Pesquisa com expositores da Alemanha indica que sem feiras os negócios não acontecem

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A AUMA (Associação da Indústria Alemã de Exposições) realizou uma pesquisa com 427 empresas expositoras dos setores de engenharia mecânica, elétrica e eletrônica, bem como ótica, fotônica e tecnologia médica em outubro de 2020.

O levantamento foi realizado em parceria com as principais associações de seus respectivos setores: VDMA, ZVEI, Spectaris.

O resultado aponta a importância das feiras de negócios para o sucesso dos negócios das empresas alemãs, que neste ano não puderam contar com esta ferramenta.

 Cerca de três quartos das feiras planejadas para a Alemanha em 2020 foram canceladas devido à COVID-19.

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Cerca de 76% das empresas reclamam da falta de oportunidades para conquistar novos clientes sem as feiras.

Outros 84% indicam a falta de networking com visitantes e outros expositores. Cerca de 60% perderam a oportunidade de apresentar novos produtos na “vida real”.

Cerca de 60% das empresas pesquisadas também não tiveram oportunidades de vendas com ausência feiras e 53% não tiveram uma visão geral das novidades do setor em termos de monitoramento da concorrência.

Mais de 40% das empresas já sofreram perdas econômicas específicas devido a participações em feiras fracassadas nos últimos meses. 

A pesquisa indica que o motivo mais importante para participar de feiras presenciais é a troca pessoal, o contato face a face, seguido da aquisição de novos clientes e geração de leads, bem como apresentações de produtos. 

Outras razões importantes são networking, publicidade de imagem e atendimento ao cliente.

Apesar das condições gerais atualmente muito incertas para 2021, com uma perspectiva de planejamento correspondentemente limitada, três quartos das empresas pesquisadas desejam manter amplamente o espaço de estande em suas participações em feiras mais importantes nos próximos doze meses.

A vontade de participar de futuras feiras de negócios depende principalmente de dois fatores: 85% dos expositores esperam um conceito de proteção à saúde aprovado, condição que os organizadores devem cumprir devido a regulamentações governamentais.

Cerca de 68% tornam a participação em feiras comerciais dependente do levantamento das restrições de viagens para visitantes de mercados estrangeiros importantes. 

Atualmente, há um desenvolvimento positivo a esse respeito.

Para a equipe de expositores e visitantes comerciais de áreas de risco, que permanecem na Alemanha por um máximo de cinco dias, não há mais a obrigação de quarentena se eles puderem apresentar um teste negativo para a COVID-19 na entrada. 

As empresas também foram questionadas sobre a perspectiva de médio prazo.

Cerca de 42% disseram que, do seu ponto de vista, a importância das feiras de negócios permanecerá a mesma ou até aumentará nos próximos cinco anos.