PIB trimestral aponta baixa em relação 2014 e mostra fragilidade na encomonia do país

Anúncio

Como confirmação da fragilidade da economia brasileira, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) avaliou um abaixa de 0,2% no PIB do país. A queda já era prevista, mas a rapidez e profundidade estão preocupando.

Outra preocupação é com os efeitos do desequilíbrio e a demora em tomar as providencia necessárias.

O PIB sofreu queda no mesmo trimestre de 2014 para o primeiro trimestre deste ano em investimento, de 20,3% do ano anterior caiu para 19,7% este ano, no setor de poupança o recuo foi de 17% para 16% em 2015, e em relação ao consumo das famílias teve queda de 1,5%.

Isso mostra a desconfiança do dos investidores no país e a apatia do governo para estimular de maneira certa o setor produtivo.

Anúncio

Os ajustes ainda são insuficientes para o governo enfrentar a crise e isso pode agravar ainda mais o cenário negativo.

Com o aumento dos o objetivo de restaurar a confiança dos empresários e investidores cai, e acabam projetando um futuro com aumento de sua carga tributária.

Para a entidade, o Brasil passa por uma crise, e para voltar ao mercado e recuperar sua encomia é preciso que o governo sinalize uma politica econômica de longo prazo clara e articulada, com marco regulatório melhor definido.

A federação diz que este é só uma prévia do que está por vir, por conta do desemprego é avaliado uma piora nesses números. É esperado para 2015 uma queda entre 1% e 1,5% do PIB.

 

 

Fonte: FecomercioSP