Um abrangente white paper elaborado pelo The Hague & Partners Convention Bureau e Ottawa Tourism destaca a integração acelerada da Inteligência Artificial (IA) no setor global de conferências e eventos de associações.
Isso ressalta a necessidade urgente de um aprimoramento generalizado no uso dessa tecnologia, assim como a necessidade de compreender as implicações éticas de sua utilização.
A pesquisa, que investiga o impacto atual e potencial da IA dentro do setor, baseia-se em métodos qualitativos e quantitativos, incluindo uma pesquisa global com mais de 100 participantes do setor.
PRINCIPAIS DESCOBERTAS:
– 63% das associações e organizações sem fins lucrativos já estão utilizando a IA na organização de eventos.
– Existe uma lacuna significativa de conhecimento, com 72% não buscando educação em IA.
– 85% não possuem orçamento para treinamento em IA.
“A inevitabilidade da IA em nosso setor é clara a partir de nossa pesquisa. No entanto, não se trata apenas de adoção, é sobre compreender e aproveitar habilmente a IA para aprimorar nossa indústria”, afirmou Lesley Pincombe, Vice-Presidente de Reuniões e Eventos Principais do Ottawa Tourism.
“Esse aprimoramento não é apenas desejável; é essencial para o crescimento sustentável e a inovação em nosso setor”, completou.
A pesquisa também destacou que não deve haver medo associado à IA e ao conhecimento necessário para seu uso.
“No final das contas, não cabe aos organizadores entenderem como construir ou criar ferramentas de IA. Em vez disso, eles devem trabalhar com parceiros de tecnologia e especialistas em IA para ver como a IA pode ser integrada ao trabalho que já estão realizando”, explicou.
O white paper não apenas apresenta uma visão estatística da IA no setor de eventos de associações, mas também oferece análises detalhadas e insights acionáveis.
Ele enfatiza a importância do uso ético da IA, especialmente em gestão de dados e privacidade.
O documento serve como um apelo aos interessados do setor para não apenas se envolverem na aprendizagem e aplicação da IA em suas operações, mas também para compreenderem a ética por trás de seu uso e as implicações da má gestão de dados e privacidade individual.
“A IA está se tornando rapidamente uma tecnologia-chave em muitas indústrias diferentes, e a nossa não é diferente”, acrescenta Bas Schot, Chefe do The Hague & Partners Convention Bureau.
Schot aponta que a indústria deve se adaptar rapidamente para se manter à frente, e isso significa investir em conhecimento e habilidades que estejam alinhados com esses avanços tecnológicos.
“No entanto, devemos ter cuidado para proteger nossos participantes e a nós mesmos enquanto aproveitamos ao máximo o que a IA tem a oferecer – já precisamos considerar os prós e os contras antes de confiar informações e dados vitais a terceiros, e o uso da IA não é diferente”, completou.
Em dezembro, foram revelados destaques iniciais da pesquisa, incluindo o fato de que 63% dos compradores de associações globais estão muito ou ligeiramente preocupados com as implicações éticas do uso da IA na organização de eventos.
Em resposta, embora 63% acreditem que os governos deveriam legislar sobre o uso da IA, 65% também acham que esses mesmos governos não possuem o conhecimento necessário para legislar de forma eficaz.
O Ottawa Tourism e The Hague & Partners Convention Bureau defendem uma abordagem proativa para a educação em IA no setor de eventos de associações, enfatizando a necessidade de parcerias estratégicas, compartilhamento de conhecimento e alocação de recursos para a competência em IA.
Os links para download são:
https://ottawatourism.ca/sites/default/files/media/documents/2023-Whitepaper-AI.pdf ou https://thehague.com/conventionbureau/en/whitepaper-shows-concern-ethics-event-organisers-using-ai