O Pernambuco Centro de Convenções dá o pontapé para o anúncio mais importante desde que passou para a gestão do Consórcio CID há um ano e meio.
No próximo dia 25 de julho, data em que serão celebrados os 45 anos de atividades do complexo, será inaugurada a mais nova área de eventos e convenções do equipamento, formada por dois conjuntos de salas multifuncionais, destinados a encontros de negócios e congressos.
Nessa quinta (18), o CEO do equipamento, Cláudio Vasconcelos, comandou uma visita técnica às obras, que estão em reta final. Acompanharam Rodrigo Sobral, gerente comercial, e Camila Linhares, gerente de operações.
Cada conjunto de salas possui estrutura modulável, o que vai permitir que os ambientes possam ser usados de forma única ou separadamente para iniciativas distintas.
Para a inauguração, está programado o evento de negócios “Conexão Recife Convention”, que vai reunir o primeiro time de fornecedores associados ao Recife Convention & Visitors Bureau.
A entrega das salas multifuncionais faz parte do compromisso do Consórcio CID com a modernização e requalificação do equipamento.
“O Pernambuco Centro de Convenções é um complexo fantástico, que nunca funcionou em sua capacidade plena e que agora terá condições para receber ainda mais eventos”, afirma Cláudio.
“Principalmente os de diversas áreas científicas, resgatando a tradição do Estado de ser o berço de grandes encontros nacionais e convenções, que contribuem para o fortalecimento da economia do nosso Estado”, completa.
DETALHAMENTO DAS SALAS
O conjunto maior contará com três salas moduláveis, que abrigarão até 500 pessoas cada uma. No formato de ambiente único, a capacidade chega a duas mil pessoas, totalizando 1.400 metros quadrados.
No segundo conjunto, uma sala maior receberá eventos com até 600 pessoas e mais três salas de apoio, de 40 metros quadrados cada, totalizarão um ambiente de 584 metros quadrados.
Os ambientes reúnem o que há de mais atual em tecnologia para espaços de eventos, com projetos acústicos exclusivos e climatização independente do sistema utilizado no restante do complexo.
Para modular os ambientes, também foi desenvolvido um projeto específico, com divisórias de alta tecnologia. As paredes laterais, as divisórias e o forro do teto são feitas de dry wall e preenchidas com lã de PET, um material sustentável e 100% reciclado.
A matéria-prima escolhida proporciona um isolamento acústico melhor, reduzindo o ruído dos ambientes interno e externo e entre as salas, permitindo a realização de eventos simultâneos.
O projeto acústico também conta com um condicionamento pensado de maneira que a geração de som se propague igualmente.
O investimento total feito pelo Consórcio CID na reforma das salas foi de R$ 8 milhões e as obras consumiram oito meses de trabalho.
Desde que assumiu a administração do Pernambuco Centro de Convenções, em 2023, o Consórcio CID aportou R$ 20 milhões em melhorias do equipamento.
A entrega das novas salas marcará também a reabertura da entrada principal da área de convenções, que dá acesso ao foyer do Teatro Guararapes.
Na mesma área, os organizadores de congressos e eventos de negócios passarão a contar com um ambiente de credenciamento com 10 estações de trabalho oferecendo ponto de energia e internet.
O jardim interno foi requalificado, recebendo um projeto de paisagismo com espécimes locais e nova iluminação.