acima dos 30 anos, das classes A, B e C. De acordo com o levantamento, 98,5% dos respondentes realizam viagens nacionais uma vez ou mais ao ano. Já as viagens internacionais são menos usuais. Embora 63% dos entrevistados já tenham viajado ao exterior, a frequência ainda é baixa. Aproximadamente 34% das mulheres e 41% dos homens nunca saíram do País, enquanto 31% das mulheres e 28% dos homens viajam menos de uma vez ao ano para destinos internacionais.

Outro ponto relevante é a imagem positiva das agências de turismo junto ao público consumidor. Cerca de 80% dos entrevistados concordam que a agência é uma facilitadora de serviços nos processos de planejamento e compra de viagem. Já 60% acreditam que os serviços contratados por agências são mais vantajosos do que os adquiridos em compras independentes.

Com exceção da faixa etária entre 56 e 60 anos, os homens preferem contratar um serviço de consultoria de viagem, principalmente, os que são casados e têm filhos menores de 18 anos (71%).

O estudo revelou que há uma grande procura por compra de passagens pela internet, pois os consumidores associam as agências de turismo a compras de pacotes de viagens e não apenas aos serviços individuais. De acordo com os dados coletados, 45% dos entrevistados buscam estes serviços pontuais em sites variados e 46,5% optam pela compra de pacotes completos com os consultores e agências de viagens.

“Precisamos trazer este consumidor para a loja física e apresentar a consultoria do serviço que uma agência pode oferecer. Agregar valor ao produto, sem necessariamente ser mais caro. A venda de serviços pontuais como passagens, hospedagem, locação de carros e ingressos de entretenimento pode ser o primeiro passo para a fidelização e vendas posteriores de serviços com maior valor”, conclui o diretor da ADDIN Viagens.

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