De acordo com um estudo da Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, em parceria com o Hub Cultural, 67% da população voltaria a frequentar eventos fora de casa apenas após serem vacinados contra a Covid-19.
Foram ouvidos 1.726 brasileiros em entrevistas digitais, englobando todas as faixas etárias, com renda entre R$ 3 mil e R$ 20 mil, sendo 59% mulheres e 41% homens.
O estudo considerou pessoas de todo o país, sendo 49% da região Sudeste, 20% do Nordeste, 16% do Sul, 8% do Centro-Oeste e 7% do Norte.
A análise traçou o Panorama Cultural do Brasil com informações sobre o consumo de cultura dos brasileiros, antes e durante a pandemia, dentro e fora de casa.
Entre os principais estímulos para o retorno aos passeios culturais, 25% dos entrevistados sairiam de casa seguindo cuidados como protocolos de biossegurança, limite de pessoas nos locais de visita (24%), apenas com remédio para tratar o vírus (23%), higienização completa do local (21%), tapete de higienização na entrada (8%) e liberação do governo (8%).
Antes da pandemia, 48% tinha o hábito de ir a shows presencialmente, 39% iam ao teatro, 75% assistiam filmes no cinema e 35% frequentavam museus.
Ao serem questionados sobre o retorno às atividades culturais presenciais, mesmo com pandemia, na contramão das indicações sanitárias, 7% afirmaram que já estão frequentando eventos culturais de naturezas diversas fora de casa. Por outro lado, 42% não sabem quando pretendem retomar as atividades culturais.
Cansaço das Lives
As lives ocuparam um papel importante na vida dos brasileiros durante o confinamento. No entanto, 36% da população já cansou de acompanhá-las, 12% as assistiu e não gostou, 39% não se familiariza com o formato e 13% passou a gostar e acompanhar sempre.
Ponto positivo para as lives é que elas trouxeram visibilidade para artistas desconhecidos e, com isso, 10% da população descobriu novos artistas, enquanto 7% apenas acompanha as apresentações dos mais famosos.