O governo do Piauí publicou no último domingo (28) o decreto nº 19.798, que prorrogou as medidas restritivas impostas com o objetivo de conter a contaminação do coronavírus no estado por mais uma semana, de 28 de junho a 4 de julho.
O documento autorizou a realização de atividades artísticas, criativas e de espetáculos para eventos em cinemas, teatros, circos, casas de espetáculos, espaços de eventos, casas de shows e auditórios em ambientes abertos e semiabertos, com público máximo de 100 pessoas.
Contudo, é necessário manter o distanciamento mínimo de dois metros.
Os eventos também poderão utilizar som mecânico, instrumental ou apresentação de músico, desde que não gerem aglomeração e não permitam dança.
A decisão chega após o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública do Piauí (COE) emitir um parecer sobre a liberação de eventos culturais e atividades sociais.
Para a decisão, o COE considerou a análise do período de 6 a 12 de junho deste ano. De acordo com o COE, durante as reuniões os representantes do segmento de eventos alegaram que as festas e eventos foram transferidas de locais apropriados para eventos, para outros locais como bares e restaurantes.
Eles também relataram a necessidade da retomada urgente dos eventos para sustentabilidade do setor e de seus integrantes.
Diante do exposto, os membros do COE se manifestaram favoráveis à liberação de eventos culturais e atividades sociais nos próximos decretos estaduais.